Você está preparado para fazer pequenos reparos em casa?

1506 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Se você já enfrentou problemas com mofo, produto queimado por conta da voltagem diferente, chuveiro ou torneira pingando e outros, provavelmente já se estressou. Você sabia que nem sempre é necessário contratar um profissional para resolver situações corriqueiras? A Chatuba separou algumas dicas para quem deseja saber quais pequenos reparos podem ser feitos em casa sem muitas complicações.

Dicas de pequenos reparos

Antes das dicas, saiba que não estamos dispensando a fundamental importância de profissionais. Algumas situações, como problemas com o gás, são designadas somente a quem entende do assunto e conseguirá resolver sem ocasionar danos à estrutura da residência e para as pessoas envolvidas. Porém, nós sabemos da atual situação financeira de muitas pessoas e alguns serviços não demandam tanta qualificação, apenas dedicação e boas ferramentas em mãos. A Chatuba respeita e valoriza todos os profissionais e também almeja ensinar aos seus clientes métodos rápidos, práticos e baratos de ter uma casa funcional.

Casa

pequenos reparos na parte hidráulica da casa

Conhecer a casa é essencial para saber de tudo que ela precisa. Já falamos aqui sobre a melhor época para fazer obra em casa, mas alguns pequenos reparos podem ser feitos independentemente do momento. Você pode tapar buracos na parede provenientes de quadros e prateleiras retirados ou quaisquer tipos de furos. Para isso, aplique massa corrida com espátula e depois de três horas secando, iguale a área com lixa fina.

Outro tipo de pequenos reparos são as repaginadas que sempre são necessárias para melhorar o astral da casa. Colocar papel de parede ou fazer uma pintura geral dos ambientes pode ser fundamental para dar uma cara nova ou renovar o que já foi feito. Lembre-se de proteger os pisos e rodapés para não serem danificados e de escolher a tinta correta, se é úmida, externa, interna e etc.

Parte elétrica

É extremamente importante conhecer a voltagem de cada tomada da casa. Na caixa dos disjuntores, estão as divisões da rede elétrica interna. Portanto, entenda também o que é responsável por fornecer energia para cada cômodo da casa. Tendo essa noção, você consegue identificar os pontos corretos para ligar eletrônicos (e evitar que queimem) e também da garantia da segurança em caso de pane em um dos setores divisores da eletricidade.

Falando sobre eletricidade, na Chatuba você encontra o chuveiro elétrico ideal para sua casa. Nada melhor que manter a higiene em dia e recarregar as energias. Em uma de nossas lojas, você pode adquirir o chuveiro de mais alta qualidade, durabilidade e funcionalidade que se adequa às suas necessidades de consumo.

Ainda sobre eletricidade, é possível também fazer uma boa economia financeira e para o meio ambiente ao economizar luz com as lâmpadas de LED encontradas na Chatuba. É possível encontrar versões em várias voltagens, cores, temperaturas e valores. Ao se tratar de pequenos reparos, a substituição deste tipo de lâmpada ocorre com menos frequência.

Parte hidráulica

Uma avaliação também deve ser feita com o registro de água. Se a sua casa dispuser de uma planta hidráulica, estude-a. Com isso, você evita futuros acidentes ao furar paredes e atingir algum cano, por exemplo. Você consegue estancar o fluxo da água ao ter conhecimento do estado do registro.

Outros pequenos reparos importantes na parte hidráulica são as manutenções em torneiras, que podem vazar. Se for observado um desempenho ruim e inconversível, o jeito é fazer a substituição. Existe um processo específico para instalar torneira, mas com dedicação e precaução, torna-se fácil.

Para dar um fim aos problemas com entupimento de pia, desenrosque o copo do sifão na parte de baixo. Remova tudo o que estiver impedindo a passagem da água, limpe o encanamento, copo e recoloque-o no sifão. Pia entupida causa dor de cabeça nas pessoas e alguns pequenos reparos podem resolver esse problema.

dicas de pequenos reparos

Limpeza e ventilação

Quem tem alergia ou simplesmente se incomoda com o mofo, a primeira solução é melhorar a ventilação do ambiente. A limpeza pode ser considerada como pequenos reparos diários. Portanto, lembre-se de manter todos os cômodos limpos. Invista nos cantinhos quase inacessíveis e móveis, armários e cortinas pesadas. Com um pano encharcado na solução de sabão em pó, cloro e água sanitária, limpe as paredes. São métodos práticos a serem aplicados ao cotidiano.

Se você busca por uma boa ventilação, na Chatuba você encontra janelas de ótima qualidade que proporcionam a circulação natural no ambiente e ventiladores potentes. Você mesmo pode instalar ventilador de teto e cuidar dos pequenos reparos em sua manutenção.

Caixa de ferramentas

Assim como a mala de itens de primeiros socorros, ter à disposição uma caixa de ferramentas em casa é essencial na hora de fazer pequenos reparos. São essenciais:

– chave de teste para verificar a existência de corrente em tomada ou quaisquer pontos com suposta corrente elétrica;
– alicate universal;
– alicate de bico fino para manusear as pontas de fios;
– chave de fenda para parafusos;
– chave de grifo para canos, porcas e parafusos;
– fita isolante para fios desencapados;
– fita veda rosca para canos de água;
– lanterna.

Dicas úteis

– Nunca dispense equipamentos de proteção como óculos e luvas;
– utilize a ferramenta indicada para cada reparo;
– faça as atividades sem pressa. As que possuem processo rápido acontecem de forma natural. Na correria, algum procedimento pode ser esquecido e ocasionar em grandes problemas posteriores;
– mexer com corrente elétrica não é para qualquer um. As dicas anteriores não envolvem operações de grande risco, mas mesmo assim é preciso ter atenção redobrada. Não se arrisque caso não tenha confiança em determinado processo. Chame um profissional.

Saiba com quem contar

Saiba como fazer pequenos reparos

Os pequenos reparos podem ser resolvidos de forma fácil, prática e barata. Nas lojas Chatuba você encontra materiais de construção das melhores qualidades para sua residência. Faça-nos uma visita e conheça os mais de 50 anos de experiência no mercado. Contamos com profissionais qualificados para te indicarem o que mais corresponde às suas necessidades. Navegue pelo nosso site e entre contato por meio do formulário para mais informações.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM