Quer saber como preparar a parede para a pintura? Confira o guia completo para o sucesso na execução do projeto

420 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Você já acompanhou aqui no blog em outras publicações que a escolha da cor interfere diretamente na estética dos ambientes, certo? O que ainda não conversamos é sobre a importância de preparar a parede para a pintura.  Afinal, é isso que garantirá que a tonalidade escolhida se mantenha bonita por muito mais tempo e o aspecto visual dos espaços fique impecável. Portanto, se você está iniciando na carreira de pintor, saiba que para obter um resultado profissional é preciso ficar atento a diversos pontos, que vão além da aplicação da tinta nas superfícies. Ficou preocupado? Então calma, pois a Chatuba trouxe um especialista para te ajudar nessa missão! Conversamos com o Rodrigo Ribeiro, proprietário da Detalhe Drywall, empresa carioca do ramo de pintura e drywall residencial/ comercial. Confira!

“Antes de mais nada, é importante ressaltar que o mercado vem passando por uma série de transformações e não podemos ficar de fora. Isso vale para pintores iniciantes e até mesmo aqueles com experiência consolidada. Nesse sentido, os profissionais precisam estar em constante evolução, conhecendo novas técnicas, ferramentas e produtos que possam aprimorar cada vez mais o nosso trabalho”, afirma Rodrigo.

Whatsapp Image 2022 04 14 At 19.33.07

1.Repare as imperfeições:

Cada caso é um caso, portanto, vá pessoalmente ao local e faça uma avaliação completa da parede que será pintada antes de passar o orçamento do serviço. “O profissional só poderá ter uma ideia da dimensão do trabalho após uma análise da superfície. Dessa forma, se existir alguma irregularidade de pequena proporção, como pequenas fissuras ou buracos, podemos identificar e tratar antes da etapa de pintura”, destaca Rodrigo, que reforça: “É preciso atenção em caso de problemas maiores, como infiltrações, umidades ou rachaduras. É fundamental acionar um engenheiro civil para estudar outros aspectos da estrutura”, explica.

Produtos que auxiliam nessa etapa:

Fundo Preparador Base Água 3,6L Suvinil

“O fundo preparador funciona como um verdadeiro coringa no processo de preparar a parede para a pintura. Resumidamente, ele tem como principal função fixar as partículas e pode ser utilizado quando a parede está esfarelando, descascando ou, até mesmo, com fissuras”, revela.

Fundo Preparador

Selador Acrílico 3,6L Suvinil

O selador acrílico é essencial para preparar as paredes antes que recebam a tinta. “Ele tem a função de preencher as áreas que são mais porosas, muito comuns em ambientes novos. Vale destacar que é preciso respeitar o tempo de 30 dias da secagem do emboço, antes da aplicação do selador. Em síntese, ele garante a absorção correta da tinta, proporcionando melhor acabamento e, ainda assim, o rendimento do produto”, afirma.

Selador Acrílico

Massa Corrida Branco 25kg Coral

“Em seguida, a massa corrida é indispensável para que o acabamento fique bonito, liso e uniformizado. O produto também contém propriedades que ajudam a selar e oferece a grande vantagem da redução no consumo de tinta”, diz.

Massa Corrida

2.Lixe a superfície:

Depois desses passos, você pode começar a lixar as paredes! Em suma, essa etapa serve para deixar a superfície nivelada e com a textura uniforme. Lembre-se de limpar o local com um pano úmido e esperar até que seque totalmente.

Suporte Plástico Meia Lixa AT100/4 Atlas

Suporte plástico para lixa

Lixa Para Massa 800-100 Tigre

Lixa para paredes

3.Faça a pintura:

Com as paredes prontas, finalmente, chegou o momento de aplicar a tinta. Acima de tudo, é importante seguir as instruções do fabricante com relação à diluição e tempo de espera entre uma demão e outra. Todas essas informações estão no rótulo do próprio produto.

Kit Pintura 7 Peças Atlas

Kit pintura

Tinta Acrílica Muda Fácil Gelo Fosco 18L Glasu

Tinta Acrílica Muda Fácil Glasu

Gostou das dicas?

Os produtos que te ajudam a preparar a parede para a pintura estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos interessantes para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler outros conteúdos relacionados a este assunto em nosso blog, acesse os links:

Pensou em pintar a casa, mas não sabe a quantidade de tinta necessária? Confira como fazer o cálculo por metro quadrado!

Veja como fazer a pintura geométrica na parede de casa

5 ideias para usar o cimento queimado na decoração

Créditos da foto em destaque:

https://br.freepik.com/fotos-premium/estucador-em-vestuario-de-trabalho-alisando-a-superficie-da-parede-do-edificio-dentro-de-casa_19702501.htm#query=lixar%20parede&position=14&from_view=search

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM