Saiba como usar furadeira de impacto

1108 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Quase toda mudança na estrutura da casa, seja para consertar uma imperfeição ou adicionar mais um item à decoração, necessita de uma furadeira. Engana-se quem pensa que para manusear a ferramenta é necessário contratar os mais qualificados profissionais do mercado. Lógico, para serviços mais específicos, só um profissional da área pode dar conta. Mas para situações mais simples do cotidiano, qualquer adulto pode saber como usar furadeira de impacto para solucionar os problemas.

Faça você mesmo: aprenda a como usar furadeira de impacto

Conheça a furadeira

Assim que analisar o que precisa ser feito na sua casa/construção, analise também a sua ferramenta. Por mais que pareça intuitivo, se não houver um preparo antecedente, pode causar danos à estrutura e até mesmo a você, fisicamente. O equipamento correto deve ser a furadeira de impacto.

Mas aí você se pergunta: “qual é a diferença entre furadeira de impacto e as outras versões?”. A resposta é simples: a versão sem impacto trabalha com rotação e a potência passa por variação. Já a de impacto, como sugere o nome, trabalha com rotação e impacto, golpes. São utilizadas majoritariamente em alvenarias (tijolo, concreto e paredes de bloco, por exemplo). Quando se sabe como usar furadeira de impacto, entende-se que ela aplica simultaneamente os golpes que fazem com que o material em questão se torne menos resistente e proporcione eficiência para a ferramenta.

Escolha a broca

como usar furadeira de impacto e as brocas?

Para o êxito do trabalho, escolha a broca adequada para o procedimento que deseja realizar. Para furar paredes, o mais indicado é a broca de widea, a que possui uma chapa de metal na ponta. Na hora de comprar, saiba que existem as tradicionais, as de três pontos (para furar madeira), de alvenaria e as chatas (para perfurações de maior diâmetro na madeira).

Escolha a mais indicada, segure a parte frontal do mandril da furadeira e gire-o no sentido anti-horário. Insira cerca de 2 cm da base da broca no mandril e aperte-o até que as três garras de metal se prendam à broca com segurança.

Faça um teste

Antes de colocar em ação, é importante testar se você sabe como usar a furadeira de impacto. Lembre-se que qualquer falta de atenção pode ser prejudicial à estrutura da casa ou até a você mesmo. Portanto, ligue a ferramenta e posicione-a sobre uma superfície lisa. Se a broca não apresentar vibrações laterais ao pressionar o gatilho, siga em frente. Caso perceba tais vibrações não comuns, refaça o procedimento de encaixe da broca.

Para testar suas habilidades, atente-se ao manuseio. Você deve usar a mão que te dê mais equilíbrio e precisão para segurar na empunhadura onde está o gatilho. Com a mesma mão, ative a furadeira apertando o gatilho. A outra mão deve apoiar a parte frontal da base da ferramenta fazendo um formato de U, cautelosamente para não tampar as saídas de ar da furadeira de impacto.

Se encontrar dificuldades no procedimento anterior, existe ainda outra forma de manusear a furadeira. Encaixe e segure o suporte da ferramenta com a mão que menos utiliza. Posicione a outra mão, dessa vez em formato de C, na parte de trás da furadeira e com o mindinho (se conseguir alcançar) acione o gatilho.

Mãos na massa

Com tudo devidamente preparado e testado, marque o local que deseja furar para dar continuidade ao seu projeto. Repita um dos procedimentos exercidos na hora de testar e encaixe a furadeira. Dê uma leve batida para que a broca possa exercer um encaixe mais preciso na parede. Selecione o modo de não impacto, pressione o gatilho e faça um furo superficial e então troque para o modo correto. Conclua com o furo mais profundo.

Dicas úteis para como usar furadeira de impacto

Equipamentos de segurança

Alguns equipamentos de segurança são necessários para quem sabe como usar furadeira de impacto. Separe os seguintes itens:

– protetor auricular para minimizar o alto barulho produzido;
– óculos de proteção para evitar contato dos olhos com o pó;
– luva apenas na mão que controla o gatilho;
– máscara para proteger as vias nasais.

Velocidade compatível

Se você planeja manter a furadeira de impacto em suas condições ideais para sempre exercer um bom trabalho, é necessário fazer a preparação com cautela. Configurar para a velocidade compatível com o que deseja fazer é indispensável para não fornecer trabalho demasiado à ferramenta e gerar danos em sua funcionalidade.

Tarefas de maior toque como parafusamentos podem ser realizadas com velocidades mais baixas, já as perfurações, que demandam menor toque, por exemplo, exigem velocidades mais altas. Sempre aguarde o mandril parar de girar para reconfigurar a velocidade de rotação.

Produto de qualidade

Agora que você já sabe na teoria como resolver situações como instalação de cortinas, quadros, pendurar um suporte, prateleiras e diversas demandas do cotidiano, é hora de colocar em prática como usar furadeira de impacto. Só com a furadeira de melhor qualidade você conseguirá realizar seu projeto de forma eficiente. Para isso, visite uma das lojas da Chatuba e compre a sua Furadeira de Impacto por um preço especial.

A Chatuba é uma loja de materiais de construção com mais de 50 anos de experiência no mercado. Oferecemos os produtos de melhor qualidade para a realização da sua construção ou reforma. Além disso, oferecemos em nosso site dicas úteis para você, para arquitetos e decoradores e outros profissionais da obra.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM