Como resolver problemas de infiltração de maneira simples

3224 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Apesar de ser um problema comum, uma infiltração pode trazer muita dor de cabeça. Afinal, se o problema não for resolvido de maneira eficiente, pode acabar comprometendo toda a estrutura da sua parede e, consequentemente, trazer riscos à estrutura de toda a construção.
Neste artigo vamos te ajudar a descobrir qual é o tipo de infiltração da sua parede e quais as medidas você deve adotar para solucionar para de maneira simples, rápida e eficaz este problema. Confira:

Possíveis causadores de infiltração

Para resolver esse problema, o primeiro e mais importante passo é descobrir de onde vem a infiltração. Normalmente a infiltração acontece quando a parede em questão tem contato com alguma superfície úmida, que pode ser, por exemplo, o muro de um vizinho que passa umidade, uma encosta de terra, um cano quebrado, a água da chuva que cai diretamente na parede, ou até mesmo uma telha mal posicionada que joga água pra cima dessa parede.
Entretanto, independente da causa, uma coisa é certa: o problema precisa ser tratado ou então mais cedo ou mais tarde a estrutura dessa parede sofrerá corrosão.

Como resolver o problema da infiltração

Depois de identificar a fonte de umidade, veja as soluções mais adequadas a cada uma das situações:

  • Telhado: se você tem um telhado mal posicionado, onde a água que cai nele respinga diretamente na sua parede, ou simplesmente onde existem telhas quebradas, é hora de substituí-las ou posicioná-las de maneira correta, ou até mesmo instalar uma calha para que a água não afete mais a integridade da sua parede. Veja algumas opções de telhas e acessórios no site da Chatuba Materiais de Construção
  • Tubulações: canos corrompidos – quebrados e com vazamentos – são sempre os maiores causadores de problemas de infiltração. Para repará-los é preciso quebrar a parede e localizar o cano que está causando problemas, e então consertá-lo ou substituí-lo.  
  • Muro do vizinho ou encosta de terra: se o problema vem do muro do vizinho, converse com ele e peça para que tome providências, como impermeabilizar a estrutura da parede. Agora, se o problema é com uma encosta de terra, é preciso retirar toda a terra que toca a parede afetada pela umidade e aplicar um isolante na estrutura, com material específico.
  • Rachaduras: esteja sempre atento a rachaduras que surjam em suas paredes, pois elas criam uma abertura que facilita a passagem da água, causando problemas como mofo, por exemplo. Para reparar infiltrações vindas de rachaduras, é preciso trocar o reboco, embolsar, aplicar um impermeabilizante, e depois pintar sua parede com a tinta de sua preferência.

Como evitar infiltrações

Nem sempre é fácil se livrar dos problemas causados pela infiltração, mas, existem algumas recomendações que funcionam como medida preventiva. Por exemplo, ao construir, evite deixar sua parede encostada a paredes e muros vizinhos; ao levantar uma parede, faça um reboco bem feito; se a sua parede fica muito exposta à água da chuva, aplique um impermeabilizante.

Todas essas medidas preventivas devem ser tomadas desde o início da construção, porém, se uma infiltração surgir depois que a casa já estiver pronta, você já sabe como lidar com o problema de maneira simples. Lembre-se que o uso de materiais de construção de boa qualidade evita esses e tantos outros problemas, durante e após a construção. Por isso, sempre que precisar, visite a Chatuba, loja de material de construção, mais próxima de você!

Links úteis:

lojas de materiais de construção rjloja material de construção.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM