O tipo de piso vinílico possui aspecto estético semelhante à madeira corrida. Ele é composto por policloreto de vinila, conhecido como PVC. Pode ser encontrado em diversos formatos e é ideal para compor espaços tanto residenciais quanto comerciais, tudo dependerá da espessura do material. Foi pensando em todos esses aspectos que a Chatuba Materiais de Construção desenvolveu este artigo! Quer saber mais? Continue a leitura.
O que você precisa saber sobre tipo de piso vinílico?
Você já pensou em instalar a madeira corrida na sua casa, mas quando fez o orçamento percebeu que ficaria muito caro? O tipo de piso vinílico pode ser uma opção! A seguir, separamos tudo o que você precisa saber sobre ele! Confira!
Material
O PVC utilizado para compor o tipo de piso vinílico é um material emborrachado. Dessa maneira, ele permite que a cobertura torne-se mais resistente à água e seja flexível. Essa é uma das diferenças que podem ser encontradas entre o tipo de piso vinílico e o laminado, por exemplo. Enquanto o laminado é feito de compensado de madeira, o vinílico é feito de PVC.
Isolamento acústico
O PVC, por ser um material plástico, quando instalado no solo influencia o isolamento acústico do ambiente. Logo, caso você resida em apartamento o tipo de piso vinílico é torna-se uma boa escolha! O barulho feito ao andar de salto sobre o piso comum ou o das crianças correndo não será mais um problema. Nessa medida, a instalação do vinílico reduz os ruídos sonoros provocados no chão.
Temperatura
Diferentemente das cerâmicas comuns, a temperatura do tipo de piso vinílico é quente. Isso acontece devido ao fato do PVC concentrar, de certa maneira, a temperatura do chão. Além disso, a camada mais espessa por cima do emborrachado não permite que o frio atinja a superfície de forma a tornar o piso frio. Desse modo, a temperatura agradável é uma das vantagens do tipo de piso vinílico em relação aos pisos comuns.
Modelos
Na indústria, o tipo de piso vinílico pode ser diferenciado em três espécies: click, cola e manta. O primeiro, apresenta uma borda onde será feito o encaixe entre as peças, possui espessura com o dobro do modelo colado e não precisa de cola para ser fixado no chão. O segundo, no entanto, precisa que o contrapiso seja preparado e alinhado para que sua fixação fique correta. Além disso, faz necessário o uso de cola na sua instalação. Já o modelo manta, último, trata-se de uma peça inteira que será anexada ao chão.
Espessura
Em geral, a espessura do piso vinílico gira em torno de 2mm a 5mm. As espessuras menores, de 2mm a 3mm, são recomendadas para ambientes residenciais, com pouca circulação de pessoas. Já as que vão de 4mm a 5mm são indicadas para ambientes comerciais.
Instalação
A instalação dependerá de qual piso vinílico será escolhido. Como dissemos anteriormente, o click terá instalação pela ligação entre as peças. No entanto, para o modelo cola será necessária instalação mais técnica. É preciso que uma camada de argamassa seja disposta sobre o contrapiso ou a cerâmica já existente no local. Isso ajudará a tornar o solo nivelado e, consequentemente, influenciará a instalação do tipo cola. A ideia central é reverter o processo de “fotografia”, onde o piso marca as lacunas que existem no solo. Em suma, a instalação correta diminuirá o risco de danos por uso. Dessa maneira, é muito importante seguir as orientações do fabricante.
Onde encontrar?
Gostou do nosso artigo sobre tipo de piso vinílico? Compre-o na Chatuba Materiais de Construção! Somos uma loja de material de construção especializada em produtos que tornem sua casa ainda mais bonita! Em nosso blog, você encontra a diferença entre pisos, o tipo de piso ideal para sua casa e diferença entre piso e revestimento. Visite nosso site e veja quais são as lojas mais próximas de você!