Aprenda como calcular o tamanho da caixa d’água ideal

41011 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

(Foto/Reprodução: Caixa d’água Água Limpa Acqualimp – Site Acqualimp. Acesso em 08/12/2020)

Você sabia que existe uma caixa d’água ideal para cada família? Na hora de comprar o seu reservatório, é preciso ficar atento ao dimensionamento. Desse modo, você evita a falta de água em períodos de racionamento e outros contratempos que possam surgir. Para saber qual o tamanho da caixa d’água ideal para as suas necessidades, leia este artigo da Chatuba até o final. Acompanhe!

Clique e navegue!

Informações básicas antes do cálculo de dimensionamento

Antes de aprender como fazer o cálculo do tamanho da caixa d’água, você precisa estar atento a algumas informações básicas. Separamos as principais, a seguir.

1- Tipo de edificação

Em primeiro lugar, você precisa entender que a capacidade de armazenamento de água varia de acordo com as necessidades dos clientes. Essa variável está diretamente ligada ao tipo de edificação que será abastecida. Para cada local, há uma estimativa diária de consumo de água por pessoa. Considere a tabela abaixo:

 

Tipo de edificação Consumo médio (litros/dia)
Residência 150 por pessoa
Apartamento 200 por pessoa
Escritório 50 por pessoa
Casa popular ou área rural 120 por pessoa
Alojamento provisório 80 por pessoa

2- Quantidade de pessoas

Depois de verificar o tipo de edificação, é preciso checar quantas pessoas habitam no ambiente. Essa informação é essencial para dimensionar o tamanho da caixa d’água de modo que não ocorra problemas no racionamento de água.

Caso não saiba o número exato de pessoas que irão utilizar o reservatório, baseie-se no seguinte pensamento:

  • 2 pessoas para cada dormitório;
  • 1 pessoa para cada dormitório de empregado (a).

3- Dias de reserva

Um erro recorrente no cálculo do tamanho da caixa d’água é não considerar o período sem abastecimento na região. É extremamente importante saber quantos dias será preciso armazenar líquido para o caso de falta de fornecimento de água.

Em geral, indicamos que o reservatório tenha capacidade para abastecer o ambiente durante 2 dias. Essa variável será importante no cálculo mais à frente. Aguarde!

4- Peso do reservatório

O peso da caixa d’água deve ser considerado no momento da compra. Afinal, quanto maior a sua capacidade, mais pesada ela é. Com o reservatório cheio de água então, ele fica ainda mais pesado! Portanto, é preciso avaliar se o local de instalação vai suportar o peso do tanque completo com o volume limite de água dentro dele.

Veja como fazer o cálculo correto do tamanho da caixa d’água

Você já sabe o tipo de edificação, a quantidade de pessoas e os dias de reserva? Ótimo! Agora, podemos ir para o cálculo de dimensionamento. Veja na sequência.

Fórmula

A fórmula utilizada para calcular o dimensionamento da caixa d’água é a seguinte:

Consumo diário (litros por pessoa) x Número de moradores x Dias de reserva = Tamanho ideal da caixa d’água

Exemplo

Imagine uma família composta por 4 pessoas. Elas vivem em uma residência simples, onde o consumo mínimo de água é de 150 litros por indivíduo. Adotamos o tempo mínimo de 2 dias de reserva para os casos de problemas no abastecimento.

Aplicação da fórmula

150 (litros por pessoa) x 5 (pessoas) x 2 (dias de reserva) = 1.500 litros

Em conclusão: o reservatório ideal para essa família deverá ter capacidade média de 1.500 litros de água.

Viu como é simples?

Se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, fale com os vendedores da Chatuba! Eles saberão como te ajudar a encontrar o modelo de caixa d’água ideal para você e sua família.

Confira 6 modelos de caixa d’água com capacidades variadas

A Chatuba Materiais de Construção possui uma grande variedade de caixas d’água no catálogo. Existem modelos de diferentes capacidades para atender à demanda específica de cada família que nos procura. Separamos nossos melhores reservatórios na sequência. Confira!

1. Caixa D Água 500 Litros Acqualimp Básica

Caixa D Água 500 Litros

A Caixa D Água 500 Litros Acqualimp Básica é um dos menores modelos que nós temos. Possui tampa aberta, camada anti raios UV, vedação segura e garantia de 5 anos. Além disso, é mais leve que os demais reservatórios do catálogo, pesando somente 12 kg.

2. Caixa D’Água 1000 Litros Acqualimp Fácil Instalação

Caixa D'Água 1000 Litros

A Caixa D’Água 1000 Litros Acqualimp Fácil Instalação tem tampa click, que impede a entrada de sujeiras e insetos no seu interior. Este modelo é ideal para abastecer uma família de 4 pessoas morando em residência. Ademais, possui uma conexão flange que facilita sua acomodação no terreno.

3. Caixa D’Água 1500 Litros Acqualimp Azul

Caixa D'Água 1500 Litros

A Caixa D’Água 1500 Litros Acqualimp Azul apresenta um diferencial em relação às demais: uma camada interna branca, que facilita a limpeza e permite a visualização da qualidade da água. Além disso, possui tampa click com ótima vedação e revestimento antibacteriano.

4. Caixa D’Água 1750 Litros Água Limpa Acqualimp

Caixa D'Água 1750 Litros

A Caixa D’Água 1750 Litros Água Limpa Acqualimp possui três camadas de proteção que garantem máxima qualidade da água. Possui tampa click, revestimento antibacteriano e camada anti UV. Além disso, acompanha kit com filtro e válvula boia de alta e baixa pressão.

5. Caixa D’Água 3000 Litros Tigre

Caixa D'Água 3000 Litros

A Caixa D’Água 3000 Litros Tigre é fabricada em material atóxico, garantindo alto padrão de qualidade e potabilidade da água. Possui superfície interna lisa, fechamento seguro, aditivo UV e marcação para tubulações.

6. Tanque D’Água 5000 Litros Acqualimp Azul

Tanque D'Água 5000 Litros

O Tanque D’Água 5000 Litros Acqualimp Azul é fabricado com polietileno de alta densidade (PEAD). Ou seja, possui resistência e durabilidade em níveis elevados, além de ser 100% impermeável. Seu uso é indicado para ambientes que consomem água em grande volume, como edifícios, escolas, fazendas, etc.

Esses são apenas alguns modelos de caixa d’água do catálogo da Chatuba. Também temos outros reservatórios com diferentes capacidades de armazenamento de água. Para conhecê-los, acesse o nosso site. Aproveite e compre sem sair de casa!

Quer ler mais sobre caixa d’água? No Blog da Chatuba você encontra uma seleção de artigos especiais sobre o assunto:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM