Veja como fazer a pintura geométrica na parede de casa

5099 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Durante a pandemia, o que a gente mais viu por aí foram as pessoas arregaçando as mangas e fazendo transformações em casa. Nesse sentido, um dos destaques da transformação caseira foram as pinturas geométricas.  A técnica fez sucesso por incrementar a decoração de casa de forma simples, criativa e econômica. Em outras palavras, se você tiver uma ideia na cabeça de pintura geométrica, tinta, pincéis, lápis, régua e fita crepe já pode começar. Quer ver como é fácil? Acompanha aqui mais essa ideia no blog da Chatuba!

Como inspiração para este post, o Blog da Chatuba pegou alguns exemplos de pessoas reais que arregaçaram as mangas para renovar a decoração da casa. Uma delas é a consultora de decoração Carla Mendes, de Belém, capital do Pará, autora da página @cuidandodomeucantin. De um jeito muito criativo, ela conseguiu criar um hall de entrada na sala. “Use e abuse das paredes em ambientes pequenos. Temos um hall de entrada super charmoso e funcional por aqui”, conta Carla.

Foto Da Sala Da Consultora De Decoração Carla Mendes Que Fez Um Hall De Entrada Com Pintura Geométrica

Sala da consultora de decoração Carla Mendes, que fez um hall de entrada com pintura geométrica.

Outro exemplo fofo é o casal Kethleen e Wesley, de Canoas, no Rio Grande do Sul. Juntos, eles fazem a página Diário do Primeiro Apê, no @108.nossoape.  No canal do Instagram, eles fazem um diário descontraído dos erros e acertos de um casal jovem em seu primeiro lar.  “Planejamos com carinho a pintura geométrica onde o sol batia em alguns momentos do dia. Isso porque a gente já sabia que as prateleiras seriam para os cactos e plantinhas, então a luz ia ser essencial”, comentou Kethleen.

Casal Kethleen E Wesley Usa Pintura Geométrica Em Cantinho Ensolarado Para Valorizar Os Cactos.

O casal Kethleen e Wesley usa pintura geométrica em cantinho ensolarado como forma de valorizar os cactos. 

Faça o seu projeto

Antes de tudo, é preciso escolher a parede que você quer pintar para aplicar a técnica da pintura geométrica.  O mesmo espaço pode abrigar vários elementos ou somente um.  Esses elementos podem complementar os móveis como sofá, estantes ou prateleiras que ali estão. Já as formas podem ser redondas, triangulares, retangulares ou quadradas.  Sua criatividade é quem vai dizer.  Contudo, o importante nessa etapa é pensar na composição final.

Para não errar, antes de começar a pintar é aconselhável fazer um rascunho no papel. Para isso, você pode tirar uma foto da parede, imprimir em folha comum e desenhar as formas que você deseja ali. Dessa forma, visualizará de forma mais clara o resultado final.

Como todo projeto, é necessário pensar no orçamento.  No caso da pintura geométrica, é mais interessante ter variedade de cores do que quantidade de tinta.  Para não ter que comprar diversas cores, que acabarão sobrando depois, uma solução é apostar no corante líquido para tintas à base de água da marca Xadrez. Ao fazer esta escolha, o cuidado que deve ser tomado é misturar o corante à tinta vagarosamente até chegar ao tom desejado.  Caso contrário, pode ficar mais escuro do que você quer.

 

Preparação da parede para pintura geométrica

Para começar a pintar a parede precisa de uma preparação.  Primeiramente, deve estar limpa. Se estiver pintada de uma cor muito escura, e as cores pensadas para o seu projeto forem mais claras, o ideal é que faça uma base clara antes.

Com a parede pronta, é hora de começar a desenhar. Tenha em mãos uma régua com nível, esquadro, trena e lápis para demarcar a parede. Essas ferramentas vão te ajudar a fazer linhas e ângulos exatos.  Todavia, se a ideia for fazer um círculo, é possível simular um compasso com um prego na parede, com um barbante amarrado a um lápis. Depois, é só cobrir as linhas com fita crepe para a pintura ficar bem certinha.

Depois de colocar a fita crepe na parede, coloque um pouco de massa corrida na borda da fita com a ponta do dedo. Para isso, utilize uma luva descartável. A massa vai impedir que tinta não infiltre na fita.

Pintura

Quando estiver tudo pronto e demarcado, é hora de começar a pintar. Tenha em mãos rolo de lã, pincel e bandejas de tinta para iniciar essa etapa.  Com o rolo pinte o interior das formas e o pincel as bordas.

Por fim, analise a necessidade de fazer mais uma demão de tinta quando acabar de pintar.  Espere secar para tirar todas as fitas cuidadosamente.

Gostou das dicas? No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas.  Veja mais aqui!

Climatize sua casa com ar-condicionado de janela, split e ventilador de teto

10 ferramentas para ter em casa e como organizá-las

Saiba como escolher seu chuveiro elétrico

Entenda a importância da impermeabilização na construção

Conte sempre com nossos especialistas no Televendas (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609 e nossas lojas.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM