Como uma obra sustentável pode ajudar a economizar

665 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Adotar hábitos sustentáveis está em alta nos tempos atuais, muito por conta das calamidades no meio ambiente. Não só no cotidiano, ou seja, nas atitudes, mas nas construções também.

Se você não sabe como fazer uma obra sustentável, acompanhe este artigo até o fim. Separamos as informações mais importantes para quem deseja investir no projeto e ainda economizar.

Você sabe o que é uma obra sustentável?

ilustração de casinha verde, simbolizando uma obra sustentável

Uma obra sustentável cuida da escolha do terreno, implantação, gerência do canteiro de obras, resíduos, materiais e trabalhadores. É um processo que segue uma boa parte do protocolo de outras construções.

A diferença está na aplicação de perspectivas ambientais, sociais e econômicas em todo o projeto. Do planejamento, passando pela execução e permanecendo no cotidiano com a obra feita.

Muito se fala da instalação hídrica e energética para gerar tal economia, mas existem muitos outros aspectos ligados à obra sustentável.

Benefícios

– Inserção de recursos naturais como ventilação e iluminação naturais;

– economia e eficiência hídrica e energética;

– conforto termo-acústico, saúde e bem-estar para quem ocupa;

– processo durável, econômico, sustentável e de fácil manutenção;

– tecnologia e materiais sendo usados de maneira racional e empática com o meio ambiente.

Quais são as principais soluções?

Dentre as principais formas de realizar uma obra sustentável, destacam-se: retrofit, pré-fabricação e modular.

A primeira incide sobre adaptações em construções já realizadas. Parede verde com irrigação que aproveita água da chuva é muito usada nesses casos.

A segunda forma são as casas-contêineres. Demandam fundações rasas e podem contar com telhado verde ou térmico.

Já a construção modular evita o uso demasiado de materiais, o que ocasionaria entulho. As estruturas habitacionais são industrializadas e depois encaixadas, já chegando prontas ao local.

Economia

A economia gerada pela obra sustentável começa no planejamento.

Escolher apenas os materiais corretos e mais sustentáveis evitam gastos supérfluos. Com a execução da obra, benefícios para a rede energética e hídrica são agregados. Esses benefícios estão em forma de economia financeira já que as instalações prezam pela energia solar e reaproveitamento de água de chuva para limpeza, por exemplo.

Sustentabilidade acessível

O melhor caminho a seguir para uma obra sustentável é contando com o acompanhamento de empresas que trabalham com sustentabilidade. Com essa assistência é possível aplicar uma política ambiental na gestão da construção. Impactos ambientais são reduzidos, prevenindo proliferação de poluição e outros transtornos.

Além desse acompanhamento, dispor das ferramentas certas é a melhor forma de economizar. Para isso, conte com a Chatuba. Somos uma loja de material de construção com o melhor catálogo!

Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre iluminação embutida, acabamento fosco, impermeabilizante para parede, torneira pingando e muito mais.

Entre em contato, visite nossas lojas e veja como podemos lhe ajudar.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM