Como aumentar a vida útil de ferramentas elétricas

1434 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

As ferramentas elétricas são as melhores aliadas de todos que adoram fazer pequenas mudanças na casa. Quem nunca precisou de uma furadeira alguma vez na vida e, se não tinha uma, precisou pedir emprestada? Afinal, é praticamente impossível pregar um quadro ou instalar uma cortina sem uma máquina dessas, não é mesmo?

Com mil e uma utilidades, essas ferramentas elétricas são valiosíssimas e, por isso, todos gostariam que elas fossem eternas (ou quase). Para que sua vida útil chegue próximo disso, você precisa ter alguns pequenos cuidados. Veja-os a seguir:

Dicas para otimizar a vida útil de ferramentas elétricas

Guarde com cuidado

A forma como você guarda suas ferramentas elétricas é o ponto principal para medir sua durabilidade. Elas devem estar sempre em locais protegidos de umidade e luz solar. Uma boa forma de armazená-la sem correr riscos é mantendo a embalagem original, que vem junto com a ferramenta. Normalmente, elas acompanham uma caixa plástica resistente que protege bem o produto. Se sua máquina tiver fio, tome cuidado na hora de enrolar. Procure não dar nós nem embolar o fio; tente usar arames para mantê-lo bem guardado.

Atente-se quanto à voltagem

A voltagem da ferramenta elétrica deve ser verificada toda vez que você for usá-la. A maior parte dessas máquinas é bivolt, funcionando tanto em circuitos de 110V quanto nos de 220V. No entanto, nem todas apresentam essa característica. Para não ter problemas, sempre cheque a voltagem do aparelho na embalagem e veja se está de acordo com a tomada em que irá conectá-lo. Caso não esteja, utilize um transformador ou conversor de voltagem.

Não se esqueça da limpeza

Limpar bem os equipamentos é essencial para que eles durem bastante tempo. A poeira pode danificar a ferramenta e fazer com que ela não funcione corretamente. Para realizar a limpeza de maneira que seja eficaz e sem prejudicar o aparelho, utilize um pincel macio que permita tirar os resíduos de materiais que podem ficar depositados. Com uma flanela limpa, você pode tirar toda a poeira da parte externa com cuidado. Para lubrificar as peças e evitar que enferrujem, é possível usar óleo de máquina. No próprio manual da ferramenta, na maioria deles, constam informações sobre a melhor maneira de realizar essa higienização.

Verifique periodicamente

Em grande parte dos casos, não usamos as ferramentas elétricas com uma frequência diária. A falta de uso também pode prejudicar a máquina, deixando-a ressecada, rachada e até mesmo enferrujada. Por isso, tente ligar a ferramenta com certa frequência, como de 6 em 6 meses, para verificar se está funcionando corretamente e sem danos.

Ademais, é preciso escolher marcas de confiança e que ofereçam garantia. Pesquise sobre os melhores modelos de ferramentas elétricas e produtos de maior qualidade antes de montar o seu kit. Lembre-se de que a Chatuba, loja de material de construção, tem as melhores marcas e preços de ferramentas para você. Encontre a loja mais próxima de você e visite-nos.

Links úteis:

materiais de construçãochatuba materiais de construçãolojas de materiais de construçãomateriais de construção rj.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM