A pintura é uma das etapas mais importantes de uma obra. Afinal, ela que dará acabamento às paredes, portas e janelas e deixará seu lar com a sua personalidade. No entanto, a execução da pintura pode criar uma grande bagunça! Mas, calma! A Chatuba separou as melhores dicas para te ajudar a pintar sem sujar. Ficou interessado? Leia este artigo e aproveite as informações!
7 dicas úteis para pintar sem sujar
1- Cubra o chão com papelão
Em geral, muitas pessoas utilizam jornal para proteger o chão dos respingos de tinta. O problema é que o papel de imprensa, material utilizado na confecção dos jornais, possui uma camada muito fina. Ou seja, absorve a tinta mais rápido e pode rasgar com facilidade.
A melhor opção para pintar sem sujar o chão é cobri-lo com papelão, de preferência com superfície ondulada, que permite melhor absorção do pigmento.
2- Encape a maçaneta
As maçanetas devem ser encapadas com papel alumínio ou fita crepe para que não sejam manchadas. O mesmo vale para tomadas e interruptores. Após terminar a pintura, basta desencapar a peça e jogar o papel no lixo. Essa medida evita respingos e manchas indesejadas durante todo o processo de pintura.
3- Aplique vaselina nos locais apropriados
Uma dica de ouro para pintar sem sujar as áreas que você não deseja pintar é aplicar vaselina. Nesse contexto, entram os batentes de portas e janelas, rodapés e dobradiças.
O produto líquido deixa os locais oleosos e garante que a tinta não tenha aderência na superfície. Consequentemente, não haverá manchas nem respingos presentes em espaços inapropriados.
4- Proteja a bandeja
A quarta dica para pintar sem sujar é envolver toda a bandeja de pintura com papel alumínio ou plástico. Ao término do processo, retire o material e jogue-o no lixo. Assim, você evitará não apenas respingos nos móveis e no chão, como também terá uma bandeja em ótimo estado de conservação.
5- Retire o excesso de tinta
É necessário retirar todo o excesso de tinta no rolo antes de aplicá-la em qualquer superfície. As bandejas plásticas são essenciais nesse trabalho, pois possuem superfície enrugada que facilita a retenção do pigmento. Isso evita possíveis pingos espalhados pelo chão e promove economia de produto.
6- Comece pelo teto
A pintura do teto é a que mais gera respingos e, por isso, suja as paredes adjacentes com mais facilidade. Portanto, uma ótima dica para pintar sem sujar é começar a pintura pelo teto, caso você vá pintar as paredes depois.
O ideal é iniciar o processo pelas beiradas, onde o teto se une à parede. Nesses locais não é possível chegar com o rolo e exige uma atenção especial. Dessa forma, é possível evitar retrabalhos e ter um acabamento perfeito.
7- Use o rolo no sentido certo
Por fim, a última dica que trataremos neste artigo diz respeito ao modo como a tinta será aplicada.
Para pintar sem sujar, o ideal é passar o rolo no sentido contrário em direção à janela. Se, ainda assim, caírem gotas na janela, espere a tinta secar e passe uma espátula de plástico para removê-la.
Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de conferir o blog da Chatuba! Lá, abordamos todos os assuntos referentes a obras e reformas, decoração e tendências e materiais de construção em geral.
Veja os últimos artigos que preparamos: