O que é a construção seca?

1808 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

A construção seca é uma técnica que pode representar o fim dos desperdícios de recursos naturais e de matéria prima em obras. A técnica vem ganhando cada vez mais espaço no país, pois traz uma grande praticidade na hora da obra. A construção seca é caracterizada por dispensar o uso de água na formulação dos materiais da estrutura, além de não utilizar areia ou cimento no decorrer da obra. A Chatuba Materiais de Construção te conta um pouco mais sobre essa técnica inovadora. Confira!

O que precisamos saber sobre construção seca?

A construção seca é composta por perfis metálicos, chapas que utilizam um gesso especial, chapas cimentícias, madeira e outros componentes. Também conhecida como Drywall, a parede seca é composta por uma estrutura rígida e formada por perfis de aço galvanizado – onde as chapas de gesso são aparafusadas. Em ambos os lados da parede, existe uma estrutura oca por onde passam as instalações elétricas, sistemas hidráulicos e de telefone.
Entretanto, ainda existem muitos mitos sobre a construção seca. Ao contrário do que pensam, o som oco das batidas na parede não indica que ela tem menor durabilidade e conforto. Uma parede do sistema de construção seca suporta, tranquilamente, vibrações, chutes, batidas de porta, entre outros impactos.

Técnicas de construção seca

Light Steel Frame

Provavelmente, é o sistema de construção seca mais popular no Brasil. Sua característica principal é o uso de perfis de aço galvanizado. Tais perfis formam painéis, vigas, tesouras, são resistentes às cargas da edificação e servem de estrutura para elas.

Os perfis ficam localizados a cada 40 ou 60 cm sobre uma base de concreto e são unidos através de parafusos. A vedação se dá por painéis de cimento, drywall ou placas OSB. Além disso, os perfis já chegam prontos ao local, o que faz com que o trabalho seja agilizado.

O isolamento termo-acústico é feito com manta de lã. Já o fechamento é feito com gesso acartonado em áreas secas e com placas cimentícias em áreas molhadas.

Wood Frame

É bem similar ao sistema anterior, mas sua tecnologia é composta por perfis de madeira. Muito comum no Canadá, o sistema chegou ao Brasil na década de 90. Os montantes de madeira são tratados contra cupins e umidade. Além disso, recebem fechamento de placas de drywall, OBS e revestimento cimentício. Se compararmos com a alvenaria comum, o tempo dessa construção é 25% menor.

Parede dupla de concreto

Normalmente, esse sistema é usado na construção de galpões industriais e de shoppings. Apesar disso, é um sistema de construção seca relativamente novo no Brasil. Só chegou ao país em 2009. O método é formado por duas placas de concreto armado, separadas por um vão – espaço por onde vão passar instalações elétricas, hidráulicas e de comunicação. As peças chegam prontas ao canteiro.

Cada parede é desenhada por um sistema a laser e preparada em um molde personalizado. Por ser uma construção customizada, exige atenção especial. Isso se dá devido ao fato de que a localização de portas, janelas, tomadas e conectores não pode ser alterada.

Sistema EPS

Apesar de ser uma técnica relativamente antiga no país, não é muito utilizada por engenheiros brasileiros. Alguns a consideram apenas como uma variação da construção seca, já que existe o uso de argamassa na etapa final.
O sistema utiliza telas de aço galvanizado, unidas por treliças e preenchidas com EPS. Depois que é erguida, a construção recebe jateamento de argamassa. O baixo peso do material é uma das vantagens da técnica. Além disso, todos os resíduos podem ser reciclados.

Vantagens da construção seca

Algumas das vantagens da construção seca são:

– tempo reduzido na execução da obra, podendo obter redução de 60%;
– aumento do espaço interno de construção;
– adequação a diversos tipos de revestimento;
– grande durabilidade;
– racionalização dos recursos;
– versatilidade;
– uso de materiais recicláveis;
– melhor eficiência energética;
– menor geração de resíduos;
– redução do consumo de água;
– menor emissão de CO2.

Agora que você já sabe tudo sobre construção seca, saiba que você pode encontrar todos os materiais para a obra em uma loja de material de construção. Procure uma com preços em conta e qualidade no atendimento, como a Chatuba, e boas compras.

Outros links úteis:
materiais de construçãolojas de material de construçãoloja material de construção.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM