Segurança do trabalho: seis EPIs indispensáveis para o uso de profissionais da construção civil

2083 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

O ambiente da construção civil reúne uma série de riscos de acidentes para os profissionais. No entanto, muitos deles podem ser evitados graças ao planejamento de segurança do trabalho, que inclui o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nesse sentido, eles possuem a função de preservar a proteção, saúde e bem-estar dos trabalhadores. Vale lembrar que a distribuição desses acessórios é de responsabilidade do empregador. Além disso, cabe a ele a supervisão e orientação de como utilizá-los corretamente.

Quer saber quais são os principais EPIs na construção civil? A Chatuba reuniu seis dicas de materiais necessários para garantir a proteção de todos os envolvidos na rotina da obra.

1.Capacete:

O capacete de segurança é obrigatório em muitas áreas profissionais. No entanto, ainda existe uma certa resistência dos trabalhadores que, eventualmente, deixam de utilizar o equipamento. Na construção civil, ele pode minimizar impactos causados por quedas de materiais ou até mesmo do próprio profissional.

Capacete Suspensão C/ Catraca Branco Fixtil

2.Calçados:

Em seguida, proteger os pés com sapatos adequados é útil contra possíveis perfurações, choques elétricos, quedas de objetos, poeira e até mesmo escorregões.

Sapato Com Elástico e Biqueira de Aço – 39 Fixtil

Bota de Couro Cadarço Café Nubuck – 38 Marluvas

3.Luvas:

Elas protegem as mãos contra produtos químicos e abrasivos, choques elétricos, objetos cortantes e perfurantes, bem como agentes térmicos e biológicos.  Existem diversos modelos de luvas para diferentes indicações de uso. Antes de tudo, para escolher a luva correta, é preciso analisar especificamente as tarefas que serão executadas.

Luva De Malha 4 Fios Pigmentada Encartelada Vonder

4.Máscara:

O uso de máscara de proteção é uma medida essencial para a proteção do sistema respiratório, principalmente, em caso de trabalhadores expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos. Do mesmo modo, podem evitar doenças transmissíveis por meio de gotículas e aerossóis contaminados.

Máscara AT2500 Atlas

5.Protetor auditivo:

Para quem trabalha em ambientes com ruídos, os protetores auditivos são indispensáveis. A princípio, no mercado existem dois modelos mais conhecidos. O plug de silicone é duradouro, lavável e higiênico. No caso do abafador em concha, o formato do produto é maior, com bordas almofadadas em espuma, confortável e resistente.

Protetor Auditivo Plug Silicone C/ Cordão Algodão Amarelo Fixtil

Abafador De Ruídos Tipo Concha ARV 100 Vonde

6.Óculos de segurança:

Os óculos de proteção costumam ser um dos EPIs que são mais negligenciados por colaboradores e empregadores. Todavia, esse equipamento é imprescindível, ao passo que protege uma das áreas mais sensíveis do corpo: os olhos.

Óculos De Segurança Foxter Fumê Vonder

Óculos De Segurança Ampla Visão Perfurado Vonder

O uso de EPIs na construção civil é essencial para a execução de diversas funções com sucesso. Em suma, a segurança do trabalho deve atuar de forma intensa na conscientização e fiscalização de todas as etapas da obra. Se você tem alguma dúvida sobre os produtos mais indicados, não se preocupe! Um dos grandes diferenciais da Chatuba é a qualidade no atendimento. Nossos especialistas estão sempre disponíveis para oferecer suporte técnico durante todas as etapas de compra.

Gostou das dicas?

Os produtos estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Já começou a Black Friday Chatuba! Confira as ofertas incríveis que preparamos e aproveite para tirar do papel os sonhos de construir ou reformar

Aromaterapia na decoração: conheça os benefícios dos difusores para estimular o bem-estar em casa ou no escritório

Cozinha dos sonhos: confira as principais dicas para reformar e decorar gastando pouco

 

Crédito da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos/trabalho’>Trabalho foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM