Organização de espaços residenciais: você sabe o que é útil de verdade?

5834 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Durante a quarentena, você pode utilizar o tempo para praticar uma organização de espaços residenciais, sabia? Tanto na mudança na disposição de móveis, quanto no desapego daquilo que não precisa mais. A Chatuba consultou especialistas de organização pessoal e preparou este artigo exclusiva. Confira, a seguir, as principais dicas para quem deseja viver em uma ambiente organizado e funcional!

Guia de organização de espaços residenciais

mulher realizando a organização de espaços residenciais

Por que realizar?

A organização de espaços residenciais deve ser uma tarefa periódica para manter a casa sempre limpa, funcional e, como diz o nome, organizada. Entretanto, o que sempre atrapalha em sua realização é o tempo corrido dos moradores. Agora, a quarentena se mostra um momento oportuno para colocar as mãos na massa.

Benefícios?

  • Aumento do bem-estar, conforto e segurança;
  • ressignificação de objetos antigos que estavam perdidos;
  • doações de outros itens na hora do desapego;
  • renovação da energia do ambiente.

Como começar definitivamente?

como fazer a organização de espaços residenciais

Evite os erros mais comuns

Atente-se aos erros comuns na organização de espaços residenciais e evite-os:

  • papéis acumulados;
  • ambientes sobrecarregados de móveis, objetos e demais itens;
  • medo de desapegar daquilo que não utiliza mais;
  • itens perdidos em outros cômodos;
  • deixar espalhados itens que são utilizados com baixa frequência;
  • deixar as sujeiras acumularem;
  • delegar a tarefa para uma pessoa unicamente.

Cronograma

Defina um cronograma com os melhores dias e horários para realização da organização de ambientes residenciais. É preciso ter calma e dedicação para não apressar nenhuma etapa. Durante a quarentena, tente dividir ao longo de uma semana, sempre lembrando de manter o que já foi feito.

Participação

Como pode ser visto nos erros, delegar a organização de ambientes residenciais para uma pessoa apenas quando na casa vivem mais de uma, não pode! Por isso, juntamente com o cronograma, defina o que cada um na casa pode realizar. Crianças, por exemplo, podem aprender a organizar seus brinquedos e doar aqueles que não usam mais.

Categorias

Faça cômodo por cômodo. De nada adianta deixar uma parte apenas realizada e a outra a desejar. Com tempo e dedicação, é possível analisar cada item de cada ambiente e, então, definir o melhor caminho. Quartos, banheiros, cozinhas e salas na prioridade, pois são cômodos que mais recebem pessoas por mais tempo. Em seguida, vá para a varanda/quintal (que provavelmente já guarda algumas caixas daquilo que foi desapegado durante a organização de espaços residenciais).

Desapego

Aproveite o tempo dedicado à organização de espaços residenciais para desapegar daquilo que está em demasia. Não só papéis – que podem ser levados a centros de reciclagem, mas também roupas, objetos, discos e outros itens, podem ser doados! O desapego é essencial para deixar na casa somente o necessário.

Limpeza

Depois de organizar os itens corretamente, limpe os espaços. Faça uma limpeza geral utilizando sabão neutro e outros produtos de limpeza não nocivos. Tire o pó dos objetos, lave e higienize as roupas de cama, fronhas e cortinas, louça, toalhas de mão, de rosto e de corpo, entre outros.

Manutenção

Faz parte da organização de espaços residenciais a manutenção de reparos na parte elétrica, de iluminação, paredes, etc. Portanto, avalie o que precisa de uma ajudinha e realize o serviço. Tomadas, interruptores, chuveiros, lâmpadas e equipamentos de uso constante (máquina de lavar, por exemplo). Teste tudo para encontrar possíveis erros!

Encontre os produtos certos na Chatuba!

Na loja online da Chatuba você encontra alguns produtos como:

Navegue pela página e encontre o que precisa! Para dúvidas, entre em contato!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM