Extensões hidráulicas: o que é preciso saber sobre tubos de esgoto?

3375 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

As extensões hidráulicas de esgoto são fundamentais em residências e ambientes comerciais. Elas garantem que os resíduos locais sejam destinados ao descarte correto fornecido pela companhia que é responsável por tratá-los na localidade. Visto isso, é importante conhecer os principais cuidados e qual produto escolher para ter uma tubulação de esgoto de qualidade. Prossiga a leitura e veja isso e muito mais!

Existe diferença entre as extensões hidráulicas?

As extensões hidráulicas de esgoto se diferenciam das demais. Isso é, enquanto os tubos que devem ser aplicados para água podem ser de coloração marrom ou branca, por exemplo, os de esgoto são sumariamente brancos.

Além disso, em uma instalação hidráulica, onde o trabalho é realizado com o apoio da gravidade, o tubo marrom, de água fria, exerce o regime forçado. Em outras palavras, a pressão imprimida sobre ele incide pressão nas paredes. Por essa razão, elas são mais reforçadas, com espessura maior do que comum. Assim, evita-se problemas de estouros ou rachaduras.

Em oposição, as tubulações brancas, reservadas ao esgoto, desempenham o regime livre. Neste, a tubulação não fica totalmente cheia. Tal fator diminui a possibilidade do aparecimento de pressão dentro do cano. Portanto, as paredes têm a capacidade de serem mais finas.

Quais são os cuidados para conservar as tubulações de esgoto?

1- Troca de joelhos por curvas curtas

tubos de esgoto e extensões hidráulicas

Um dos erros mais comuns em extensões hidráulicas de esgoto é usar joelhos de menor proporção entre os canos que fazem a ligação até a central. Em geral, eles são os principais causadores de entupimentos e aumento de pressão dentro da tubulação. Isso se dá em detrimento do acúmulo de sujidades entre os canos.

À vista disso, a troca dos joelhos por curvas curtas em instalações onde o uso é mais corriqueiro, a exemplo de vasos sanitários, torna-se uma ótima opção. Com elas, as tubulações tendem a ter uma melhor performance e manutenção mais estendida.

2- Evite o uso de arames para o desentupimento

Por vezes as tubulações de esgoto podem apresentar entupimento. Nestes momentos é comum fazer uso de materiais mais resistentes para forçar a descida do resíduo que impede a passagem d’água. Contudo, o recomendado é evitar arames ou outros produtos cortantes para produzir esta ação. Lembre-se que estes poderão romper a parede das extensões hidráulicas e, assim, originar um problema ainda maior.

3- Mantenha as válvulas em bom estado

As válvulas de retenção são responsáveis por permitir que o deságue do esgoto seja feito na galeria correta e bloquear o retorno deste material para a área interna da casa. Em virtude dessas funcionalidades, mantê-las conservadas também contribui para que as tubulações de esgoto permaneçam com a pressão correta na área interior. Visto isso, tendem a demorar mais tempo para apresentar danos.

Compre extensões hidráulicas na Chatuba!

Gostou do nosso artigo sobre as extensões hidráulicas? A Chatuba Materiais de Construção é referência na venda destes produtos! Em nossa loja você encontra tudo o que precisa para tornar sua obra completa pelo menor preço.

Não perca a oportunidade de aproveitar as ofertas que encontram-se em nosso encarte do Megafeirão Chatuba! As promoções estão válidas por pouco tempo, somente até 30/03/2020!

Veja também o conteúdo que já produzimos em nosso blog com temas semelhantes a este. Lá estão:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM