Decoração clássica em um ambiente atual: como é possível?

1528 VISUALIZAÇÕES
Decoração e Tendências imagem principal blog

Escolher um estilo para o ambiente, seja residencial ou comercial, é uma grande responsabilidade. Seja você o profissional responsável pelo projeto arquitetônico ou uma pessoa interessada em construir ou reformar, este artigo vai falar sobre decoração clássica. Você sabia que é mais simples do que parece adotar o estilo? Não se preocupe com as tendências cada vez mais finas e tecnológicas. Se o seu gosto ainda permeia pelo clássico, aqui você encontrará as melhores dicas. Acompanhe a leitura!

Eu consigo uma decoração clássica hoje em dia para minha casa?

imagem de sofá de decoração clássica

Sim. Mesmo com os adventos no segmento de decoração e construção, é possível, sim, adotar um estilo clássico. O que acontece hoje é que são feitas aquilo que chamamos popularmente no Brasil de gambiarras. Muitas das vezes são objetos e elementos contemporâneos, mas que com adaptação e ressignificação, se adaptam facilmente à decoração clássica. Entenda, a seguir, como elaborar o projeto!

Colocando as mãos na massa

Proporções

OK, a decoração clássica é, sim, atemporal e pode ser perfeitamente aplicada em sua casa, empresa ou apartamento. Entretanto, ter como inspiração um castelo digno dos filmes de princesas pode ser um erro. Você deve respeitar as proporções do espaço e adaptar os elementos – móveis e outros itens decorativos – de acordo com essas medidas. Caso contrário, o projeto perde harmonia e fica um compilado de exageros.

Estilo

Com as medidas anotadas, é hora de definir o estilo. Decoração clássica remete ao que já passou pelo mundo, portanto, você precisa escolher a qual momento da história da arte quer revisitar. Rococó, barroco e imperial são alguns dos estilos. Ainda é decoração clássica quando as referências são mais contemporâneas também. Fazer essa análise ajuda a manter a coerência da decoração.

Decoração

Por falar em decoração, um dos tópicos mais importantes! Os elementos comuns em uma decoração clássica são: mobília em mogno, palissandro, cerejeira, etc. Banheiros e cozinhas comumente recebem o mármore. Escolha sofás, poltronas e cadeiras elegantes e objetos como abajures, lustres, espelhos, molduras texturizadas, livros, prataria e arranjos de flores.

Paleta de cores

Tanto para pintar as paredes, quanto na compra/personalização de objetos, siga uma paleta de cores. Isso ajuda a manter a harmonia do ambiente – independentemente de ser clássico. Cores como verde-escuro, dourado, preto, vinho, azul-marinho e até rosa claro são os mais indicados. Para suavizar outros ambientes, aposte em tons neutros como bege, branco, bege e castanho.

Tecidos

Estamos quase chegando ao fim das dicas para uma decoração clássica, mas ainda precisamos falar sobre os tecidos certos. Você ainda não tinha pensado neles? Além da estampa, a textura também ajuda a compor um ambiente clássico. Veludo, brocado e seda são os protagonistas, juntamente com estampas lisas, listradas ou florais. Para a cortina, tons claros misturados com tons fortes aplicados em um tecido pesado pendurado em barra de madeira ou bronze. No tapete, essenciais na decoração clássica, a mistura de cores em desenhos geométricos padronizados dão o toque final!

Iluminação

lustre de decoração clássica

Você já viu o Lustre Classic com 5 lâmpadas vendido na Chatuba? Ele é uma grande opção para quem deseja aplicar decoração clássica. Elegante, chamativo, ideal para se adaptar às proporções do seu espaço e de ótima qualidade. Para outros espaços da casa, invista em abajures e pendentes com luzes amarelas (não precisa ser em todos, mas dê a prioridade). Você verá o resultado impressionante da decoração quando a iluminação entra em jogo! No catálogo da Chatuba também tem outros pendentes elegantes, dê só uma olhada!

Garanta seus materiais na Chatuba!

A Chatuba é uma loja de material de construção com as ferramentas, materiais e objetos necessários para uma decoração clássica. Venha construir ou reformar conosco! Em nosso blog, você encontra artigos exclusivos sobre móveis Tramontina na decoração, efeitos de pintura, cor do ano 2020, torneira de material fosco e muito mais. Faça-nos uma visita!

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM