A reforma do móvel de madeira pode ser uma forma econômica e muito charmosa de dar uma repaginada na casa. Afinal, objetos antigos têm uma característica única. Além disso, quando reformados por você, assumem uma estética identificada com a personalidade do dono. Por isso, durante a pandemia, a cultura do faça você mesmo ganhou tanta força trazendo para o lar das pessoas e também para internet exemplos incríveis restauração de objetos.
A influenciadora Elionay, da página @CasadosMotta, se aventurou no projeto de transformação de uma cômoda e não se arrependeu. “Compramos essa cômoda por R$100 no grupo do condomínio e gastamos mais R$100 com tinta, massa, lixas e puxadores. Essa foi a nossa primeira vez reformando um móvel. Não acho que ficou perfeito. No entanto, é muito gostoso olhar e pensar que fui em quem fez”, conta.
Já a designer de interiores Mimy Anselmo, que adora antiguidades, montou seu home office com vários móveis antigos. “Essa mesa de jantar extensível eu comprei com uma família. Apenas lustrei para usar. O lustre era da casa da minha avó, foi uma das coisas que ficou para mim. Eu e meu faz tudo restauramos ele. Meu escritório é cheio de móveis e objetos reaproveitados e resinificados”, explica.
Como reutilizar móveis de madeiras antigos?
Agora que você está convencido de fazer uma reforma em móvel de madeira, chegou a hora de colocar a mão na massa. Primeiramente, comece separando lixa de papel, massa corrida para madeira, cola, pincéis e rolinhos de tinta, pano úmido, verniz e jornal velho.
Leia mais:
Vejas as tendências de cores para o outono/inverno de 2020/2021 na decoração
Procure um local adequado para fazer este trabalho, pois alguma sujeira será feita. Dessa forma, o ideal é um espaço bem ventilado e com bastante luz natural. Depois de forrar o chão com jornal, comece retirando do seu móvel antigo as gavetas, dobradiças e puxadores. Limpe com um pano úmido. Use a massa corrida para madeira a fim de reparar pequenas falhas, buracos ou partes quebradas.
Protegido com máscara e óculos de proteção, comece com a lixa de madeira lixando o móvel. Esta etapa é muito importante, pois permitirá que a tinta tenha mais aderência ao objeto. Limpe novamente o móvel com um pano úmido para retirar fuligem. Por fim, pinte com a cor escolhida e deixe secar. O tipo ideal de tinta para madeira é a esmalte, como a tinta Suvinil cor Amarelo Ouro.
Agora, você tem um novo móvel cheio de personalidade.
Gostou das dicas? Veja no blog da Chatuba outros artigos legais para obras, reformas e reparos.
Conte sempre com nossos especialistas no Televendas (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, site www.chatuba.com.br e nossas lojas.