Tubos e conexões soldáveis: conheça a técnica que traz praticidade para quem vai começar uma obra

5708 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Fácil de instalar e resistente. Definitivamente, tubos e conexões soldáveis ganham no quesito melhor custo-benefício! Unidos por meio de adesivo plástico, em síntese, seu uso é mais indicado para instalações permanentes e podem ser utilizados em todos os tipos e padrões de obra: residenciais, comerciais e industriais. Ficou interessado sobre a técnica? Se você está iniciando na carreira de bombeiro hidráulico, saiba que para obter um resultado profissional é preciso ficar atento a diversos detalhes. Para te ajudar nesse assunto, a Chatuba convidou o gestor de obras Hélio Paulino, que também é influenciador digital e proprietário da HP Construções, uma empresa carioca do ramo de reformas e construções. Confira!

Hélio Paulino

“A instalação hidráulica é um dos momentos mais importantes de uma obra. Afinal, é nessa etapa que ocorre a construção de todos os sistemas de abastecimento e distribuição de água do imóvel. Ocasionalmente, quando esse processo não é realizado da maneira indicada, alguns problemas e patologias podem surgir em sua construção. Portanto, todo cuidado é pouco para que você possa entregar um projeto totalmente funcional aos seus clientes”, afirma.

1.Soldagem a frio:

Antes de mais nada, você irá precisar de uma cola específica para promover a união de tubos e conexões por meio da técnica de soldagem a frio. “Para realizar a aplicação, é necessário lixar a superfície utilizando uma lixa de 100. Em seguida, limpe com a solução preparadora para eliminar as impurezas. Por fim, distribua uniformemente o adesivo plástico e encaixe as extremidades”, explica.

Solução Preparadora Frasco 1L Tigre

Solução Preparadora Tigre

2.Tubos de PVC:

Sem dúvidas, o Policloreto de Vinila (PVC) ainda é o material mais utilizado para a fabricação de tubos e conexões utilizados nas instalações hidráulicas residenciais. “Sobretudo, são indicados para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20°C. A linha soldável tem função de interligar o fornecimento de água até os pontos de uso. Além disso, é leve, de fácil manuseio e apresenta uma boa durabilidade”, revela.

Tubo Soldável 20MM 6M Amanco

Tubo Soldável Amanco

3.Joelho:

O joelho é uma conexão indispensável na construção ou reforma de residências, comércios e indústrias. “Primeiramente, ele é responsável pela mudança na direção da tubulação de água fria e pode ser encontrado com as curvaturas de 45° ou 90° graus. Em outras palavras, por possuir uma curva curta e ângulos retos, é indicado para terminais de água, com baixa pressão, como chuveiros e torneiras”, diz.

Joelho 90° Soldável 60mm Tigre

Joelho Soldável Tigre

4.Curva:

“Por outro lado, a curva é mais comprida do que o joelho, o que permite a passagem de água em alta pressão. Dessa forma, ela é indicada para pontos de distribuição hidráulica que não podem sofrer perda de pressão. Esse modelo também pode ser encontrado com curvaturas de 45° ou 90° graus”, compara.

Curva 90° Soldável 25mm Tigre

Curva Soldável Tigre

5.União:

“A união é indicada para unir tubos em locais que possam exigir futura manutenção da rede hidráulica, como: motores, bombas hidráulicas, bebedouros, entre outros. Esse modelo da Amanco possui rapidez na execução e solda com adesivo plástico extraforte”, recomenda.

União Soldável 20mm Amanco

União Soldável Amanco

6.Válvula de retenção:

Primordialmente, a válvula de retenção em PVC é usada em sistemas de irrigação e gerenciamento de água. “Em suma, ela impede que o fluído retorne protegendo as instalações hidráulicas. Na hora de escolher o modelo é importante saber para qual será o seu uso. Por exemplo, as peças produzidas em PVC são resistentes à corrosão e não suportam o fluxo de água quente por conta de seu material”, finaliza.

Válvula de Retenção Soldável 25MM Tigre

Válvula de Retenção Soldável Tigre

Gostou das dicas?

Os produtos estão disponíveis em todas as sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler outros conteúdos relacionados a este assunto em nosso blog. Acesse os links:

Principais vantagens dos tubos em PVC

Extensões hidráulicas: o que é preciso saber sobre tubos de esgoto?

Você sabe o que são materiais hidráulicos?

 

Créditos da foto em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pvc’>Pvc foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM