Como escolher furadeira adequadamente?

105 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Furadeira é uma das ferramentas elétricas essenciais para quem precisa fazer pequenos reparos em casa sem gastar com mão de obra. Porém, escolher furadeira de modo inadequado pode reverter todos os benefícios do utensílio e danificar móveis. Por esse motivo, é importante conhecer os modelos disponíveis no mercado para não errar no momento da compra.

Para te auxiliar, a Chatuba elaborou este artigo com dicas para escolher furadeira. Aqui, você descobrirá os requisitos que você deve conhecer antes da aquisição. Assim, a decisão se tornará mais criteriosa e as chances de arrependimento durante a obra em casa se tornarão nulas. Confira!

O que você deve saber para escolher furadeira sem erros?

Potência é fator para escolher furadeira

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de furadeira no mercado. Portanto, a decisão dependerá do utensílio que será perfurado. Além disso, a frequência e o objetivo de utilização também devem ser levados em conta. Considerando esses itens, será mais fácil selecionar a opção mais adequada de acordo com as suas necessidades. Veja abaixo outros fatores que devem ser ponderados antes da compra.

Potência da ferramenta

É comum que consumidores assumam que quanto maior a potência, melhor a capacidade da ferramenta. Apesar desse conceito não ser inadequado, dependendo da finalidade do utensílio pode ser mais vantajoso comprar uma furadeira menos potente.

Por exemplo, se você precisa realizar pequenos consertos em casa, modelos de até 500W são ideais. Com esse tipo de furadeira será possível fazer a tarefa facilmente e você gastará menos durante a compra. Além disso, a potência desse modelo não é tão baixa, o que evita a queima da peça. Porém, para o uso profissional é melhor utilizar modelos com pelo menos 700W. Assim, você conseguirá furar objetos mais duros sem complicações e terá a garantia de produtividade. Dependendo do trabalho, pode ser necessário adquirir ferramentas de até 1500W.

Acessórios da furadeira

Com o uso de acessórios, é possível exercer diversas funções com a ferramenta. Por isso, é importante que você conheça quais são eles e os benefícios de cada um. Assim, além de escolher furadeira corretamente, você poderá aperfeiçoar a peça durante o dia a dia.

Entre os acessórios que podem acompanhar a furadeira, está o mandril. Com esse elemento, você consegue realizar a fixação de brocas. Com as brocas, você consegue realizar o furo de diversos tipos de materiais, como a madeira e o metal. Os mandris de ½ polegadas permitem que você utilize uma gama mais variada de brocas. Ou seja, eles proporcionam maior versatilidade para a ferramenta.

acessórios para escolher furadeira

Outro importante acessório é a empunhadura lateral. Ela proporciona mais firmeza no momento de atividades mais difíceis, como furos em ferros. Além disso, ela permite uma maior profundidade no momento de utilizar a furadeira. Em alguns casos, a empunhadura contém também um limitador de profundidade, que oferece maior precisão para a peça.

Veja também se a furadeira escolhida por você possui a disponibilidade de ação reserva. Essa característica permite que a peça gire nos dois sentidos. Geralmente, é mais comum encontrar essa capacidade em modelos mais novos e modernos da ferramenta. Se você precisa do utensílio para furar materiais menos flexíveis, esse acessório pode ser imprescindível.

Essas particularidades são ainda mais importantes para quem precisa da furadeira para uso profissional. Portanto, não deixe de verificar se o modelo escolhido por você já possui esses acessórios. Cheque também quais serão as utilidades deles durante o seu dia a dia antes de escolher furadeira.

Tensão

A tensão indica o poder da furadeira sem o fio. É possível encontrar modelos com 6V ou de até 36V. Para funções mais simples, o indicado é que sejam usados equipamentos entre 12V e 18V. Assim, inúmeras tarefas podem ser desempenhadas sem dificuldades. Para ações mais complicadas, como perfuração em alvenaria ou aço, o recomendado é utilizar furadeiras acima de 18V.

Leve em consideração que máquinas mais potentes demandam maior energia. Além disso, elas costumam ser mais pesadas. Portanto, pense também no tempo e frequência de utilização para que a tensão esteja de acordo com as suas necessidades.

Capacidade de impacto

É essencial saber se a furadeira é de impacto ou não. Para saber como usar furadeira de impacto, é necessário compreender que elas têm alta capacidade de atuação. Ou seja, elas são recomendadas para furar materiais mais resistentes. Esse aspecto pode ser um bom diferencial para quem precisa trabalhar com a ferramenta. Além disso, a maioria desses equipamentos contém acessórios imprescindíveis para uma boa atuação. Entre eles, a empunhadura lateral.

escolher furadeira sem erros

As furadeiras sem impacto são indicadas para perfuração de madeiras e materiais de baixa resistência. Por isso, elas são ideais para trabalhos de marcenaria. Também é possível encontrar no mercado furadeira com as duas funções. Elas são indicadas para trabalhos que precisam de oscilações de velocidade no momento de uso.

Agora que você conhece os requisitos para escolher furadeira, conte com a Chatuba para achar a ferramenta ideal. Somos uma loja de material de construção de qualidade. Possuímos um acervo versátil para atender às suas necessidades. Além disso, nossos profissionais são altamente qualificados para oferecer todo o suporte necessário para você. Visite uma de nossas lojas e conte com uma empresa referência no mercado!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM