Faça você mesmo: conheça 5 efeitos de pintura para renovar a casa

4459 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

A aparência da sua casa não lhe agrada mais? Você quer mudar urgentemente a decoração? Saiba que não é necessário contar com um profissional para fazer isso. A transformação do seu lar pode ser feita por você! E a Chatuba irá comprovar essa afirmação. Continue a leitura e descubra dicas incríveis de pintura para você renovar a casa agora mesmo!

5 efeitos de pintura para renovar a casa com estilo

1- Pintura geométrica

parede com pintura geométrica

Decorar as paredes com figuras geométricas é uma ótima alternativa para quem deseja renovar a casa. Com esse tipo de estampa é viável criar vários tipos de composições, seja somente com uma forma ou, até mesmo, com um mix de figuras diferentes.

A dica aqui é deixar a criatividade voar! É possível desenhar círculos, triângulos, quadrados, hexágonos, losangos e outras formas que você quiser. A escolha de cores também é livre: tons em degradê e cores complementares costumam ser aposta de sucesso!

Além de linda, a pintura geométrica é fácil de fazer! Basta ter em mãos uma fita crepe para delimitar o desenho nas paredes. Então, é só deixar a imaginação fluir e criar sua decoração do jeito que você quiser.

2- Meia parede

Aproveitando o estilo geométrico, chegamos ao famoso efeito meia parede pintada. Também conhecida como parede bicolor ou half painted wall (em inglês), a técnica é clássica na decoração europeia. Hoje, é tendência quando o assunto é renovar a casa.

A principal vantagem desse método extraordinário é excluir qualquer resquício de monotonia do ambiente.

Desse modo, possível criar diferentes resultados utilizando o mesmo efeito. Por exemplo, uma linha baixa valoriza o rodapé do cômodo, enquanto uma linha mais alta destaca os detalhes do teto. Vale ressaltar que a ousadia pode — e deve — ser explorada! Além de linhas horizontais, experimente criar linhas diagonais e verticais. As cores podem ser do mesmo tom: uma mais clara e a outra mais escura. O sucesso é certo!

3- Velvet/Nuage

parede com efeito de pintura velvet

Velvet, em português, significa veludo. Por isso, essa é a proposta desse incrível efeito de pintura: dar um toque aveludado às paredes! A técnica foi inspirada no toque suave de tecidos sofisticados para criar uma sensação de luxo e requinte nos ambientes.

A aplicação da tinta especial deve ser feita com ajuda de uma desempenadeira de aço inoxidável com cantos arredondados. O resultado é único: nuances do estilo velvet em perfeita harmonia com a decoração do cômodo. Enquanto isso, o efeito nuage age no oposto do velvet. Ele é mais homogêneo e dá um toque delicado às paredes.

4- Textura rústica

A textura rústica é um efeito clássico de pintura para renovar a casa com estilo!

Caracteriza-se por reproduzir um aspecto de ranhuras na parede. É possível aplicá-lo em superfícies de reboco curado, concreto aparente, massa corrida, fibrocimento, acrílico e PVA.

Para criar o efeito diferenciado, a dica é espalhar o produto sempre de baixo para cima para facilitar a aplicação. Para dar efeito vertical à textura, é recomendado utilizar uma desempenadeira de plástico para realizar movimentos de cima para baixo sobre a superfície. Nos cantos das paredes, é aconselhável uma desempenadeira de plástico menor para criar um acabamento perfeito. A textura pigmentada está pronta!

Se preferir, é possível pintar as paredes após a aplicação da textura. Basta aguardar a secagem total da textura e, em seguida, aplicar tinta acrílica na cor escolhida.

5- Cimento queimado

Por último, apresentamos o efeito queridinho do momento: o cimento queimado.

O método é econômico e combina com diversos tipos de ambientes, sejam eles rústicos ou contemporâneos.

Além disso, é fácil de aplicar: basta ter em mãos cimento, areia e água. Ou, se optar por maior comodidade, existe massa acrílica específica disponível no mercado. O produto reproduz o efeito de cimento queimado nas paredes de forma impecável.

Aqui no nosso blog já fizemos um tutorial para você fazer uma parede de cimento queimada perfeita. Acesse o link e acompanhe o passo a passo para criar a sua!

Onde encontrar as tintas certas?

As melhores tintas para renovar a casa você encontra na Chatuba Materiais de Construção. No nosso encarte de outubro, com vigência até o dia 29/10/2019, existem vários produtos em promoção: Textura Rústica Kolimar, Tinta Acrílica Premium Fosco Suvinil, Tinta Premium Criativa Suvinil, Massa Corrida Suvinil, Tinta Acrílica Rende Muito Coral e muito mais. Veja nosso encarte e aproveite as promoções imperdíveis!

Confira alguns artigos do blog da Chatuba que podem ser úteis para você:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM