Troca de caixa d’água: como escolher o novo modelo?

2588 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A troca de caixa d’água se faz necessária por muitos motivos. Às vezes, o reservatório é muito antigo, pequeno demais ou está apresentando falhas na sua estrutura. Por outro lado, o aumento do número de moradores também pode exigir a substituição por um modelo maior.

Seja qual for a sua motivação, você não pode deixar esse assunto de lado. Afinal, a caixa d’água é fundamental para manter a água potável e garantir a saúde e segurança da sua família. Neste artigo, a Chatuba te ajuda a escolher o novo modelo de caixa d’água para o seu lar. Confira!

Clique e navegue!

O que você deve saber antes de trocar a sua caixa d’água?
Consumo de água total da casa
Entradas e as saídas das tubulações
4 fatores para considerar no momento da troca de caixa d’água
Material
Litragem
Tampa
Assentamento
Tutorial rápido: aprenda como limpar caixa d’água
Confira os melhores modelos de caixa d’água da Chatuba
Caixa D’Água 1000 Litros Acqualimp Fácil Instalação
Caixa D’Água 2500 Litros Acqualimp Azul
Tanque D’Água 5000 Litros Acqualimp Azul
Caixa D’Água 1750 Litros Água Limpa Acqualimp
Caixa D’Água 1000 Litros Tigre

O que você deve saber antes de trocar a sua caixa d’água?

Antes de conhecer os modelos de caixa d’água e saber como comprar o melhor, você precisa se atentar a algumas informações básicas. Em primeiro lugar, você deve calcular o consumo de água total da casa e verificar as entradas e saídas das tubulações. Entenda melhor na sequência.

Consumo de água total da casa

O tamanho ideal da caixa d’água está diretamente relacionado à quantidade de líquido que o reservatório deverá armazenar. Portanto, você precisa calcular o total de água que os moradores da casa consomem por dia.

Uma pessoa consome, em média, 150 litros de água por dia. Além disso, a caixa deve ter capacidade para suportar a quantidade de água necessária para dois dias. Sendo assim, considere a seguinte fórmula:

  • número de moradores x 150 litros = total de litros de água consumidos por dia. 

Suponhamos que moram 5 pessoas na sua casa. Logo:

  • 5 pessoas x 150 litros = 750 litros de água consumidos por dia. 

Concluindo: você precisa comprar um modelo que tenha tamanho mínimo de 750 litros de água.

Entradas e as saídas das tubulações

Depois de calcular a dimensão do reservatório, você deve checar a conexão dos tubos da caixa d’água nova. Se ela possuir as mesmas entradas e saídas das tubulações do reservatório antigo, ótimo. Basta instalar normalmente nos locais perfurados.

Agora, caso o tanque atual tenha uma altura e conexões diferentes da antiga, o ideal é alterar o circuito de instalação. Para fazer isso de forma correta e segura, procure um profissional da área.

4 fatores para considerar no momento da troca de caixa d’água

Já calculou a dimensão do reservatório e verificou as conexões das tubulações? Ok! Agora, você deve se atentar aos fatores que fazem a diferença na hora de escolher o seu novo modelo de caixa d’água. Separamos os principais na sequência. Veja!

1) Material

É possível encontrar caixas d’água fabricadas em diferentes materiais no mercado. Porém, os tanques feitos com polietileno são sempre as melhores opções.

O polietileno é fabricado a partir de polímeros. Suas principais características são a alta durabilidade, peso leve e fácil manuseio. Durante a sua fabricação, as caixas d’água de polietileno recebem uma camada extra de proteção. Assim, garantem a segurança e a qualidade da água armazenada.

2) Litragem

Como já dissemos, é preciso levar em consideração a quantidade de água consumida diariamente durante a troca da caixa d’água. Após efetuar o cálculo (que já ensinamos anteriormente), chegou a hora de escolher o reservatório que atende à sua necessidade.

#DicaChatuba: compre uma caixa d’água com capacidade maior do que a sua casa precisa.

Retornando ao exemplo anterior: uma casa com 5 pessoas gasta 750 litros de água por dia. Consequentemente, são 1.500 litros em dois dias.

Logo, o ideal seria você comprar um modelo de caixa d’água com capacidade para 1.500 litros ou mais.

3) Tampa

A tampa da caixa d’água também é um fator que você deve considerar na hora de trocar o seu reservatório. Em geral, existem dois tipos:

  • tampa click: precisa ser encaixada na base da caixa d’água, dando ¼ de volta até que ela trave;
  • tampa rosca: precisa ser rosqueada até o final para que fique completamente vedada.

Conclusão: a tampa click é mais prática. Porém, a tampa rosca atende perfeitamente a sua função de impedir a entrada de sujeira e insetos no reservatório.

Atualmente, também existem algumas tampas com quatro camadas. Elas oferecem maior segurança e resistência, bloqueiam a entrada de luz, são fáceis de limpar e possuem ação antibacteriana.

4) Assentamento

Para o correto funcionamento da nova caixa d’água, é preciso ter uma boa estrutura que possa atendê-la. No momento da sua instalação, duas coisas são primordiais: ponto mais alto da casa e superfície nivelada. Este último fator requer um cuidado ainda maior. É necessário que o produto seja assentado em solo feito de concreto, limpo e sem detrito.

Além disso, a superfície deve suportar o peso da caixa d’água cheia.

Tutorial rápido: aprenda como limpar caixa d’água

Materiais necessários

Você vai precisar de água sanitária, panos limpos, balde, escova de nylon nova e luvas de borracha.

Passo a passo

  1. Esvazie a caixa d’água algumas horas antes da limpeza;
  2. feche o registro do cavalete de entrada ou prenda a boia do reservatório;
  3. coloque as luvas antes de começar a limpeza;
  4. tampe a saída do reservatório que vai para o encanamento;
  5. aplique água sanitária por toda a extensão da caixa d’água;
  6. esfregue as paredes e o fundo do reservatório com a escova de nylon;
  7. retire toda a água da limpeza com a ajuda do balde;
  8. enxugue qualquer resquício de líquido com os panos limpos;
  9. abra o registro do cavalete ou retire a boia para encher a caixa novamente;
  10. não abra a saída de água da caixa para a tubulação da casa;
  11. espere a caixa d’água encher completamente;
  12. despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água;
  13. aguarde 2 horas e feche o registro do cavalete;
  14. libere a saída da água desinfectada para o encanamento (NÃO CONSUMA ESSA ÁGUA);
  15. com a caixa vazia, abra o registro do cavalete e volte e encher o reservatório;
  16. tampe a caixa d’água e volte a utilizá-la normalmente.

Confira os melhores modelos de caixa d’água da Chatuba

Está em dúvida na hora de comprar o novo modelo de caixa d’água da sua casa? Não se preocupe! Nós da Chatuba separamos os melhores produtos do nosso catálogo para você aproveitar. Confira a seguir e faça a escolha certa!

1- Caixa D’Água 1000 Litros Acqualimp Fácil Instalação

Caixa D'Água 1000 Litros Acqualimp

A Caixa D’Água 1000 Litros Acqualimp Fácil Instalação é produzida em polietileno. Possui tamanho médio, formato redondo e tampa do tipo click. Ou seja, garante vedamento total e impede a entrada de impurezas, animais, insetos e sujeiras. A instalação é fácil, rápida e segura. Além disso, possui uma flange (conexão) que age contra vazamentos. Tem capacidade para 1.000 litros de água.

2- Caixa D’Água 2500 Litros Acqualimp Azul

Caixa D'Água 2500 Litros Acqualimp

A Caixa D’Água 2500 Litros Acqualimp Azul possui grande diferencial: uma camada interna branca no seu interior. Este elemento permite que você visualize a qualidade da água e realize uma limpeza mais fácil. Ademais, possui um revestimento interno antibacteriano, evitando a proliferação de larvas, bactérias e lodo. Possui tampa click e capacidade para 2.500 litros de água.

3- Tanque D’Água 5000 Litros Acqualimp Azul

Tanque D'Água 5000 Litros

O Tanque D’Água 5000 Litros Acqualimp Azul é ideal para o armazenamento de grandes volumes de água. Afinal, possui capacidade para incríveis 5.000 litros de água! É produzido em polietileno de alta densidade (PEAD), garantindo maiores índices de resistência e impermeabilidade. Este produto também encontra-se disponível em tamanho maior de 10.000 litros.

4- Caixa D’Água 1750 Litros Água Limpa Acqualimp

Caixa D'Água 1750 Litros

A Caixa D’Água 1750 Litros Água Limpa Acqualimp é um dos modelos de maior durabilidade. Ela possui três camadas de proteção aliadas a um revestimento antibacteriano. Sendo assim, impede o surgimento de microrganismos indesejados e melhora a qualidade da água recebida pela rede pública. Disponível na cor bege e em tamanhos de 500 e 1.500 litros.

5- Caixa D’Água 1000 Litros Tigre

Caixa D'Água 1000 Litros

A Caixa D’Água 1000 Litros Tigre é um dos modelos mais econômicos, porém de altíssima qualidade. É fabricada em material atóxico, possui superfície lisa interna que evita incrustações e garante vedação perfeita. Sua instalação é bem simples: o produto possui rebaixos na lateral e já vem com marcações para furos de tubulação de entrada e saída.

Gostou dos nossos produtos? Em nosso site, você encontra outros modelos de caixa d’água que atendem a diferentes necessidades. Você pode comprar diretamente pelo site ou através do nosso televendas (21) 4003-4456. Aproveite essa facilidade e venha para a Chatuba sem sair de casa!

Quer saber mais sobre caixas d’água? Confira o Blog da Chatuba:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM