Métodos para arejar a casa no calor

1170 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Em um país quente e tropical como Brasil, é necessário atentar-se a alguns cuidados para que se evite desconfortos e problemas de saúde durante as épocas mais quentes do ano. Isso vai além de cuidados com a pele, hidratação e alimentação. Um ponto crucial é em relação aos ambientes fechados, em que as pessoas passam grande parte do tempo. Medidas simples e que não custam muito são capazes de arejar a casa em épocas quentes. Quer saber quais são? Confira este artigo que a Chatuba Materiais de Construção preparou para você.

Dicas para arejar a casa em épocas quentes

1- Prefira cores claras

Cores claras, quando aplicadas em paredes e cortinas, são uma ótima maneira de arejar a casa. Isso porque tons mais claros refletem a luz, entretanto, não absorvem o calor. Com isso, o ambiente se torna mais iluminado e fresco.

Em épocas de calor intenso, é válido trocar cortinas pesadas por peças mais leves. Dessa forma, você melhora a ventilação e a luminosidade dos cômodos.

2- Aproveite o clima noturno

À noite, é comum a sensação térmica ser mais fresca. Portanto, uma boa dica para arejar a casa é prolongar o frescor da noite durante o dia, deixando as janelas e cortinas abertas no período noturno. De manhã, feche as cortinas e mantenha um clima mais arejado dentro de casa.

Entretanto, é bom providenciar uma tela contra insetos, para evitar desconfortos. Afinal, no clima quente a incidência de mosquitos e outras espécies desses animais costuma ser maior.

3- Substitua as lâmpadas

Uma outra opção para arejar a casa é substituir lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes. Apesar de ser mais cara, esse tipo de lâmpada não gera calor, economiza energia e tem uma durabilidade maior.

4- Opte por tecidos leves nas camas

Do mesmo modo que as cortinas, as roupas de cama devem ser de um tecido leve, para melhorar a sensação térmica e para gerar mais conforto durante o sono.

Prefira cores neutras e materiais naturais, como linho e algodão. Evite o uso excessivo de almofadas e opte por um visual mais limpo, sem muitas coisas sobre o cama, para favorecer a ventilação e arejar a casa.

5- Invista nas plantas

As plantas são ótimas para arejar a casa, pois auxiliam na umidade do ar e a diminuir a temperatura. Use-as a seu favor e distribua alguns vasos pela casa. Porém, cuidado ao escolher as espécies. Opte pelas que são mais resistentes ao calor e ambientes fechados. Alguns exemplos são:

– pau dádua;
– zamioculca;
– chamaedorea;
– ráfis;
– lírio da paz.

dicas infalíveis para você arejar a casa

6- Instale ventiladores

Por fim, a última dica para arejar a casa é: não abra mão dos ventiladores. Eles são facilmente instaláveis no teto ou nas paredes e ajudam a refrescar os ambientes. Caso você não queira um modelo permanente, opte por um ventilador de chão, que são práticos e podem ser transportados de um cômodo para o outro.

Na Chatuba, além de materiais de construção de qualidade, você encontra ventiladores, de teto e de chão, das melhores marcas e com os melhores preços. Vá até uma de nossas lojas de materiais de construção e escolha já o seu. Aguardamos por você.

Links úteis:
material de construção
loja de material de construção rj

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM