Segurança em primeiro lugar! Saiba como prevenir acidentes de trabalho nos canteiros de obras

1674 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A construção civil está entre os setores com mais índices de acidentes de trabalho. Inclusive, neste mês de abril foi lançada no país a Canpat 2022 – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Quem é pedreiro, pintor, engenheiro ou qualquer outro profissional que atua nos canteiros de obras sabe como esses ambientes são repletos de riscos! Definitivamente, grande parte desses acontecimentos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Portanto, para ficar longe das tristes estatísticas, é preciso seguir à risca algumas recomendações. Pensando nisso, a Chatuba reuniu as principais informações e orientações sobre o assunto, com o objetivo de guiar trabalhadores e empresas a respeito das melhores práticas. Confira!

1.Cumpra as normas regulamentadoras:

Acima de tudo, nenhum trabalho deve colocar em risco a vida, a saúde e a integridade do colaborador. A norma regulamentadora de número 6 (NR-6) estabelece várias obrigações — tanto para o empregador quanto para o empregado — com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho. Nesse sentido, todas as atividades que pressupõem riscos possuem diretrizes específicas sobre as condições necessárias para atenuá-los.

2.Garanta o uso de EPIs no canteiro de obras:

Primordialmente, a empresa contratante é obrigada a fornecer todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para seus trabalhadores, sendo essa distribuição de forma gratuita. Em outras palavras, é proibido descontar do salário dos empregados qualquer valor relacionado a esses equipamentos. Do mesmo modo, quando necessária, deve ser realizada a troca desses materiais, imediatamente.

3.Treinamentos regulares:

Em seguida, ofereça oportunidades de capacitação, periodicamente, aos profissionais. Afinal, reconhecer os riscos é o primeiro passo para a conscientização de todos os envolvidos. Dessa forma, é função da empresa providenciar os treinamentos sobre a importância do uso dos EPIs, assim como, a maneira correta de utilizá-los.

Garanta a segurança de seus colaboradores e coloque essas dicas em prática! Por fim, confira alguns EPIs que são indispensáveis para trabalhar no canteiro de obras:

Bota de Couro Elástico Preto – 42 Marluvas

Bota de Couro Elástico Preto

Capacete Suspensão C/ Pinos Amarelo Fixtil

Capacete Suspensão Amarelo

Protetor Auditivo Plug Copolímero C/ Cordão Algodão Verde Fixtil

Protetor Auditivo Plug

Colete Jaleco G Laranja Refletivo Fixtil

Colete Laranja Refletivo

Luva de Vaqueta Cinza Fixtil

Luva de Vaqueta Cinza

 

Para ler outros conteúdos relacionados a este assunto em nosso blog, acesse os links:

Dicas para os profissionais: confira a importância dos capacetes de segurança do trabalho

Segurança do trabalho: seis EPIs indispensáveis para o uso de profissionais da construção civil

Por que fazer o uso de EPI em obras é tão importante?

 

Gostou das dicas?

Os produtos para prevenir acidentes de trabalho estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

 

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por freestockcenter – br.freepik.com</a>

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM