3 dicas para escolha do aquecedor a gás

8686 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

Com a expansão da rede de gás encanado no Brasil, a tendência é que cada vez mais lares contem com o aquecedor a gás no país.  Afinal, o combustível do aparelho é considerado menos poluente do que outros e mais barato também. Dessa forma, permite a muitas famílias uma forma mais econômica de aquecimento da água do que o chuveiro elétrico.  

 

Para ser usado nos chuveiros, no entanto, a edificação precisa estar devidamente preparada. E esta preparação só pode ser feita por profissionais qualificados. Então, se sua casa já se encontra pronta para utilizar um aquecedor a gás, chegou a hora de escolher a melhor opção para você.   

 Veja também: 10 ferramentas para ter em casa e como organizá-las

#Dica 1: Pontos de consumo 

Antes de tudo, é preciso saber quantos pontos de água serão atendidos pelo aquecedor.  Para isso, é preciso contar as duchas, banheira, pias e máquina de lavar que serão abastecidos pelo aparelho. A ideia é o que aquecedor fique perto dos pontos de água. Isso vai permitir uma maior eficiência, uma vez que a distância faz a temperatura se perder até a ducha.  

#Dica 2: como dimensionar a capacidade do aquecedor a gás 

Duchas podem ter uma vazão de 8 até 25 litros por minuto. Por esse motivo, é importante ficar atento a este detalhe na hora de escolher o seu aquecedor a gás. Geralmente, os manuais dos aparelhoes se baseiam em uma vazão de até 10 litros por minuto para informar quantos pontos conseguem abastecer com água quente.  

  • 8 Litros: 1 chuveiro 
  • 10 a 15 litros: 1 chuveiro e eventualmente uma torneira de forma simultânea 
  • 18 a 20 litros: 2 banheiros com duchas com vazão de no máximo 10 litros, na posição verão. 
  • 22 a 26 litros:  2 banheiros, com ducha de no máximo 10 litros 
  • 30 a 37 litros: 3 banheiros, com duchas de no máximo 10 litros 

 Veja também: Saiba como escolher o seu chuveiro elétrico

#Dica 3: Aquecedor Mecânico X Digital 

Por fim, agora que você já sabe que sua casa está preparada para receber um aquecedor a gás e também a potência que precisa dele, está na hora de escolher o modelo. Atualmente, podemos contar com os modelos de aquecedor mecânico e aquecedor digital. 

Oaquecedor mecânicotem uma “chama fixa”. Isso significa que uma vez que você escolhe a intensidade da chamao fogo não se altera quando duas torneiras estão abertas. Ou seja, em uma situação como essa, será necessário elevar a chama de forma manual para manter a temperatura desejada nos dois pontos. 

Aquecedor De Água A Gás M15 Glp Onnsen Rinnai

Aquecedor De Água A Gás M15 Glp Onnsen Rinnai

 

 

Por outro lado, os aquecedores digitaispossuem o sistema de modulação da chama: quando mais de um ponto de água é aberto simultaneamente, o aparelho automaticamente ajusta a intensidade para manter a temperatura desejada. Equipamentos mais modernos como a série REU-2402 da Rinnai, por exemplo, fazem este ajuste com muita rapidez para evitar qualquer mudança brusca de temperatura do seu banho.

Aquecedor De Água A Gás Eletrônico Gn Reu2802 Digital Prata Rinnai

Aquecedor De Água A Gás Eletrônico Gn Reu2802 Digital Prata Rinnai  

 

         

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM