Diferença entre lustre e pendente: você sabe qual é?

1696 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Internos imagem principal blog

A iluminação correta é um fator que melhora muito a condição dos ambientes. Isso porque essa tem como função a possibilidade de transformá-lo desde mais “clean” até mais ameno. Para que você consiga acertar na escolha de qual luminária é perfeita para sua necessidade, preparamos este artigo sobre a diferença entre lustre e pendente. Continue a leitura dele e veja quais são as especificações destes materiais e qual é a indicação deles.

Diferença entre lustre e pendente: quais são os traços característicos?

Antes de falarmos a respeito da diferença entre lustre e pendente, precisamos citar onde esses dois produtos se assemelham. Aqui, portanto, vale destacar a aplicação deles. De tal forma, são classificados como luminárias de teto e indicados para áreas secas. Ou seja, os exemplos que podem ser dados são: salas, quartos e corredores.

Além deste primeiro fator, os lustres e pendentes são sumariamente decorativos. Isso é, tanto podem ser usados com a finalidade de iluminar a casa, como também para decorar. Assim, tudo irá depender do desejo do consumidor.

Na sequência, falaremos mais sobre cada um dos itens de forma separada. Veja!

Lustre

lustre de cristal

Antigamente a diferença entre lustre pendente era mais evidente. Em geral, os lustres eram os produtos feitos de cristais que costumavam ser posicionados em salas ou outros locais mais clássicos. Já aos pendentes eram atribuídas a questão do posicionamento focal único, a exemplo da iluminação da mesa de jantar, e cores mais fortes. Hoje, com o avanço da tecnologia, esses modelos estão mais fundidos do que nunca. Entretanto, para quem deseja, ainda é possível encontrá-los disponíveis em suas versões iniciais.

Abaixo, veja algumas características pertencentes aos lustres:

  • formado por vários braços;
  • lâmpadas posicionadas nas pontas de cada braço;
  • peças artesanalmente trabalhadas;
  • composto de materiais pesados e valiosos que influenciam no preço final do produto;
  • são transparentes ou translúcidos;
  • associado aos modelos clássicos.

Pendente

pendente de metal

A escolha do melhor pendente para sala de estar é uma grande questão a se levar em conta quando trata-se deste item. Por ser visualizado com facilidade ao passo que uma pessoa entra no ambiente, ele não pode deixar de combinar com os outros objetos. Portanto, se você tem uma mesa pequena, não vale a pena investir em um pendente grande. Agora, quanto a cor, caso sua decoração tenha cores claras, optar ou não por um pendente colorido fica a seu critério.

Tendo em vista essas questões, a diferença entre lustre e pendente se torna completamente evidente.

Veja as características que definem um pendente:

  • são presos ao teto por fios ou cabos elétricos;
  • vasta opção de cores;
  • utilizam as lâmpadas como diferencial;
  • não possuem braços;
  • disponíveis em diversos tamanhos e modelos.

Como deve ser feita a escolha de cada um?

Agora que você já entendeu a diferença entre lustre e pendente, vale destacar que a escolha deles depende da finalidade e custo a ser investido. Ou seja, se seu objetivo é preencher a decoração de sua sala de estar, opte por um lustre. Mas, por outro lado, os pendentes servem para criar um efeito diferenciado em bancadas e mesas.

Gostou do nosso artigo? Com o Ilumina Natal da Chatuba Materiais de Construção, em nossas lojas, você poderá encontrar lustres e pendentes com o preço que cabe no seu bolso. Não deixe de conferir nossas ofertas de dezembro e arrasar na decoração do final de ano!

Em nosso blog, veja todo o conteúdo exclusivo que já preparamos para você!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM