Você sabe o que são materiais hidráulicos?

7288 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A construção do sistema hidráulico é uma das primeiras etapas de uma obra — e também uma das mais importantes. Afinal, ele é responsável pela distribuição de água para o abastecimento da residência e direcionamento do esgoto para a rede pública. Nesse contexto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as peças que compõem este sistema: os materiais hidráulicos. Você também tem dúvidas quanto a isso? Leia este artigo da Chatuba até o final e saiba tudo sobre o assunto!

O que são materiais hidráulicos?

Os materiais hidráulicos são peças pulverulentas resistentes à água. Eles estabelecem conexão com os cômodos que devem receber água e expulsar o esgoto. Ou seja, são fundamentais para a distribuição da água fria e quente pelas caixas d’água, torneiras e chuveiros. Além disso, também atuam no escoamento do esgoto e água das chuvas para a rede pública de tratamento.

A seguir, listamos os tipos de materiais hidráulicos mais usados na construção civil. Confira!

1- Tubos e conexões

Tubos e conexões são materiais hidráulicos da Chatuba

Diferentes tipos de tubo da Chatuba

Os tubos são peças cilíndricas e ocas por dentro, responsáveis por conduzir água e esgoto pelo imóvel. Geralmente, são conectados a ralos, descargas e pias da cozinha. Por sua vez, as conexões são peças responsáveis por conectar os tubos a estes locais.

Ambos os materiais podem ser fabricados em diversos tipos de plástico, sendo o PVC (policloreto de vinila) o mais utilizado. Ele possui baixo custo e facilidade de instalação. Entretanto, os tubos e conexões também podem ser feitos de outros materiais. Veja algumas especificações:

  • PVC branco para esgoto e água pluvial: utilizado para escoamento dos fluidos;
  • PVC branco roscável: indicado para o sistema de água fria, sendo ideal para pontos que precisam de manutenção frequente;
  • PVC marrom soldável: indicado para a distribuição de água fria até chuveiros e torneiras e abastecimento de caixa d’água;
  • CPVC: material derivado do PVC, utilizado em redes de água quente devido à sua resistência a temperaturas de até 80ºC e facilidade de instalação;
  • cobre e latão: material de excelente resistência a altas temperaturas, eficiência térmica e durabilidade. Porém, sua instalação e soldagem são mais complicadas. Muito utilizado em instalações de água quente.

2- Registro

Registros são materiais hidráulicos da Chatuba

Registro de pressão da Chatuba

O registro é um dos materiais hidráulicos responsáveis por controlar o fluxo da água. Ele pode liberar ou bloquear o fluxo para outros pontos de distribuição do imóvel. É fundamental para impedir vazamentos durante uma manutenção. Geralmente, os tipos são:

  • registro de pressão: controla o fluxo da água de acordo com a pressão de abertura. É utilizado em banheiros (torneira ou pia), cozinhas e tanques;
  • registro de gaveta e de esfera: bloqueia totalmente a passagem da água. É utilizado em casos de manutenção, sendo instalados em banheiros, lavanderias e cozinhas.

3- Ralos e grelhas

Os ralos e grelhas são materiais hidráulicos que possuem três funções básicas:

  • escoamento;
  • controle de fluxo;
  • bloqueio de materiais sólidos.

Eles podem escoar a água de ambientes internos (tanques, chuveiros, pias) ou a água das chuvas dos ambientes externos.

4- Caixa d’água

A caixa d’água é um reservatório que armazena e abastece o imóvel com água potável. Em geral, possui capacidade de armazenamento de até 5000 litros de água. É imprescindível que ela seja instalada acima da laje das residências para seu correto funcionamento.

5- Aquecedores e filtros

Os aquecedores são equipamentos que fornecem água quente para alguns pontos da residência. Os tipos mais comuns são os elétricos, a gás ou solares.

Os filtros são produtos que removem as impurezas da água, diminuindo a contaminação. Geralmente, utilizam uma vela central que retém as partículas de sujeira, tornando a água mais limpa e indicada para consumo.

Compre materiais hidráulicos na Chatuba!

Gostou de conhecer mais sobre os materiais hidráulicos? Está precisando de algum deles para concluir sua obra? Venha para a Chatuba! Aqui, temos todos os tipos de materiais de construção para o seu projeto! E o melhor: com um preço que cabe no seu bolso!

Você pode comprar nossos produtos através do nosso site, pelo televendas (21) 4003-4456 ou diretamente em alguma das nossas lojas físicas. Venha conferir nossos preços imperdíveis!

Gostou deste artigo? No Blog Chatuba você encontra outros conteúdos semelhantes a este. Veja:

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM