Dicas de como tirar ferrugem de portões de ferro

8998 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Evitar que um portão de ferro enferruje é praticamente impossível por conta da corrosão do material, que acontece naturalmente; uma reação química que ocorre de forma espontânea entre o ferro, o oxigênio e a umidade do ar. Quando o ferro encontra agentes aceleradores, como por exemplo: o portão não foi pintado da maneira correta e fica exposto aos efeitos naturais do ambiente, como sol e chuva, ou fica em uma área de litoral e é corroído pela maresia; a formação de ferrugem ocorre de uma maneira consideravelmente mais acelerada e, neste caso, o portão de ferro pode ser destruído em pouco tempo. Para evitar este tipo de incidente, a Chatuba Materiais de Construção preparou este artigo te ensinando como tirar ferrugem de portões de ferro e melhorar o conservação e a imagem do exterior da sua residência. Confira!

Aprendendo a tirar ferrugem de portões

De uma forma geral, existem duas maneiras de tirar ferrugem de portões. São elas:

– processo físico: utilizando ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas;
– processo químico: com o auxílio de produtos químicos, encontrados em lojas de materiais de construção.

dicas para tirar ferrugem de portões

Processo físico

As ferramentas que devem ser utilizadas para tirar ferrugem de portões em um processo físico são:

– espátula;
– escova de aço;
– lixa de ferro;
– raspadores;
– martelos e picadores;
– lixadeira rotativa elétrica;
– escova de aço rotativa elétrica.

Se você tem à disposição os equipamentos elétricos, automaticamente, vai fazer menos uso dos equipamentos manuais. Para a remoção de ferrugem, você não precisa de todas as ferramentas que foram citadas acima, mas a combinação de algumas, às vezes, se faz necessário para que o serviço seja de qualidade.

Por exemplo: para tirar ferrugem de portões de grade, utilize a lixa de ferro para retirar a ferrugem das grades e a espátula e escova de aço para remover a ferrugem dos cantos corroídos, onde existe algum tipo de solda. As ferramentas devem ser escolhidas de acordo com o que for mais fácil para se trabalhar. Você também deve remover tintas antigas soltas com a espátula.

Tirar ferrugem de portões apenas com o uso de ferramentas manuais é uma opção para a maioria dos trabalhos de pintura e manutenção. Entretanto, este método não remove todo o resíduo de ferrugem e consome bastante tempo. É satisfatório se for utilizado para pequenas áreas.

Para grandes superfícies, o ideal é utilizar as ferramentas elétricas, pois são mais eficientes e preparam a superfície de uma maneira superior. Se o portão foi soldado recentemente, utilize as ferramentas para remover qualquer escória ou salpico de solda. A superfície do portão deve estar completamente lisa, lixada e/ou escovada, limpa, seca, livre de óleo, graxa ou qualquer outro material estranho.

Processo químico

Apesar do processo químico para tirar ferrugem de portões, em um primeiro momento, parecer mais fácil, o uso de produtos não elimina a etapa de lixamento, pois produz uma aderência maior para a tinta nova e também não elimina a retirada da tinta solda, com uma espátula e lixa.

Se você optar por esse processo, basta ir a uma loja de material de construção e encontrar os produtos específicos para remoção de ferrugem.

– Cuidados: você deve escolher o produto adequado e aplicá-lo de acordo com as recomendações do fabricante. Geralmente, esses produtos são perigosos e tóxicos para a saúde e, por isso, é de extrema importância seguir exatamente o que está designado na embalagem. Se tiver crianças ou animais por perto, o ideal é que eles fiquem longe dos produtos químicos. A preparação do aço é o que garante que a tinta do seu portão irá durar mais tempo. Por isso, siga essa etapa com todo cuidado possível ou será apenas tempo perdido.

– Aplicação da tinta: depois de tirar ferrugem de portões, além de poeira, óleo, graxa e qualquer outra contaminação, aplique a tinta fundo de forma imediata. Não deixe para o dia seguinte!! Este processo deve ser feito logo após a limpeza.

Dica extra

Procure fazer o processo de tirar ferrugem de portões em dias de temperatura entre 10ºC e 40ºC e com uma umidade relativa do ar abaixo de 85%. Essa recomendação deve ser seguida independentemente de qual processo for escolhido para ser utilizado.

Gostou das nossas dicas? Para adquirir os materiais de construção citados neste artigo você pode ir até uma das nossas lojas de materiais de construção no RJ e comprá-los com o melhor preço disponível no mercado. Nossos atendentes estarão prontos para retirar todas as suas dúvidas.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM