Como fazer a coleta de água da chuva e economizar na conta

3499 VISUALIZAÇÕES
Hidráulica imagem principal blog

Você sabia que coletar água da chuva pode ser uma forma de economia doméstica? É isso mesmo. Na nossa casa, a água tem diversos usos. Em muitos deles, o líquido não precisa ser potável para o consumo.  A descarga do banheiro, a lavagem da calçada, do carro ou a rega das plantas, por exemplo, são atividades que podem ser feitas com a água que cai do céu.  E o uso desse recurso natural, além de fazer bem para o bolso, ainda ajuda o meio ambiente e diminui a possibilidade de enchentes. Não é incrível? Leia este artigo e descubra como fazer a coleta da água da chuva na sua casa.

Primeiramente, para armazenar a água que vai cair na cobertura da sua casa ou prédio é preciso ter um sistema de calhas. Dimensione o tamanho do seu telhado para saber o que vai precisar.  Tenha em mente que a água que vai escorrer do telhado vai precisar chegar até um reservatório.  Por esse motivo, as calhas precisam ser muito bem planejadas. Conte com a ajuda de um profissional.

Montagem do sistema de coleta de água da chuva

A montagem começa pela instalação dos suportes. O espaçamento entre essas peças vai variar de acordo com o tamanho das calhas escolhidas. Geralmente, fica entre 1,20 e 1,80.

Com isso feito, você já pode colocar as calhas por cima dos suportes. Uma dica importante é não colocar esses equipamentos próximos de árvores. Afinal, como o objetivo é reter a água, a queda de galhos e folhas pode atrapalhar.

Na Chatuba, você vai encontrar todo equipamento necessário para esta etapa. Clique aqui e veja todas as opções de calhas, joelho, acoplamento, bocal, cabeceira (direita e esquerda), esquadro interno e externo, joelho 60º, suporte, abraçadeira, entre outros.  Enfim, tudo que você precisa!

Perfil Para Calha Pluvial Amanco

Perfil Para Calha Pluvial Amanco

Reservatório de água

O local escolhido para colocar o reservatório de água deve ser bem firme. Caso contrário, em um momento de chuva pode escorregar e tombar causando acidentes. O ideal é que esteja em alguns centímetros acima do chão, permitindo que você retire a água com um balde ou mangueira.

Cisterna 2800 Litros Equipada Acqualimp

Cisterna 2800 Litros Equipada Acqualimp

No entanto, a sua opção pode ser também por um reservatório que fique abaixo da terra. A dica é a Cisterna Equipada Acqualimp 2800 Litros. Definitivamente, esse produto é uma excelente escolha. A cisterna já vem com um sistema para tratamento e armazenamento que acompanha todos os acessórios necessários para a instalação, captação e tratamento da água que pode ser utilizada para uso secundário, como a lavagem de áreas externas, irrigação de jardins e hortas e abastecimento de vasos sanitários. Além disso, a cisterna tem vedação total contra impurezas, insetos, animais e sujeiras, através de sua tampa click. Veja os acessórios que acompanham o produto:

  • Filtro de água
  • Registro de esfera
  • Filtro de água de chuva
  • Conjunto de sucção com flutuador
  • Sifão ladrão
  • Freio d’água
  • Gaxeta 100 milímetros (2 unidades)

Com o sistema de calhas pronto e o reservatório também, chegou a hora de conectar um ao outro.  Dessa forma, a água captada pelos canos poderá chegar na cisterna. Para isso, basta instalar um cano que vá até cisterna Equipada Acqualimp, que vem pronta para esta conexão.

Cuidados

Antes de começar a usar o sistema, é importante que a cisterna e as calhas estejam bem limpas. Isto pode ser feito com água misturada ao cloro. O telhado e o sistema de coleta de água também precisam ser higienizados com frequência.  Galhos e folhas devem ser removidos para não gerar entupimentos.  Na cisterna, deve ser adicionado também uma colher de água sanitária para cada 100 litros.  Isso ajudará a matar os microrganismo e bactérias.

Alerta: esta água não deve ser usada para consumo, pois não é potável.  Ela serve para ser usada no vaso sanitário, rega das plantas e lavagem de calçadas e carros.

Gostou das dicas? No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas.  Veja mais aqui!

Climatize sua casa com ar-condicionado de janela, split e ventilador de teto

10 ferramentas para ter em casa e como organizá-las

Saiba como escolher seu chuveiro elétrico

Entenda a importância da impermeabilização na construção

Conte sempre com nossos especialistas no Televendas (21) 4003-4456, pelo WhatsApp (21) 97002-6609 e nossas lojas. Acesse www.chatuba.com.br.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM