Pintura de parede: quais os tipos e como fazer?

6139 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A pintura de parede tem o poder de transformar os ambientes. A possibilidade de usar cores para decorar os cômodos da casa ganham cada vez mais adeptos. Hoje, muitas pessoas optam por colocar a mão na massa e colorir a casa por conta própria, sem ajuda de um profissional. Pensando nisso, a Chatuba preparou este artigo para lhe mostrar quais os tipos de pintura existem e como fazer por conta própria. Confira!

Quais os tipos de pintura de parede?

1- Pintura de cores

Geralmente, este estilo é o mais solicitado quando o assunto é pintura de parede. Os projetos de reforma que envolvem cores são versáteis e agradam todo tipo de público. Você pode usar cores básicas, tons pastéis, cores vibrantes, contraste de coloração, combinação de cores, degradês e muito mais. Use a sua imaginação!

2- Pintura texturizada

pintura de parede azul texturizada

Os projetos com textura são os que mais chamam a atenção. Eles criam um destaque maior para a superfície em questão e uma forte sensação de personalização. Sua aplicação deve ser feita com tintas específicas ou massas de textura. Assim, é possível criar os desenhos em alto relevo com alta durabilidade e impermeabilidade. As texturas mais utilizadas são: lisas, efeito 3D, grafiato, micrograff, cristaly e projetada.

3- Pintura em parede única

Além de ser diferenciado, este tipo de pintura de parede ainda é econômico. Ele consiste em pintar somente uma parede com uma cor vibrante, enquanto as outras paredes do cômodo permanecem na cor branca. Este estilo deixa o ambiente mais iluminado e com um forte apelo decorativo.

4- Pintura lousa

A pintura de parede no estilo lousa é um dos estilos mais divertidos. Ele permite que a sua parede se transforme em um quadro negro, podendo ser usada para fazer desenhos com giz! Incrível, não? Para isso, você deve utilizar tintas próprias para efeito lousa. As cores mais comuns são verde escuro e preto fosco. Porém, atualmente, existe a possibilidade de criar a sua própria cor no selfcolor. Este sistema tintométrico permite que o usuário faça várias combinações de cores para chegar à tonalidade ideal.

Como fazer pintura de parede em casa?

Pai, mão e filha fazem uma pintura de parede em casa

A pintura de parede pode ser feita em casa por você mesmo. Basta que você siga alguns passos. Veja:

  1. retire todos os objetos que estão próximos à parede;
  2. proteja esquadrias, louças, bancadas, rodapés e revestimentos com fitas;
  3. forre o piso com jornal ou papelão;
  4. remova toda a sujeira e calcificação da parede;
  5. lave a parede com água e sabão;
  6. use uma lixa para uniformizar a parede;
  7. seque bem a parede e garanta que ela está limpa e impecável;
  8. aplique selador para deixar o acabamento mais uniforme;
  9. aplique massa corrida para nivelar e corrigir as imperfeições;
  10. pinte os detalhes (cantos, topo e outros locais mais difíceis) com pincel;
  11. aplique a tinta sobre a parede com um rolo de pintura;
  12. faça movimentos de zigue-zague com o rolo, formando um “W”;
  13. após aplicar a primeira demão, espere o tempo de secagem indicado na lata;
  14. aplique as outras demãos que forem necessárias da mesma forma da primeira.

Adquira tudo o que você precisa para sua pintura na Chatuba!

Gostou de aprender como pintar a parede da sua casa? Agora, coloque a mão na massa! Entre em contato com a Chatuba e adquira tintas e impermeabilizantes para colocar seu projeto em prática. Você pode comprar nossos materiais através do nosso site, pelo televendas (21) 4003-4456 ou diretamente em alguma das nossas lojas físicas. Venha conferir nossos preços imperdíveis!

Gostou deste artigo? No Blog Chatuba você encontra outros conteúdos sobre pintura e afins. Veja alguns artigos que separamos para você:

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM