Vai reformar o apartamento? Confira todas as informações importantes antes de iniciar o projeto

285 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Abusar da criatividade para decorar a sua casa está mais do que permitido! No entanto, caso você more em apartamento, na hora de reformar é preciso ficar atento para não haver intervenções indevidas.  Ao contrário das casas, planejar e executar obras desse segmento pode ser um processo um pouco mais complexo. Afinal, qualquer erro pode colocar a estrutura de todo o prédio em risco. Além disso, o barulho costuma incomodar os vizinhos e, muitos deles, diante do cenário de pandemia, podem estar trabalhando em home office. Desta forma, algumas regras precisam ser respeitadas para a segurança e bem-estar de todos. No post de hoje, a Chatuba convidou o arquiteto e fundador da FAParquitetura, Felipe Alves, para orientar os proprietários de apartamento com as principais dicas que precisam saber antes de iniciar um projeto de reforma.

“A participação de um profissional especializado no acompanhamento de qualquer obra é garantia de qualidade. Boa parte dos proprietários preferem fazer esse tipo de serviço por conta própria ou com o auxílio apenas do pedreiro. Essa atitude pode representar riscos para a execução do projeto. Assim como na área da saúde em que precisamos de médico nos hospitais, é fundamental a presença do arquiteto ou engenheiro civil para a boa gestão e planejamento técnico da reforma”, destaca Felipe.

Etapa de Planejamento:

Primeiramente, para a segurança de todos e do empreendimento, quem vai reformar o apartamento precisa apresentar ao síndico ou gestor condominial alguns documentos. É importante lembrar que cada prédio tem suas exigências específicas. Entretanto, obrigatoriamente, é necessário que o proprietário junto ao arquiteto ou engenheiro responsável apresente:

  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)* assinada por um engenheiro ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT)* assinado por um arquiteto;
  • Planta e o plano de reformas com as alterações que serão realizadas;
  • Cronograma detalhado sobre o que será feito e os prazos;
  • Lista de funcionários que terão acesso ao local.

* Os documentos são uma espécie de selo de garantia de que o serviço será prestado por um profissional habilitado e atesta que ele se responsabiliza pelo projeto.

Aprovação do projeto:

Agora, o gestor do prédio irá avaliar se a obra realmente não coloca os moradores ou a estrutura em risco. Caso aprovado, os documentos são arquivados e o profissional deve fiscalizar a execução para garantir que tudo esteja sendo realizado conforme acordado.

Iniciando a reforma:

Geralmente, as obras começam pela demolição. Sem dúvidas, essa é a etapa que gera mais transtornos por conta da poeira e do barulho. “Em alguns casos, mesmo dentro do horário permitido, os vizinhos podem interromper. Principalmente, com o aumento das atividades em home office nos últimos anos. A melhor solução, sobretudo, é entrar em um acordo de forma amigável e respeitar os limites”, afirma o arquiteto.

Felipe conta ainda que outro ponto de atenção é com o descarte de entulhos. “Devemos avisar com antecedência a retirada dos escombros. Existe toda uma questão de logística e planejamento para não interferir em outras atividades do condomínio. Portanto, converse com o síndico e, certamente, ele indicará o melhor dia e horário para fazer a remoção”, explica.

Saco Para Entulho Atlas

Materiais de construção:

Do mesmo modo, acontece com a entrega dos materiais de construção. “Para isso também é necessário se antecipar e comunicar à administração do prédio. Em suma, podemos afirmar que a organização e o planejamento são os grandes segredos da reforma de um apartamento”, diz. Nesse sentido, se você está em busca dos melhores preços, condições de pagamento e agilidade na entrega, a Chatuba tem a solução para você!

Impermeabilizante Sika Top 100 Cinza 18kg Sika

Argamassa Interno Cinza Para Porcelanato e Cerâmica 20kg Quartzolit

Porcelanato Triunfo Padua Acetinado 60x60cm

Rejunte Branco Weber Color 1kg Quartzolit

Cimento CPIII 25kg Votoran

Finalizando a obra:

Por fim, antes de dispensar a equipe, há alguns serviços adicionais que devem ser realizados. “Primeiramente, precisamos fazer um checklist de qualidade. Em outras palavras, realizamos uma revisão da obra no apartamento para avaliar possíveis falhas que precisam de reparos. Em seguida, quando tudo estiver de acordo, enviamos um termo de encerramento para o síndico, assinado pelo arquiteto ou engenheiro responsável”, finaliza Felipe.

Gostou das dicas?

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio. Conte com a gente!

Os produtos estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Acabou a obra e é hora da limpeza: confira cinco passos com dicas e cuidados que você precisa ter neste momento

Construir do zero requer planejamento! Confira o guia completo para o sucesso na execução da obra

Reformar ou construir? Conheça os 3 erros que podem ser evitados na hora de desenvolver um projeto

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM