Principais vantagens dos tubos em PVC

1236 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Os tubos em PVC são considerados uma alternativa para os encanamentos de cobre, ferro e cloreto de polivinilo clorado. Em geral, eles podem ser encontrados como os principais componentes das conexões em todo o mundo. Isso acontece devido a uma das vantagens dos tubos em PVC que é a resistência física do plástico. Neste artigo, a Chatuba Materiais de Construção aborda as principais vantagens que podem ser encontradas nos tubos em PVC. Boa leitura!

Quais as vantagens dos tubos em PVC?

Os tubos em PVC têm como principal componente o policloreto de vinila. Esse material é conhecido popularmente pela sigla PVC. Ele consiste em um plástico que é formado a partir da junção de cloro e etileno. Dessa forma, não provém totalmente do petróleo e, por isso, não apresenta aspectos corrosivos em sua composição. A seguir, confira as principais vantagens dos tubos em PVC.

Tubos brancos dispostos em fileiras vantagens dos tubos em PVC

Preço

Tendo em vista que os tubos em PVC são formados por um material de fácil formação, no mercado eles são considerados a melhor representação de custo-benefício. Isso acontece devido ao fato da sua composição demandar poucos recursos naturais e energia frente às outras opções disponíveis. Por exemplo, o PVC apresenta menor resistência do que o cobre, por exemplo. No entanto, as peças em PVC possuem maior variedade, então a demanda por essas torna-se crescente. Uma consequência, dessa maneira, torna-se a diminuição do preço. Logo, o valor como uma das vantagens dos tubos em PVC resulta como uma forma de cortar custos durante a construção ou reforma.

Instalação facilitada

O segundo ponto sobre as vantagens dos tubos em PVC é a instalação facilitada. Isso ocorre devido ao fato do PVC ser um material possível de cortes. Dessa forma, é possível manipular a tubulação de acordo com a necessidade que se tem dentro da formação das conexões. Por exemplo, poderá ser possível encaixar uma pequena parte do PVC para completar a extensão de um outro encanamento. Além disso, em maioria possui fácil encaixe. Portanto, a instalação facilitada do PVC ocorre devido ao fato do material ser facilmente manipulado.

Profissional de obra realiza reparos nos tubos vantagens dos tubos em PVC

Menor custo com transporte

O terceiro ponto das vantagens dos tubos em PVC é o menor custo com o transporte. Ele decorre do fato do PVC ser um material leve e que, dessa maneira, possui transporte a longas distâncias facilitado. Assim, o transporte dos tubos em PVC pode ser realizado tanto em caminhões com carroceria aberta ou do tipo baú. Em suma, o custo com o transporte também estará associado ao modelo de carregamento escolhido.

Resistência

Como foi dito anteriormente, o PVC não é um material oriundo completamente do petróleo. Então, uma das principais vantagens dos tubos em PVC é resistência ao fogo. O plástico é considerado um isolante térmico e, com isso, dificulta a propagação de chamas. Desse modo, não representa risco de incêndio durante a instalação e nem depois dela. Por outro lado, outros modelos de instalação como o cobre precisam ser soldados durante o processo de instalação. Essa ação pode propagar gases tóxicos no local e a grande quantidade desses pode provocar combustão. Portanto, a instalação de cobre é capaz de aumentar o risco de corrosão e vazamentos ao longo da tubulação, enquanto o PVC não apresenta ameaças.

Onde encontrar os melhores encanamentos?

Gostou do artigo sobre as vantagens dos tubos em PVC? Você encontra todos os encanamentos de qualidade para sua obra ou reforma na Chatuba Materiais de Construção! Em nosso blog, veja artigos sobre como resolver problemas de infiltração de maneira simples, cuidados ao instalar caixa d’água e erros comuns em reformas hidráulicas. Confira em nosso site quais são as lojas mais próximas de você e não deixe de aproveitar as ofertas.

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM