Simplifique sua reforma: saiba a ordem certa para realizar a obra

642 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

Encarar uma reforma sempre foi um de seus maiores medos? Se a resposta é sim, acalme-se. Embora sua família faça de tudo para evitar problemas na residência, mais cedo ou mais tarde seu imóvel precisará de algum reparo. Nesta hora é importante conhecer a ordem certa para realizar a obra para não perder tempo e dinheiro. Organização é a chave para o sucesso! Neste artigo, montamos um guia para que você saiba o que seguir e como recorrer caso ocorram imprevistos. Boa leitura!

Ordem certa para realizar a obra: veja o guia completo!

Casal sabe a ordem certa para realizar a obra

Como falamos, saber a ordem certa para realizar a obra pode te ajudar a atribuir soluções para os problemas que hoje você encontra. Anote a ordem que propusemos abaixo e simplifique sua reforma!

Passo 1: planejamento financeiro

Toda reforma está sujeita a imprevistos. Em função disso, um planejamento financeiro bem detalhado deve contar com todos os momentos do projeto, desde o início dele até o final. Lembre-se que seus gastos devem ser movimentados de acordo com o que for previsto no orçamento deste primeiro momento. Limite uma quantia para emergência e outra para aplicação em materiais e mão de obra especializada. Tenha sempre estas duas frentes em mente.

Passo 2: monte um cronograma

A tecnologia pode ser uma aliada na hora de montar a ordem certa para realizar a obra. Utilize um programa de computador para montar uma planilha com as atividades semanais e diárias que você gostaria que fossem desenvolvidas durante a reforma. Você pode usar cores diferentes para ajudar na distinção de todas as ações.

Com o cronograma em mãos fica mais fácil visualizar os períodos de início, meio e fim. Ademais, contribui para a compreensão do andamento de uma atividade que deixou de ser completada na semana x, por exemplo, e precisa ser solucionada na semana y para não atrapalhar os demais processos. Esse controle é essencial para garantir que o tempo de reforma não se estenda muito além do seu planejamento e, portanto, rompa com o orçamento.

Passo 3: elimine o uso de “já que…”

Ter objetivo determinado faz parte da reforma. Em função disso, eliminar todos os demais rumos é essencial para atingir a proposta inicial.

Certamente você já deve ter ouvido alguma vez na vida alguém pronunciar: “já que estou fazendo esse reparo aqui, vou fazer também aquele outro’’. Mas será que a pessoa tinha notado os dois reparos como objetivos da reforma no planejamento? Agir por impulso ou emoção durante a obra é um erro capaz de quebrar todo esquema programado. Não tome este caminho!

Passo 4: proteja os materiais que não serão reformados

Depois do orçamento definido e cronograma programado, é chegado o momento de proteger todos os objetos que não serão alterados. Então, por exemplo, se a porta do seu quarto não vai ser retirada do local ou alterada, criar uma barreira de proteção com plástico ou outro material sobre ela é essencial para garantir que permaneça intacta.

Assim, nada que estiver em bom estado corre o risco de ser danificado durante a reforma e, consequentemente, representar gasto extra.

Passo 5: demolição

Se a sua reforma pretende alterar parede, piso, forro ou revestimento, a demolição é uma das etapas pela qual ela vai precisar passar. Todas as ações que geram entulho na hora são provenientes de demolição.

É importante ter algumas ferramentas em mãos para facilitar o processo de demolição. A marreta, por exemplo, tem extremidades formadas por aço, o que a torna capaz de ser um bom instrumento para a quebra da alvenaria. Por outro lado, lonas de proteção e luvas são capazes de preservar móveis e a integridade física de quem está trabalhando na obra, respectivamente. Esses materiais não podem faltar nesta etapa da reforma.

Passo 6: montagem de infraestrutura

O sexto passo na ordem certa para realizar a obra consiste na montagem de infraestrutura. Nela, todo o sistema hidráulico e de iluminação deverá ser remontado. Use o Cimento CP-III 50kg para fazer o emboço.

Contudo, embora esses possam ser a prioridade de sua obra, não é possível iniciar o processo a partir deste passo. Todos os anteriores devem ser seguidos até este para que o andamento esteja correto.

Profissional sabe a ordem certa para realizar a obra

Passo 7: finalização

A finalização é o último passo da ordem certa para realizar a obra. Ela admite todos os retoques e pintura final. Deve ocorrer na última semana do cronograma montado no segundo passo deste artigo.

Os ajustes finais da obra são feitos nesta etapa. Sendo assim, posicionamento de espelhos, prateleiras e vasos sanitários em banheiros deve ser feito durante a finalização. Fique atento.

Encontre tudo o que você precisa para sua reforma na Chatuba!

Gostou do artigo com o guia da ordem certa para realizar a obra? A Chatuba é uma loja de material de construção completa. Você encontra todos os materiais necessários para sua reforma conosco pelo melhor preço. Acesse nosso encarte online para conhecer os produtos que estão em oferta.

Aproveite para continuar lendo sobre temas semelhantes a este em nosso blog. Veja:

 

 

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM