Decoração com luminária: conheça os modelos da Chatuba!

2781 VISUALIZAÇÕES
Ambientes Internos imagem principal blog

As luminárias vêm ganhando grande destaque devido à sua capacidade de iluminar e decorar os cômodos. Elas criam um clima propício para cada necessidade e ainda contribuem para compor o visual da casa. Neste artigo, a Chatuba te dá dicas para fazer sua própria decoração com luminária. Ao final, confira os modelos de luminárias disponíveis em nossas lojas!

Clique e navegue!

“Tipos de iluminação: entenda as variações e aplicações
Iluminação difusa
Iluminação de destaque
Iluminação direta
Iluminação indireta
Tipos de luminária: conheça os principais modelos
Pendente
Plafon
Spot
Arandela
Luminária de mesa
3 produtos da Chatuba para sua decoração com luminária
Painel de Embutir Slim Led Quadrado 18W Bivolt 6500k Bronzearte
Pendente Oka Cube P Avant
Luminária de Mesa Azul Tifany Luminatti

Tipos de iluminação: entenda as variações e aplicações

exemplo de decoração com luminária

Em primeiro lugar, você deve saber que cada cômodo possui uma necessidade de luz diferente. É preciso pensar no uso da iluminação no ambiente e nos objetos que serão iluminados. Por exemplo: no quarto, além de uma luz geral, precisamos de luz para nos vestir, ler na cama e assistir TV.

Para saber como iluminar cada uma das atividades, é preciso conhecer os principais tipos de iluminação. Assim, você conseguirá criar uma bela decoração com luminária, com foco também na funcionalidade do produto. Confira!

1- Iluminação difusa

Luz suave, confortável e homogênea. Ilumina todo o ambiente de maneira uniforme, não cria sombras e contrastes. Ex: plafon com vidro leitoso centralizado no ambiente e instalado no teto.

2- Iluminação de destaque

Foco luminoso que chama a atenção para algum ponto ou objeto que deseja-se destacar. Ex: um spot apontado para um quadro ou fachada da casa.

3- Iluminação direta

Emite luz diretamente sobre um ponto específico de forma intensa, porém é mais aberta que uma iluminação de destaque. O objetivo maior é facilitar a execução de uma atividade, como a leitura. Ex: uma luminária sobre uma mesa de estudo ou mesa de escritório.

4- Iluminação indireta

Iluminação mais suave, intimista e aconchegante. A luz alcança os objetos sendo refletida por uma superfície do ambiente, como uma parede ou um teto. Ex: cercas de gesso com luz embutida e luminárias com design específico para esse efeito.

Tipos de luminária: conheça os principais modelos

Depois de entender cada tipo de iluminação, chegou a hora de escolher as luminárias. Existem vários modelos no mercado, com design, rendimento e lâmpadas diferentes. É possível encontrar luminárias para o teto, chão, parede e outros tipos de superfícies. Veja, na sequência, os principais modelos para completar sua decoração com luminária:

1- Pendente

Luminária pendurada no teto e sustentada por cabos. Caracteriza-se por criar um foco de luz com distância reduzida sobre determinado objeto ou detalhe. Ela precisa ficar em uma altura entre 80 e 90 cm do local a ser iluminado.

O pendente pode ser usado como peça única ou em conjunto. Por exemplo: no balcão extenso de uma cozinha, uma boa dica é instalar pendentes pequenos ao longo do seu comprimento.

Geralmente, os pendentes são instalados sobre mesas e outros móveis. Se o intuito for iluminar a região de trabalho ou atividade, como uma mesa de estudos, prefira uma luz direta e bem clara.

2- Plafon

Tipo de luminária instalada junto ao teto. É ideal para salas com pé direito reduzido, já que não interfere na visão do ambiente.

Trata-se de um dispositivo versátil, que pode ser usado em vários tipos de ambientes, como salas, quartos e cozinhas. Geralmente, o plafon aplica uma luz bem difusa por todo o ambiente. Uma boa dica é complementá-la com outros focos de luz para obter mais claridade.

Os plafons podem ser de sobrepor (instalado direto na laje ou sobre o forro) ou de embutir (ficam escondidos sobre forros de gesso ou de madeira).

3- Spot

Os spots são pequenas luminárias embutidas no teto ou na parede. Eles emitem focos de luz direcionados para uma área específica, com o intuito de destacar detalhes, como um objeto de decoração.

Uma grande vantagem dos spots é que eles podem ser instalados em qualquer ponto do ambiente de forma discreta. Muitos nem possuem moldura aparente. É viável fixá-los direto na laje e forro ou, se preferir, usá-los em formato de trilhos.

Recomendamos usar os spots sem exagero para não causar ofuscamento na visão. Além disso, evite posicioná-los em cima da televisão para não criar reflexo na tela.

4- Arandela

As arandelas são as luminárias fixáveis. Elas destacam paredes ou objetos, sem roubar espaço do piso ou das mesas.

Estes dispositivos são bem versáteis. Existem vários modelos no mercado e cada um deles proporciona um tipo de iluminação. As arandelas podem direcionar a luz para cima, para baixo, para os lados, iluminação difusa, indireta, etc.

Também podem ser usadas em ambientes internos ou externos. Alguns modelos, inclusive, ficam expostos à chuva e umidade, sem riscos de causar nenhum dano ao dispositivo.

De modo geral, as arandelas devem ser instaladas entre 1,80 e 2,20 m do piso.

5- Luminária de mesa

A luminária de mesa é muito versátil e pode ser apoiada em diversas superfícies. Por exemplo: sobre uma mesa lateral, aparador ou estante. Aliás, é possível encontrá-la em uma infinidade de modelos, desde o tradicional abajur até os modernos aparelhos com lâmpada aparente.

A luminária de mesa com luz focada tem uma cúpula que direciona o facho de luz. Este modelo é bastante usado em cima de escrivaninhas e mesas de estudo e trabalho.

A luminária de mesa de luz difusa corresponde ao clássico abajur com cúpula. Com a ajuda deste aparelho, a decoração com luminária torna-se mais bonita e intimista.

3 produtos da Chatuba para sua decoração com luminária

1. Painel de Embutir Slim Led Quadrado 18W Bivolt 6500k Bronzearte

painel de embutir

O Painel de Embutir Slim Led Quadrado 18W Bivolt 6500k Bronzearte é ideal para quem deseja um aparelho mais discreto. Ele é embutido no teto e gera uma iluminação difusa em todo o ambiente. Indicado para quem deseja ter um clima agradável e aconchegante dentro de casa. Garantia de 2 anos.

2. Pendente Oka Cube P Avant

pendente dourado

O Pendente Oka Cube P Avant é perfeito para quem deseja uma decoração com luminária inovadora e diferenciada! Seu lindo design com formas geométricas foi inspirado nas casas de indígenas norte-americanos. O produto é feito de madeira, que garante rusticidade e versatilidade a todos os ambientes. Garantia de 1 ano.

3. Luminária de Mesa Azul Tifany Luminatti

Luminária de Mesa Azul

A Luminária de Mesa Azul Tifany Luminatti é ideal para quem estuda ou trabalha em casa. Ela emite uma luz focada sobre o objeto que precisa ser iluminado. É uma ótima opção para quem está de home office ou estuda à distância. Além disso, tem um design moderno e funcional. Está disponível na cor azul turquesa.

Estas são apenas algumas das nossas luminárias. Acesse o nosso site e confira o catálogo completo de artigos de iluminação que a Chatuba preparou para você!

Caso queira adquirir algum produto, efetue a compra diretamente no site ou ligue para o nosso televendas (21) 4003-4456. Aproveite essa facilidade e venha para a Chatuba sem sair de casa!

Quer ler mais sobre iluminação? Confira o Blog da Chatuba:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM