Tinta látex PVA ou tinta acrílica? Entenda quando usar cada uma

80184 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Para quem não tem conhecimento técnico, decidir qual a tinta ideal para pintar a casa se torna uma tarefa um tanto complicada. Sem o auxílio correto, erros podem ocorrer e o que deveria ser a satisfação de ver a casa de cara nova, se torna arrependimento. Pensando nisso, a Chatuba preparou um conteúdo exclusivo explicando a diferença entre tinta látex PVA e tinta acrílica. Você sabe quando usar cada uma? Aprenda agora!

Tinta látex PVA

tinta látex PVA Sunivil

A tinta látex PVA é ideal para tetos e paredes. Ela é a escolha de muitos brasileiros que precisam pintar a parte interna de suas residências. O nome PVA vem da substância utilizada para fabricação da tinta látex, o Acetato de Polivinila. Essa tinta é solúvel em água, sendo uma das prediletas entre os pintores. Por conta desse fato, caso respingue em algum lugar, basta que o local seja lavado com água para remover os fragmentos de tinta. Outro fator interessante sobre a tinta látex PVA é que ela deve ser limpa apenas com um pano úmido, jamais lavada. Seu acabamento é excelente e possui secagem rápida, além de não ter o cheiro forte encontrado em outras tintas e não ser inflamável.

O lado controverso é que a tinta látex PVA não é tão resistente quanto a tinta acrílica. Por isso, não é indicada para locais úmidos ou que possam sofrer ação de chuva, já que não oferece impermeabilidade.

Tinta acrílica

tinta acrílica criativa Sunivil

A tinta acrílica, assim como a tinta látex PVA, também deve ser diluída em água e possui secagem rápida. A diferença entre ambas é que a tinta acrílica possui resinas acrílicas em sua fórmula, o que faz com ela seja altamente impermeável, tornando-se ideal para pintura de áreas externas. Além disso, ao contrário da tinta citada anteriormente, sua composição também faz com que ela seja uma boa opção para áreas molhadas. E uma curiosidade interessante: ela pode ser lavada!

O acabamento da tinta acrílica costuma ser mais brilhante que da tinta látex PVA, mesmo na sua versão fosca. Por isso, preste atenção a qual acabamento você deseja antes de fazer a compra.

Látex PVA ou acrílica: encontre na Chatuba!

Na Chatuba você encontra as melhores opções de tintas do mercado, seja látex PVA ou acrílica. Contamos com as melhores marcas e os melhores preços! Não perca tempo e vá até uma de nossas lojas de materiais de construção aproveitar o Mega Saldão Limpa Estoque. Ofertas válidas somente até o dia 28/01/2020, enquanto durarem nossos estoques.

Na compra de uma Tinta PVA Clássica Balde 20L Branca Suvinil, você ganha um Kit de Pintura com 3 peças Atlas (Cód: 29777). Aproveite o maior saldão de materiais de construção.

Em nosso blog, leia outros artigos sobre tintas que já foram ao ar. São eles:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM