Problemas de uma fiação antiga e como resolver

2413 VISUALIZAÇÕES
Elétrica imagem principal blog

Você pode não ver a fiação todos os dias, mas são elas que fazem tudo acontecer na casa quando o assunto é eletricidade. No entanto, quando a fiação é antiga e desgastada, pode apresentar uma série de problemas que vão desde a falta de eficiência, até riscos de incêndio. E essas dificuldades são mais comuns do que você pode imaginar. Então, continue lendo e entenda como resolver problemas causados pela fiação antiga.

Voltage Switchboard With Circuit Breakers Electrical

Fios descascados ou danificados

Um problema sério, pois podem causar curtos-circuitos e representar riscos de incêndio. Para solucionar esse problema, substitua os fios danificados e assegure-se de que eles estejam protegidos com isolamento adequado. Uma nova fiação não só diminui os riscos de curtos-circuitos, mas também melhora a segurança geral da sua instalação elétrica.

Fusíveis queimados ou disjuntores desarmados

A substituição dos fusíveis queimados por modelos adequados e a atualização dos disjuntores para lidar com as demandas atuais, podem ajudar a prevenir interrupções constantes de energia. Garantir que os dispositivos de proteção sejam apropriados para a carga elétrica, é essencial para manter um fornecimento confiável.

Perda de potência

Para resolver o problema de perda de potência devido a fiação antiga, é crucial considerar a atualização das fiações e dos condutores para reduzir a resistência elétrica. Isso vai melhorar o desempenho dos dispositivos elétricos, evitar sobrecargas e economizar energia a longo prazo.

Sobrecarga de circuitos

Com o passar dos anos, as fiações antigas podem não ser capazes de suportar as cargas elétricas modernas, levando a sobrecargas. Para resolver esse problema, é importante redistribuir as cargas elétricas a fim de evitar sobrecargas. Se necessário, considere a instalação de circuitos adicionais para acomodar a demanda de energia atual.

Iluminação fraca ou intermitente

Fiações antigas podem resultar em problemas de iluminação, como luzes fracas ou intermitentes. Uma solução simples é substituir as lâmpadas antigas por modelos modernos. Além disso, verifique a fiação e as conexões para garantir que estejam em boas condições, o que pode melhorar significativamente a qualidade da iluminação.

Tomadas e interruptores desgastados ou aquecendo

Tomadas e interruptores antigos frequentemente ficam frouxos, causando mau contato e, em casos extremos, risco de incêndio. A solução é simples: substitua tomadas e interruptores desgastados por modelos novos e seguros. Se você também notar aquecimento excessivo, isso indica mau contato e representa um risco de incêndio.

Nesse caso, é importante desligar a energia imediatamente. Em seguida, substitua as tomadas e interruptores afetados por modelos novos e seguros. Além disso, renove a fiação, assim que possível. Esse aprimoramento não só vai trazer mais segurança para a casa, mas também vai garantir um sistema elétrico mais eficiente.

Smiling Electrician Fixing Electric Cable On Ceiling

Esses problemas podem ser sérios e até mesmo perigosos. Por isso, a melhor maneira de resolver é contratar um eletricista licenciado e qualificado, contar sobre os problemas que você identificou e deixar o profissional realizar uma avaliação no sistema elétrico da casa. De forma alguma, negligencie esses sinais, pois investir na atualização e manutenção adequadas de sua fiação pode salvar vidas e proteger sua propriedade.

E para ver mais informações e orientações valiosas sobre construção e reforma, continue acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas de todas as etapas da obra: 

Dicas de revestimento para banheiro pequeno

Bomba d’água: qual a melhor e como instalar?

Reforma de final de ano: dicas para renovar a casa!



Compartilhe:

VEJA TAMBÉM