Dicionário da construção civil: conheça expressões curiosas de ferramentas ou peças e não passe aperto nas obras!

2228 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Os jargões estão presentes em, praticamente, todas as áreas de atuação e não poderia ser diferente para os profissionais que trabalham no canteiro de obras! Algumas expressões são comuns para quem está habituado às rotinas, mas, precisamos ter cuidado com o uso dessas variáveis para não confundir os clientes. Portanto, se você está entrando na profissão ou apenas quer conhecer um pouco mais desse universo, esse post é especialmente para você! Montamos um verdadeiro dicionário da construção civil com seis termos curiosos de ferramentas ou peças que são comumente utilizados nas obras.

1.Abraçadeira:

Elas são indicadas para fixar objetos em uma superfície ou lacrar algo, com toda a segurança e praticidade. Atualmente, existem diversos tipos de abraçadeiras no mercado para serem usadas em funções diferentes.  Os modelos mais comuns são os de nylon, que podem ser utilizados, por exemplo, para organizar fios. As peças de metais possuem alta resistência e maior poder de fixação, normalmente, aplicadas para a aderência de canos e tubulações.

Abraçadeira de Nylon 7,6x370mm Preta Bemfixa

Abraçadeira Tipo D Copo 3/4 A.Santos

2.Chibanca:

A chibanca ou picareta é uma ferramenta que possui duas extremidades. A primeira em formato de pá, mais larga e achatada, é usada para capinar terrenos ou revolver a terra. Já a segunda é o chamado machadinho, que serve para fazer perfurações no solo, cortar raízes mais resistentes ou, ainda, escavar pedras na terra.

Chibanca Com Cabo 95cm Momfort

3.Giz de linha:

A precisão é um elemento muito importante nas obras e reparos. Acima de tudo, ela garante a melhor qualidade do trabalho. Se você atua na área de construção civil, frequentemente, precisa fazer marcações verticais ou horizontais. O giz de linha nada mais é do que um carretel de linha em corpo de plástico, com revestimento de borracha e pó de giz. A Starrett produz um material de alta resistência e gancho de aço inox, que auxilia a marcação, tornando muito mais fácil e rápido o seu trabalho.

Giz de Linha Azul 30MT Starrett

4.Luva de emenda:

A luva de emenda é indicada, em síntese, para conectar fios e cabos elétricos, inseridos nas duas extremidades até o limitador central. Nesse sentido, é a solução ideal para instalações elétricas aparentes, onde a intenção é não quebrar a parede para embuti-las. O produto da Tramontina possui elevada resistência mecânica e à corrosão.

Luva de Emenda Sem Rosca 1″ Flexor Tramontina

5.Placa cega:

Se você está precisando esconder com sutileza os pontos de energia que não irá utilizar, a placa cega é o produto certo! O modelo da Simon é fabricado em poliestireno, ou seja, muito mais resistente no isolamento de componentes elétricos e na função de evitar a propagação de fogo. Moderna e compacta, em suma, os produtos da marca passam por diversos controles de qualidade, garantindo maior segurança para o seu lar.

Placa Cega 4×2 Simon

6.Receptáculo para lâmpada:

Por fim, você já ouviu falar em receptáculo? Talvez você conheça essa peça pelo nome de soquete ou bocal. Ela possui a função de levar a tensão para que a lâmpada seja ligada. De antemão, existe uma diversidade grande de receptáculos, que são diferenciados por modelos e tamanhos das lâmpadas que eles comportam. Os produtos da Lorenzetti oferecem praticidade e qualidade, afinal, são fabricados em porcelana na cor branca.

Receptáculo Para Lâmpada E27 1451-N/FP Lorenzetti

Gostou do nosso dicionário da construção civil?

Os produtos estão disponíveis em todas as sete lojas da rede, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do nosso Site, Televendas no número (21) 4003-4456, e ainda pelo WhatsApp (21) 97002-6609.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Sem sufoco! Conheça as principais ferramentas que você precisa ter em casa

Chatuba lança campanha ‘120 mil em prêmios’ para celebrar os 60 anos com ofertas e prêmios especiais

Chatuba lança campanha pelos 60 anos com histórias emocionantes de parceria com clientes

 

Créditos da imagem em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/dia-do-arquiteto’>Dia do arquiteto foto criado por zinkevych – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM