Dia da Engenharia: conheça a trajetória de Deise Godoy, engenheira e cliente Chatuba

1245 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

A Engenharia, segundo o dicionário Michaellis, é a “arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações”. Está presente nas grandes e pequenas cidades, nos campos, residências, comércios. Todos nós precisamos da engenharia em nossas vidas, pois traz soluções para o dia a dia. Em 10 de abril é comemorado o Dia da Engenharia no Brasil e, por isso, convidamos a engenheira civil, Deise Godoy, para contar um pouco sobre sua trajetória e homenagear o dia da engenharia.

1. O que o levou à escolha do curso de engenharia?

Quando ainda era adolescente, andando com meu pai nas ruas de Rio de Janeiro, vi a torre do Niterói Shopping e fiquei encantada. Naquele momento, senti que era o que eu queria pra mim: construir prédios, realizar sonhos! Quem não sonha em ter uma casa? E, é especialmente isso que me inspira, realizar os sonhos das pessoas. Amo meu trabalho e sou feliz e realizada a cada obra entregue!

Dia De Engenharia Deise Godoy, Engenheira Civil

Deise Godoy, engenheira civil há 24 anos, pós-graduada em Iluminação, Avaliadora e Perita, e especialista em Construção Ecológica

2. Como é a representatividade das mulheres no setor?

Atualmente, já somos muitas, mas quando comecei a faculdade tive muita dificuldade em conseguir meu primeiro estágio em obra. Primeiro sempre era oferecido uma colocação mais burocrática, em planejamento ou orçamento. Não que essas funções não sejam importantes, são de grande importância na engenharia, porém o que sempre quis foi estar no campo, no canteiro de obras.

3. Como foi a etapa logo após a graduação em engenharia, especificamente a entrada no mercado de trabalho?

Durante minha formação, já havia me colocado bem presente nas obras, tinha conquistado o respeito dos operários que trabalhavam comigo e fui convidada a continuar na empresa em que estagiava. Dessa forma, fui contratada como Engenheira Civil. Depois de um tempo, me chamaram para ser socia dessa mesma empresa e a sociedade perdura até hoje.

4. Qual a importância das lojas de construção, como a Chatuba, que dão visibilidade para as mulheres nessa área?

Têm muita relevância! É extremamente importante o reconhecimento das mulheres, em todos os setores e, principalmente, na construção civil.

5. Como é a parceria com a Chatuba?

Eu sempre tive uma parceria muito grande com a Chatuba desde o tempo de estagiária. Sempre existiu uma troca muito boa entre a Chatuba e a empresa da qual eu sou sócia, uma era cliente da outra. Anteriormente, eu fui a engenheira responsável pela obra da loja Chatuba do Centro de Nova Iguaçu e, hoje, continuo sendo cliente Chatuba.

6. Quais foram ou são os maiores desafios enfrentados na sua área de atuação?

Pode parecer mais do mesmo o que vou dizer, no entanto, o mais desafiador dentro da minha profissão é ter o respeito das pessoas. Independentemente da posição em que a pessoa esteja, seja como um pretenso candidato a uma vaga na obra, como operário ou às vezes como um cliente. Surpreendentemente, na maioria dos casos, o primeiro momento existe uma resistência pelo fato de eu ser uma mulher. Nesse sentido, isso ocorre frequentemente até mesmo entre os colegas de profissão.

7. Qual a importância da engenharia ambiental?

Por fim, como mencionei anteriormente, me tornei especialista em construções ecológicas. Há quase 10 anos construo casas ecológicas, em condomínio ecológico e aprendi a respeitar o planeta fazendo o meu trabalho de forma consciente. Também faço questão de mostrar a importância disso para minha equipe.

Gostou de saber mais sobre o dia da engenharia?

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Como instalar fita de LED? Confira o passo a passo!

Dicas sobre como escolher revestimento interno

Decoração industrial: saiba como aplicar na sua casa

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM