Acessibilidade nos banheiros é sinônimo de segurança e inclusão! Confira dicas para construir o ambiente com toda a adaptação necessária

2419 VISUALIZAÇÕES
Banheiro imagem principal blog

No setor de construção civil, um projeto de banheiro com acessibilidade deve seguir os requisitos da norma reguladora NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A regulamentação – utilizada por arquitetos, construtores e engenheiros – dita os principais critérios para a instalação de equipamentos. Assim como, a adaptação de espaços que permitam o uso de forma confortável por pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo é tornar os ambientes urbanos mais inclusos para que pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, recém-operados, obesos ou qualquer um que não se sinta suficientemente incluso, possam ter mais conforto, segurança e dignidade ao acessar espaços públicos e privados. Pensando nisso, a Chatuba reuniu algumas dicas sobre as principais características para construir ou reformar um banheiro contando com toda a acessibilidade, conforme as determinações da NBR 9050.

Clique aqui para conferir a norma brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Vasos sanitários:

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o vaso sanitário com abertura frontal é indicado para que enfermeiros e cuidadores possam auxiliar pacientes com dificuldade de mobilidade na higiene pessoal. É muito comum notar a presença desses modelos em hospitais, clínicas e ambulatórios. Entretanto, o uso em outras circunstâncias – como em restaurantes, shoppings, entre outros, não é considerado uma prática acessível. Afinal, a abertura diminui o ponto de apoio e pode resultar em acidentes. Principalmente, por falta de controle do movimento na hora de fazer a transferência da cadeira de rodas para o vaso sanitário. Nesse sentido, o modelo ideal para um banheiro PCD é com altura de 46 cm do piso para adultos e 36 cm para crianças. Em outras palavras, a bacia mais alta é projetada especialmente para facilitar o acesso e saída do usuário com mobilidade reduzida. Assim, proporcionando maior funcionalidade, segurança e conforto.

Vaso Para Caixa Acoplada Vogue Plus Conforto Branco Deca

Vaso Conforto C/ Abertura Frontal Vogue Plus Branco Deca

Assento Com Tampo PNE Convencional Branco Sicmol

Barras de apoio:

Definitivamente, as barras de apoio são fundamentais para oferecer suporte e segurança para as pessoas com mobilidade reduzida dentro do banheiro. Elas devem estar posicionadas, principalmente, nas paredes laterais e atrás do vaso sanitário, dentro do box e ao redor da pia. No mercado nacional, atualmente, é possível encontrar diversos modelos de barras para a criação de um projeto acessível e confortável.

Barra de Apoio Reta 60cm Inox Escovado Docol

Barra de Apoio Rebatível Com Papeleira Cromado Kelly Metais

Pias:

A pia deve ser suspensa e com altura de, no máximo, 80 cm. Em síntese, pessoas com mobilidade reduzida, especialmente cadeirantes, precisam encaixar as pernas embaixo do lavatório quando forem utilizá-lo. Portanto, não é recomendável incluir armários na parte inferior da bancada. Com relação às torneiras, elas precisam ser acionadas por alavanca ou sensor eletrônico e ficarem a uma distância de até 50 cm para oferecer maior conforto e segurança. Outro ponto importante é o uso de espelhos articulados, já que eles permitem a angulação adequada para a altura de cadeirantes.

Torneira de Mesa C/ Sensor Bivolt Para Lavatório 1180.C Decalux Cromado Deca

Espelho Articulado em Alumínio 41x42cm Sicmol

Área do banho:

Nos banheiros com acessibilidade, a área de banho deve contar com um banco – dobrável ou removível -, impermeável e antiderrapante, para reduzir os riscos de acidentes. Além disso, é fundamental que haja um espaço para que o cadeirante faça a transição da cadeira de rodas para o assento.

Banco Para Banho Em Alumínio Sicmol

Cadeira de Banho Em Alumínio 56x72x38cm Sicmol

Gostou das dicas?

Todos esses produtos destacados estão disponíveis nas sete lojas da Chatuba, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e na recém-aberta na Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do Televendas, no número (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609, e ainda pelo nosso site.

No blog da Chatuba você encontra diversos outros conteúdos valiosos para ajudar você no momento de uma grande obra ou pequenas reformas da casa ou do seu negócio.

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Acabou a obra e é hora da limpeza: confira cinco passos com dicas e cuidados que você precisa ter neste momento

Segurança que é um luxo! Confira as sugestões de fechaduras digitais à venda na Chatuba

Construir do zero requer planejamento! Confira o guia completo para o sucesso na execução da obra

 

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM