6 dicas para desentupir o vaso sanitário

2127 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Você está enfrentando um entupimento desagradável no vaso sanitário e não sabe como resolver? Não se preocupe, a Chatuba está aqui para ajudar! São pequenas estratégias para te salvar de um problemão. E o melhor, com coisas que você pode já ter em casa. Então, confira algumas dicas práticas para resolver o desentupimento, sem a necessidade de chamar um encanador (caso não seja realmente necessário, é claro).

Partial View Of Male Plumber Using Plunger And Cleaning Toilet In Bathroom

1. Use um desentupidor

Começando pelo básico! O desentupidor de borracha é uma ferramenta fundamental para resolver entupimentos no vaso sanitário. E para utilizá-lo é super fácil. Posicione o desentupidor de forma que a vedação esteja bem ajustada ao redor do ralo e, em seguida, pressione para cima e para baixo vigorosamente. A pressão criada ajuda a soltar o entupimento e a restaurar o fluxo da água.

2. Água quente para soltar o entupimento

Não funcionou? Vamos tentar essa outra! Despeje água quente no vaso sanitário de uma altura elevada. A temperatura da água pode ajudar a dissolver gorduras e sabão que possam estar causando o entupimento. No entanto, tenha cuidado para não usar água fervente, pois isso pode danificar o produto.

3. Adicione detergente ou sabão

Colocar algumas colheres de sopa de detergente ou sabão, seguido de água quente pode ser uma solução eficaz. O sabão ajuda a quebrar as substâncias gordurosas e lubrifica o entupimento, facilitando sua remoção.

Cleaning Products

4. Bicarbonato de sódio e vinagre

Hora de tentar algo mais forte! Uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre também pode ser útil. Comece despejando cerca de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no vaso sanitário e, em seguida, adicione 1 xícara de vinagre. Deixe a reação efervescente agir por alguns minutos antes de usar o desentupidor.

5. Utilize um fio de arame ou cabide

Ainda assim o entupimento persiste? Se você puder identificar o objeto que está causando o entupimento, tente usar um fio de arame ou um cabide desdobrado para alcançá-lo e puxá-lo para fora com cuidado. Só não esqueça de usar luvas de proteção ao fazer isso.

6. Soluções químicas (com cautela)

Se a coisa estiver difícil mesmo, vamos precisar de algo mais forte! Porém, tenha cuidado ao usar produtos químicos desentupidores. Utilize com precaução e estritamente de acordo com as instruções do fabricante. Também evite o uso excessivo, pois esses produtos podem danificar o encanamento se não forem utilizados corretamente.

7. Chame um encanador

Lembre que a segurança é fundamental ao lidar com entupimentos. Então, evite usar força excessiva, pois isso pode danificar o vaso sanitário ou o encanamento. E é claro, se você não sabe realmente como resolver, talvez isso seja sim um problema para um profissional resolver. 

The Plumber In Overalls Fixes The Toilet

Com essas dicas práticas, você com certeza vai conseguir resolver a maioria dos entupimentos de vasos sanitários e evitar mais transtornos desnecessários. E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas para todas as etapas da obra: 

Dicas de revestimento para banheiro pequeno

Bomba d’água: qual a melhor e como instalar?

Reforma de final de ano: dicas para renovar a casa!



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM