Veja dicas de acessibilidade para idosos e PNEs em casa e empresas

2305 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Internos imagem principal blog

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira de pessoas idosas quase dobrou nos últimos 20 anos. E continuará crescendo, de acordo com as projeções do órgão. Com este fenômeno social, cresce a importância da segurança doméstica para o público idoso e portador de necessidades especiais. Por esse motivo, reunimos aqui no blog da Chatuba algumas dicas dar mais acessibilidade para idosos e PNEs em casa e empresas, tornando o dia a dia mais seguro e facilitado para essas pessoas. Afinal, ninguém quer acidentes em casa. Vamos acompanhar?

Ambientes espaçados e claros

Quando lidamos com pessoas com dificuldade de mobilidade, como os idosos, uma das principais formas de evitar acidentes é removendo obstáculos do caminho. Para isso, o mais aconselhável é que a casa não tenha muitos móveis. Apenas os itens mais necessários. Dessa forma, eles vão poder se locomover melhor e correr menos risco de esbarrarem em algo. Isso significa evitar tapetes, mesas de centro, prateleiras ou armários na altura da cabeça…

O chão claro ajuda a visualizar melhor objetos, o que também pode evitar acidentes. Portando, na hora de escolher o piso, dê preferência aos porcelanatos e materiais de cerâmica. Estes produtos têm grande variedade de texturas e cores. O porcelanato Delta Campania Stone Rústico, de 73cm x 73 cm, possui superfície que imita a porosidade natural de pedras. Ou seja, conta ainda com o diferencial de ser resistente ao escorregamento. Isso significa proteção dupla para os mais velhos, sem perder estilo e beleza.

Porcelanato Delta Campania Stone Rústico 73x73cm

Porcelanato Delta Campania Stone Rústico 73x73cm

 

Proteção para as quinas

Um ponto de atenção em casa são as quinas dos móveis. Nem sempre é possível trocar os objetos de casa por novos que não tenham pontas. Nesses casos, uma solução barata e rápida são os protetores de quinas.

Protetor Para Quina Bemfixa

Protetor Para Quina Bemfixa

 

Banheiro e acessibilidade

O banheiro é um dos locais mais sensíveis para as pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e seus familiares. Neste espaço, todos querem ter independência e privacidade. Para tal, são necessários equipamentos que ajudem as pessoas neste momento tão íntimo e também contribuam para evitar escorregamentos.

As barras de apoio servem tanto para acompanhar sanitário quanto para o box, pois, no momento de o banho, ter firmeza é muito necessário. Na Chatuba, existem várias opções de barras. A instalação delas vai da necessidade de cada pessoa.

 

Por ser considerada uma área molhada, o banheiro deve contar com superfícies antiderrapantes, principalmente para um idoso.

Tapete Para Banho 72x36cm Primafer

Tapete Para Banho 72x36cm Primafer

Por exemplo, o vaso para caixa acoplada Vogue Plus Conforto Deca é projetado com objetivo de facilitar o uso da pessoa com mobilidade reduzida.

Vaso Para Caixa Acoplada Vogue Plus Conforto Branco Deca

Vaso Para Caixa Acoplada Vogue Plus Conforto Branco Deca

 

O assento sem tampo pne convencional branco da Sicmol é durável e confortável. Além de seguro, tem um design moderno e elegante.

Assento Sem Tampo Pne Convencional Branco Sicmol

Assento Sem Tampo Pne Convencional Branco Sicmol

 

A cadeira de banho em alumínio da Sicmol não enferruja, além de ser bastante resistente pois é feita de alumínio e resina de poliéster.

Cadeira De Banho Em Alumínio 56x72x38cm Sicmol

Cadeira De Banho Em Alumínio 56x72x38cm Sicmol

 

Gostou das dicas? No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para obras, reformas e reparos.  Veja mais aqui!

 

Conheça o Televendas da Chatuba

Chatuba celebra aniversário no mês das mães com sorteio de televisores

10 ferramentas para ter em casa e como organizá-las

Conte sempre com nossos especialistas no Televendas (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, nossas lojas e site.

Crédito foto de destaque:

Foto do banheiro da Sicmol

 

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM