Evite desperdícios! Confira cinco formas de controlar a perda de materiais em sua obra

1725 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Seja em pequenos projetos ou grandes empreendimentos, adotar práticas sustentáveis durante a jornada construtiva é um processo fundamental. Definitivamente, executar uma construção do início ao fim sem desperdícios é um grande desafio para os profissionais da área. Mas, a boa notícia é que, por meio de atitudes simples, você pode minimizar os impactos e gerar um melhor aproveitamento de recursos e economia. Pensando nisso, a Chatuba convidou a engenheira Civil, PhD em Materiais de Construção e Sustentabilidade e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Izabella Valadão, que também é consultora de obras, para montar um guia com as principais dicas sobre o assunto. Confira!

Sustentabilidade dentro da construção:

“Atualmente, a construção civil é o setor que mais impacta de forma negativa o meio ambiente no mundo inteiro. No Brasil, somos responsáveis por mais da metade dos resíduos gerados. O mais triste de tudo é que 90% desse volume poderia ser reaproveitado em outras linhas de produção . Esses dados são bastante expressivos e afetam diretamente a saúde financeira dos negócios, além do bem-estar social. Como professora e criadora de conteúdo, o meu papel é levar conhecimento e mostrar que é possível solucionar esse problema”, declara.

Izabella Valadão

Izabella Valadão

1.Planejamento do seu projeto:

Primeiramente, planejar é a palavra-chave para evitar desperdícios no processo de construção ou reforma. “Em nosso país, mais de 80% das obras são feitas sem projeto e é por isso que temos esse número significativo na geração de resíduos. Portanto, somente por meio de um planejamento adequado, as perdas podem ser evitadas e os impactos minimizados. Desse modo, conseguimos antecipar as necessidades e ter uma precisão dos materiais que serão utilizados em cada etapa”, revela.

2.Profissionais qualificados:

Em seguida, é essencial contratar profissionais especializados para a execução de todos os ciclos de uma obra. “Em outras palavras, devemos contratar mão de obra competente e apta para que a entrega ocorra da melhor forma, com segurança, economia de recursos e dentro do prazo”, completa.

3.Cronograma físico-financeiro:

O cronograma é uma ferramenta indispensável para garantir o sucesso do planejamento e, acima de tudo, evita que o orçamento e os prazos saiam de controle. “Por oferecer uma visão detalhada das atividades, esse documento consegue prever melhor os recursos financeiros fundamentais para o alcance dos resultados esperados, em cada fase da construção e assim, evitar alguns desperdícios”, afirma.

4.Lista de material:

Com o projeto e o cronograma em mãos, agora é mais fácil planejar a etapa de compra dos materiais e fazer os orçamentos. Seja para estimar os custos de forma assertiva, tanto quanto para negociar preços mais atrativos com os fornecedores. “Nesse sentido, a lista também vai evitar que algum item seja esquecido ou comprado na quantidade errada. No caso dos revestimentos, por exemplo, se faltar um produto, você poderá não encontrar o mesmo lote para venda e, com isso, mudar espessura e paginação das peças”, diz.

5.Aproveite o ‘Especial Construir e Reformar’:

Por fim, durante o mês de abril, o ‘Especial Construir e Reformar’ da Chatuba traz um verdadeiro guia com quase 200 ofertas em produtos para auxiliar você em todas as etapas de uma construção ou reforma. A campanha contempla as melhores marcas do setor, com preços e condições especiais de pagamentos. Você não pode perder!

Radier 60×60 Gerdau

Radier

Telha PVC Colonial Cerâmica 230X86cm Precon

Telha PVC colonial

Porcelanato Iguaçu Polido Delta 70x70cm

Porcelanato Iguaçu Polido

Tinta Acrílica Coralar Branco 18L Coral

Tinta Acrílica Coral Branco

Gostou das dicas par evitar desperdícios?

Os produtos estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas.

Estamos com você!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Inovação: ‘Especial Construir e Reformar’ da Chatuba traz ofertas incríveis que guiam consumidores em todas as etapas da obra

Área externa renovada! Confira dicas e inspirações para escolher o piso ideal para o espaço

Guia dos porcelanatos: conheça os modelos de acabamentos mais utilizados para arrasar na obra!

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/construcao’>Construção foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM