Dicas para instalar ventilador de teto

2977 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Mesmo durante dias frios, o ventilador é uma ferramenta indispensável na casa de brasileiros. O motivo disso são as altas temperaturas do país durante a maior parte do ano. Além disso, ele é muito mais acessível e prático do que o ar condicionado, se tornando muito útil para quem deseja cortar gastos. Por isso, pode ser muito benéfico saber como instalar ventilador de teto para ganhar ainda mais autonomia e economizar.

A Chatuba reuniu dicas importantes para auxiliá-lo no momento de instalação do aparelho. Entretanto, é necessário ressaltar que se você não possui a segurança necessária para fazer o procedimento, procure um especialista no assunto.

Faça você mesmo: instruções para instalar ventilador de teto

Instruções para instalar ventilador de teto

Cuidados iniciais

Antes de começar o processo de instalar ventilador de teto, é imprescindível se atentar a alguns fatores, como o desligamento da energia na caixa de força. Essa ação irá evitar choques e curtos-circuitos, o que irá tornar o processo muito mais seguro. Também é importante fazer a identificação do fio terra, fio neutro e fio fase, já que a cor deles nem sempre pode estar de acordo com o padrão.

Também é necessário evitar segurar o ventilador apenas pelos fios. Dessa forma, as chances de danificá-los ou deixar o ventilador cair é muito menor. Outro fator que previne quedas é a checar quanto o teto suporta de peso, geralmente a carga sustentada é em torno de 25 kg, mas é sempre mais seguro ter certeza desse número. O aparelho deve sempre ter uma altura mínima de 2,3 metros e pelo menos 0,5 m de distância das paredes.

Materiais necessários

Você irá precisar de um passa fios, trena, parafusos e buchas, furadeira, fita isolante, escada, chave de fenda, chave philips, multímetro, alicate universal e descascador de fios. Você também terá que usar cinco fios para ligação da chave de energia com o ventilador. Dois são utilizados para o motor, um para o fio terra e mais dois para a lâmpada.

Sempre olhe as condições dos fios antes de iniciar o procedimento e só dê continuidade se estiver tudo de acordo. Se algum desses fios não estiver em bom estado, você pode passar um fio paralelo, da parede até o teto. O passa fio é uma importante ferramenta para facilitar essa ação.

Montagem

Para instalar ventilador de teto, o manual de instrução é o suficiente para ajudá-lo. Prefira deixar a montagem de lâmpadas para o momento de finalização de todo o processo.
Feito isso, passe todos os fios pelo cano de inox, conhecido como niple. Esses fios devem passar por dentro da haste, saindo da base. Depois, fixe o motor e a haste, deixando uma abertura maior para o lado dos fios. Após prender o pino de fixação, passe o fio do motor e soquete pela haste e depois coloque o pino de segurança.

Fixação no teto

As buchas e os parafusos serão necessários aqui para colocar o suporte no teto. O ventilador deverá ficar preso nesse suporte. É importante não prender completamente o equipamento, deixando espaço para movimentos durante o uso.

Ligação dos fios

Agora é necessário conectar os fios do teto. Ligue o fio fase preto da lâmpada, o fio fase vermelho do motor e o fio fase vermelho de rede. Lembre-se de que a rede deve ser 127V. Ligue o retorno preto da lâmpada ao retorno preto da chave controle. Após isso, basta conectar o fio de exaustão aos fios brancos de ventilação do motor e depois ao capacitor. É possível utilizar fita isolante nesse procedimento.

Chave de controle

A chave de controle substituirá o interruptor. Para fazer isso, é necessário conectar a chave de controle ao retorno da lâmpada. Conecte também os fios da chave de controle ao motor.
Já o fio vermelho, de alimentação, vai com a rede elétrica. A fita isolante também tem muita utilidade nesse passo.

Toques finais

O último procedimento para instalar ventilador de teto é o encaixe das lâmpadas. Aproveite esse momento também para fazer as medições necessárias e se certificar de que tudo está no lugar e na distância correta, para evitar acidentes. Após isso, é só aguardar o verão chegar e aproveitar!

Aqui na Chatuba Materiais de Construção você encontra ventiladores de qualidade e outros materiais de construção. Se você tem interesse em conhecer o nosso trabalho, temos atualmente seis sedes em todo o Rio e também realizamos entregas na área. Aproveite para fazer negócio com a loja de materiais de construção líder no mercado.

Links úteis:
materiais de construção
material de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM