Quais são os tipos de impermeabilização de telhados?

2880 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

A impermeabilização é considerada uma das principais formas de combater infiltrações. Para isso, o mercado oferece diversos tipos de impermeabilização de telhados para que todos os materiais sejam contemplados. Assim, o cliente não será mais obrigado a ter que conviver com doenças respiratórias e demais problemas que esse mal pode ocasionar. Pensando nisso, a Chatuba Materiais de Construção preparou este artigo com alguns modelos! Boa leitura!

5 principais categorias de impermeabilização de telhados

A impermeabilização consiste na cobertura de um material, seja esse de base de cimento ou não, para impedir a passagem de água e sujeira. Em geral, é feita em regiões que tenham contato com a parte externa de um ambiente para impedir que rachaduras permitam a passagem desses materiais. Por conta disso, aplicar impermeabilizantes também resulta em uma forma de evitar a criação de mofo, causador de doenças alérgicas.

Os impermeabilizantes podem ter origem natural, sintética, orgânica e inorgânica. É fundamental que o produto escolhido seja aplicado de acordo com o material ao qual se destina. Além disso, em sua administração é preciso seguir as recomendações feitas pelo fabricante.

Com a finalidade de garantir a impermeabilização de telhados, na sequência separamos alguns modelos de impermeabilizantes que podem ser utilizados. Veja quais são eles!

1 – Manta asfáltica

A manta asfáltica é um dos tipos de impermeabilização de telhados mais comuns no Brasil. Ela é composta por material asfáltico modificado. Isso quer dizer, em outras palavras, que elementos como plastômeros e elastômeros fazem parte de sua composição. Eles são muito importantes para que ela ganhe resistência e, também, possa se tornar elástica. Um fator a destacar, nesse sentido, é que tal qual o asfalto, a manta asfáltica possui resistência aos raios UV, o que aumenta seu tempo de vida útil.

A comercialização da manta asfáltica é feita em rolos que têm larguras que giram em torno de 1 m de largura por 10 m de comprimento. Já a espessura pode sofrer variação de acordo com a especificação do produto, entre 3 a 5 mm. Logo, essas questões são definidas previamente, ainda durante o tempo de fabricação.

Para a aplicação desse tipo de impermeabilizante, são necessárias algumas ferramentas. A seguir, separamos uma lista com as principais:

  • luvas de borracha;
  • maçarico;
  • masseira;
  • óculos de proteção;
  • rolo de pintura;
  • trincha;
  • colher de pedreiro;
  • desempenadeira;
  • estilete.

tipos de impermeabilização de telhados: manta asfáltica

2 – Emulsão acrílica

O segundo dos tipos de impermeabilização de telhados é a emulsão acrílica. Para que tudo ocorra bem, é importante que o telhado tenha o caimento estável para impedir que possa ser feita a formação de poças d’água e lâminas. Isso cabe ao fato do excesso de água sobre a tinta acrílica poder comprometer a função do material.

Uma das principais características da emulsão acrílica é a fácil aplicação do produto e a facilidade de ser encontrado no mercado. Vale destacar que as demãos devem ser seguidas de acordo com a orientação feita pelo fabricante. O tempo de secagem completa costuma durar em torno de 72 horas.

3 – Manta aluminizada

A manta aluminizada, assim como a manta asfáltica, que tratamos anteriormente, pode ser encontrada em rolos no mercado. No entanto, sua diferença cabe ao fato de apresentar cobertura com película de alumínio. Essa condição faz com que ela possa oferecer maior resistência a tempestades.

Antes de iniciar a aplicação da manta aluminizada, é preciso que seja feita uma boa limpeza do local. Assim, deverá ser realizada a retirada de qualquer tipo de sujeira, a exemplo de graxas, areia, pó e mais.

A fim de garantir que a casa fique segura, a manta aluminizada é indicada para ambientes com pequenas dimensões.

4 – Manta ardosiada

Em quarto lugar dentre os tipos de impermeabilização de telhados está a manta ardosiada. Da mesma maneira que os tipos de mantas asfáltica e aluminizada, a ardosiada é vendida em rolos. Seu diferencial está presente nas pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos que aumentam sua capacidade de resistência. A impermeabilização de telhados com manta ardosiada também oferece diferentes opções de cor. Assim, a combinação poderá ser realizada de acordo com o cliente.

Nesse sentido, se destaca, que a recomendação deste modelo de impermeabilizante é feita para locais onde o telhado tenha inclinação menor ou igual a 30%.

5 – Borracha líquida

Como já abordamos diversos tipos de impermeabilização de telhados, não poderíamos deixar de falar a borracha líquida. Ela funciona como uma película protetora para telhas.
Em telhas partidas, a borracha líquida pode servir como uma espécie de cola entre as partes. Sua aplicação deve ser feita com a primeira demão apenas sobre o local que precisa de colagem, já a segunda sobre toda a telha para obter acabamento uniforme.

Em fissuras que tenham mais de 2 mm, é preciso ter mais cuidado. Antes de iniciar a aplicação de borracha líquida nessas, será fundamental o uso de massa acrílica para restaurar os danos. Assim, ao final do processo, a telha ficará completamente impermeabilizada.

imagem de telhado

A Chatuba Materiais de Construção é uma loja de material de construção onde você pode encontrar todos os tipos de impermeabilizantes! Em nosso blog, confira mais artigos exclusivos para enriquecer seu conhecimento a respeito desse e mais assuntos! Temas como a importância de escolher bem entre rejunte e argamassa e maneiras eficazes de aplicar sustentabilidade na obra estão lá!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM