Conheça os tipos de fios e cabos elétricos

1214 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Ter conhecimento sobre os elementos de uma instalação elétrica é fundamental para garantir conservação e segurança na estrutura da casa. Afinal, compreendendo quais são os tipos de fios e cabos elétricos e as suas particularidades, fica mais fácil reconhecer problemas. Dessa forma, você economiza durante o conserto e evita acidentes graves como os incêndios por falhas na fiação.

Por esse motivo, a Chatuba elaborou este artigo com tudo sobre os tipos de fios e cabos elétricos. Aqui você entenderá qual a importância desses itens e as suas características. O nosso objetivo é que você tenha facilidade para preservar a sua casa e saiba o momento certo de realizar manutenções e trocas de equipamentos.

Tipos de fios e cabos elétricos: o que você precisa saber?

Diferença entre cabo e fio

A dúvida sobre a diferença entre os tipos de fios e cabos elétricos é muito comum. Essa confusão pode ser muito problemática no momento da compra, pois é possível que a aquisição incorreta seja feita. Mas, mesmo que essa incerteza seja habitual, a distinção entre os dois itens é simples.

Basicamente, os fios são rígidos e constituídos de um único filamento. Já os cabos são flexíveis e compostos por inúmeros filamentos. Esse aspecto proporciona mais elasticidade e facilidade de manuseio, o que pode facilitar muito o processo de instalação.

A capacidade de corrente dos dois é semelhante. Ou seja, a única diferença entre eles é a maleabilidade. Portanto, a escolha entre um deles deve ser feita de acordo com a necessidade do local.

Tipos de fios

conhecimento sobre os tipos de fios e cabos elétricos

Esse material de construção é caracterizado pela sua rigidez, por isso não há muita versatilidade nas opções disponíveis no mercado. Sendo assim, o fio rígido é composto por cobre e PVC 750V, que são responsáveis por isolar a tensão elétrica. Assim, a eletricidade não é transferida para outros materiais.

Esse utensílio não pode ser dobrado, pela alta probabilidade de rompimentos. Se isso acontecer, a corrente elétrica será interrompida e os prejuízos dessa ação são altos. Por causa desse aspecto, os fios rígidos são mais usados em residências e pequenos reparos, que não exijam flexibilidade. Você pode utilizá-lo para instalar ventilador de tetoaquecedor de água ou tomadas.

Tipos de cabos

tipos de fios e cabos elétricos coloridos

Os cabos são mais versáteis, podendo ser encontradas diversas versões no mercado. Eles também são fabricados com cobre e isolados em PVC para garantir mais segurança. Eles podem ser utilizados nas mais diversas instalações, desde as residenciais até as industriais.

Para escolher o cabo de forma correta, saiba que quanto maior a espessura do PVC, maior a capacidade de isolação térmica. Geralmente, os tipos mais usados são 750V e 1000V.

Por esse motivo, cabos de alta espessura são mais usados em instalações industriais, por serem mais complexas.

É possível dividir as opções de cabos flexíveis entre duas: Cabo PP e Cabo Paralelo. O cabo PP possui alta flexibilidade e variedade de utilização. Eles possuem duas capas de PVC, ficando posicionadas uma dentro da outra. Eles também são bem resistentes, com revestimentos de cor preta ou branca. As medidas podem chegar até 10mm².

Já os cabos paralelos são mais indicados para instalações mais simples. Isso acontece porque eles têm uma espessura que varia entre 2×0,5mm² e 2xamm². Geralmente, eles são usados para a instalação de abajures, lustres e outros objetos mais portáteis.

Cuidados necessários

É fundamental ter o acompanhamento de um profissional durante o processo de compra. Caso contrário, é possível que seja feita uma escolha inadequada, que pode causar riscos. É importante também que as especificações de metragem sejam seguidas com rigidez, de acordo com o projeto ou residência.

Lembre-se também que toda instalação elétrica possui um limite de uso, por conta do desgaste natural dos cabos e fios. Por isso, procure sempre pessoas habilitadas para realizar a checagem da sua fiação e faça a substituição sempre que necessário. Fique também atento a possíveis sinais de aquecimento, pois ele é um indicador de sobrecargas.

Se você gostou de conhecer os tipos de fios e cabos elétricos e precisa adquirir esse material, conheça a Chatuba. Somos uma loja de material de construção experiente e com um quadro de profissionais qualificados. Em nossas unidades você encontra cabos flexíveis, ideais para qualquer tipo de instalação.

Além disso, possuímos um vasto acervo de produtos para suprir todas as suas necessidades. Visite uma de nossas lojas e confira de perto a qualidade do nosso trabalho!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM