O mofo e a umidade são problemas bastante comuns nas nossas casas e, além de incomodar, pode causar problemas de saúde. Sendo assim, tratar o mofo e umidade é tarefa fundamental para evitar a deterioração progressiva das paredes e garantir segurança para a família. A impermeabilização é o processo que impede que água ou outro fluido penetrem em uma estrutura, evitando a umidade e o mofo. Confira abaixo mais soluções para esses visitantes indesejados!
Qual a diferença entre bolor, umidade e mofo?
Muitas pessoas acreditam que bolor, mofo e umidade são iguais. Na verdade, são problemas diferentes apesar de serem causados por fungos, na maioria dos casos.
Umidade: refere-se à qualidade ou estado daquilo que está impregnado de vapor d’água, como paredes levemente molhadas, por exemplo. Dessa forma, pode ser causada pela água da chuva e pouca ventilação no ambiente.
Bolor: além de ser um agravamento da umidade, apenas infecta os objetos e tem como característica ficar em tonalidade acinzentada, podendo ser facilmente removido com pano úmido.
Mofo: infecta os objetos e corrói o material afetado, além de deixar pontos pretos mais difíceis de serem retirados, principalmente em objetos fibrosos e tecidos, causa diversos problemas respiratórios.
Nesse sentido, o mofo e o bolor aparecem, em geral, nas áreas úmidas, como infiltrações e rachaduras grandes, por exemplo. Existem várias formas de tirar o mofo e cada uma vai funcionar melhor de acordo com o local onde está instaurado.
Como evitar o mofo e a umidade em casa?
1 – Arejamento Adequado e limpeza constante
Os principais “guerreiros” na luta contra os fungos são o sol e ventilação. Dessa maneira, o ideal é retirar peças do armário e colocá-las no sol por uns minutos, algumas vezes ao ano. Também recomendamos ventilar os armários por cerca de uma hora ou pelo menos tentar deixar portas e gavetas abertas para manter a ventilação em dia.
Além disso, mesmo que pareçam limpas, não guarde roupas sem lavar. O suor, gordura corporal e chuva podem causar manchas e criar fungos. Tecidos como o couro e a lã são mais suscetíveis ao mofo; por isso, nunca as guarde úmidas.
Portanto, manter a casa e os compartimentos limpos de um modo geral é a melhor forma de evitar o bolor, mofo e umidade no lar. Consequentemente, são evitadas doenças como asma, rinite alérgica, sinusite alérgica, causadas pelos fungos juntos à poeira, ácaros e tantos outros microrganismos que podem ser inalados.
2 – Produtos Impermeabilizantes: forte proteção
O impermeabilizante age como uma espécie de capa de proteção ou película à prova d’água na superfície. Na maioria dos casos, deve ser aplicado na superfície antes de se realizar o acabamento de paredes, telhas, lajes e pisos, por exemplo. Vale ressaltar que não recomendamos aplicar o impermeabilizante em pinturas antigas.
Argamassa Polimérica
Impermeabilizante Tecplus Top Cinza 18kg Quartzolit
O Impermeabilizante Tecplus Top Cinza 18kg Quartzolit é uma argamassa indicada para áreas úmidas, que recebem água em abundância como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, muros, rodapés e jardineiras. Além disso, é de fácil aplicação, bloqueia a umidade proveniente do solo e barreira contra agentes provocadores de corrosão no aço de estruturas armadas.
Manta líquida asfáltica
Impermeabilizante Manta Líquida Vedalage Preto 3,6L Viapol
A Impermeabilizante Manta Líquida Vedalage Preto 3,6L Viapol tem ótima resistência e durabilidade, sendo recomendada para lajes transitáveis (planas ou inclinadas), jardineiras, floreiras, piscinas, áreas frias, reservatórios e caixas d’água.
Calafetador
Massa Calafetar Adezite Cinza 350gr Henkel
A Massa Calafetar Adezite Cinza 350gr Henkel é um selante com poder de vedação em diversas superfícies porosas e não porosas como madeira, granito, alumínio, vidros, porcelana, cimento, telhas, ou seja, é um produto usado para preencher juntas (internas ou externas, horizontais ou verticais).
Reforçamos: se o seu caso é de infiltração e o reboco desagrega ou solta pedaços da tinta, o procedimento para retirada do mofo é algo mais complicado. Nessa situação, vale chamar um profissional para verificar a aplicação de produtos mais fortes para o isolamento dos tijolos e até mesmo das vigas da casa antes de aplicar o impermeabilizante.
3- Deixe um intervalo de cinco centímetros de distância
O móvel e a parede precisam de circulação de ar no local, ou seja, deixar um intervalo de cinco centímetros de distância entre eles evita o surgimento de bolor. Agora, em sofás e poltronas, quando o mofo é recente, ou seja, não se instalou nas fibras do estofamento, a remoção total é possível. Mas se não for o caso, a mancha apenas poderá ser clareada.
4- Desumidificador pode ser um aliado
Use o desumidificador para realizar a desumidificação em mais de um tipo de ambiente, pois ele é eficiente no combate aos focos de umidade, evitando, assim, que o mofo surja em lugares pequenos como gavetas e armários, ou até mesmo cômodos completos como salas, dormitórios e banheiros.
Gostou das dicas para manter sua casa protegida contra o mofo e umidade?
No blog da Chatuba, você encontra diversas dicas para te ajudar no momento de uma obra ou reforma da casa ou do seu negócio.
Para ler as últimas novidades, acesse os links:
https://blog.chatuba.com.br/dicas-para-proteger-a-casa-no-periodo-chuvoso/
Reforma nas escolas: novidades e melhor funcionamento para alunos e colaboradores
Sabe como escolher um assento sanitário?