Apesar de ser um problema comum, uma infiltração pode trazer muita dor de cabeça. Afinal, se o problema não for resolvido de maneira eficiente, pode acabar comprometendo toda a estrutura da sua parede e, consequentemente, trazer riscos à estrutura de toda a construção.
Neste artigo vamos te ajudar a descobrir qual é o tipo de infiltração da sua parede e quais as medidas você deve adotar para solucionar para de maneira simples, rápida e eficaz este problema. Confira:
Possíveis causadores de infiltração
Para resolver esse problema, o primeiro e mais importante passo é descobrir de onde vem a infiltração. Normalmente a infiltração acontece quando a parede em questão tem contato com alguma superfície úmida, que pode ser, por exemplo, o muro de um vizinho que passa umidade, uma encosta de terra, um cano quebrado, a água da chuva que cai diretamente na parede, ou até mesmo uma telha mal posicionada que joga água pra cima dessa parede.
Entretanto, independente da causa, uma coisa é certa: o problema precisa ser tratado ou então mais cedo ou mais tarde a estrutura dessa parede sofrerá corrosão.
Como resolver o problema da infiltração
Depois de identificar a fonte de umidade, veja as soluções mais adequadas a cada uma das situações:
- Telhado: se você tem um telhado mal posicionado, onde a água que cai nele respinga diretamente na sua parede, ou simplesmente onde existem telhas quebradas, é hora de substituí-las ou posicioná-las de maneira correta, ou até mesmo instalar uma calha para que a água não afete mais a integridade da sua parede. Veja algumas opções de telhas e acessórios no site da Chatuba Materiais de Construção.
- Tubulações: canos corrompidos – quebrados e com vazamentos – são sempre os maiores causadores de problemas de infiltração. Para repará-los é preciso quebrar a parede e localizar o cano que está causando problemas, e então consertá-lo ou substituí-lo.
- Muro do vizinho ou encosta de terra: se o problema vem do muro do vizinho, converse com ele e peça para que tome providências, como impermeabilizar a estrutura da parede. Agora, se o problema é com uma encosta de terra, é preciso retirar toda a terra que toca a parede afetada pela umidade e aplicar um isolante na estrutura, com material específico.
- Rachaduras: esteja sempre atento a rachaduras que surjam em suas paredes, pois elas criam uma abertura que facilita a passagem da água, causando problemas como mofo, por exemplo. Para reparar infiltrações vindas de rachaduras, é preciso trocar o reboco, embolsar, aplicar um impermeabilizante, e depois pintar sua parede com a tinta de sua preferência.
Como evitar infiltrações
Nem sempre é fácil se livrar dos problemas causados pela infiltração, mas, existem algumas recomendações que funcionam como medida preventiva. Por exemplo, ao construir, evite deixar sua parede encostada a paredes e muros vizinhos; ao levantar uma parede, faça um reboco bem feito; se a sua parede fica muito exposta à água da chuva, aplique um impermeabilizante.
Todas essas medidas preventivas devem ser tomadas desde o início da construção, porém, se uma infiltração surgir depois que a casa já estiver pronta, você já sabe como lidar com o problema de maneira simples. Lembre-se que o uso de materiais de construção de boa qualidade evita esses e tantos outros problemas, durante e após a construção. Por isso, sempre que precisar, visite a Chatuba, loja de material de construção, mais próxima de você!
Links úteis:
lojas de materiais de construção rj; loja material de construção.