Descubra agora como funciona o cooktop e escolha o seu!

720 VISUALIZAÇÕES
Cozinha imagem principal blog

O cooktop é um modelo de fogão que virou tendência em eletrodomésticos devido ao seu design inovador. Outras características deste produto são a facilidade de instalação, praticidade no preparo e sofisticação que agrega ao ambiente. É um aparelho bastante peculiar e muito famoso entre os móveis planejados de uma cozinha moderna. Pensando na popularidade dessa peça, a Chatuba preparou este artigo com informações sobre como funciona o cooktop. A seguir, entenda tudo sobre ele e saiba como escolher o melhor para a sua casa!

Como funciona o cooktop?

A principal característica de um cooktop é o fato de que ele é um modelo de fogão, porém sem forno. Ou seja, é constituído somente pelas bocas do fogão. Seu formato em “bandeja” permite que este seja instalado em qualquer superfície plana. Nesse caso, na bancada da cozinha.

entenda como funciona o cooktop

Existem três modelos do eletrodoméstico: a gás, por indução ou com energia elétrica. A forma como funciona o cooktop é bem diferente em cada um dos tipos, porém todos possuem as mesmas vantagens. Praticidade, agilidade, beleza e modernidade são algumas delas. Veja os principais modelos de cooktop e entenda melhor o funcionamento de cada um.

Cooktop a gás

Para saber como funciona o cooktop a gás, basta associá-lo ao fogão tradicional. Esse modelo possui bocas e botões convencionais, além de ser acionado diretamente no botijão. Gás encanado também pode ser usado como energia. Suas vantagens incluem a facilidade de adaptação em construções antigas e a possibilidade de utilizar diversos tipos de panelas, como em cerâmica e aço inox.

Cooktop por indução

Esse é o modelo mais moderno. A eletricidade é utilizada para criar um campo de ondas eletromagnéticas. Este, por sua vez, gera o calor e o mantém na parte inferior da panela quando há o contato com a superfície do cooktop. Assim, os alimentos são aquecidos em uma velocidade muito maior. Por conta dessa tecnologia no preparo, o modelo por indução requer panelas especiais para funcionar corretamente.

Cooktop elétrico

Entender como funciona o cooktop elétrico é simples: o fogão é alimentado somente por eletricidade. A peça não contém as grades tradicionais que são acopladas nos outros dois modelos. Por isso, sua superfície é totalmente plana e possui um visual moderno e futurista. Possui controles de temperatura bem práticos, além de funções de desligamento automático e timer. Assim como os modelos por indução, também exige panelas específicas para funcionamento, com fundo reforçado feito de aço.

Como escolher o melhor modelo?

Agora que você conhece os modelos e sabe como funciona o cooktop, é chegada a hora da decisão! Um dos principais pontos que devem ser observados durante a compra é em relação à quantidade de bocas do fogão. Normalmente, os cooktops são encontrados em exemplares de 4 ou 5 bocas. É importante identificar a sua necessidade do dia a dia e adequá-la à escolha do melhor produto.

Lembre-se: quanto maior a quantidade de queimadores do cooktop, melhor será para quem precisa cozinhar para muitas pessoas!

como funciona o cooktop e seus modelos

Crie seu espaço gourmet em casa com os famosos cooktops! A Chatuba, loja de material de construção no RJ, oferece as melhores marcas de fogões sem forno do mercado. O modelo acima faz parte das promoções do nosso encarte do mês de maio 2019. Não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Dirija-se até uma das nossas unidades ou, se preferir, entre em contato conosco.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM