Ter o piso da casa limpo aumenta a sensação de bem-estar de todas as donas de casa, não é verdade? Agora, é inegável que com o passar do tempo, em razão da sujeira e dos produtos que são usados sobre os revestimentos, as superfícies dos materiais que compõem o piso passem por desgaste. Essa ação, apesar de muito comum, pode ser interrompida pela limpeza correta. Continue a leitura para entender como é possível deixar pisos e porcelanatos brilhando novamente!
O que fazer para deixar pisos e porcelanato brilhando?
Apesar de parecer difícil, deixar pisos e porcelanato brilhando é uma tarefa possível. A renovação desses itens vem a partir da limpeza correta. Neste momento, então, o ideal é que sejam observadas as características principais do produto para não haver risco de danificar a superfície.
Abaixo, separamos algumas regras básicas que podem colaborar para a manutenção desses materiais na sua casa.
Regra nº 1: não use abrasivos
A regra nº 1 escapa do que muita gente acredita como ‘’limpeza perfeita’’. Apesar de existirem inúmeros produtos de base química, não é preciso utilizá-los constantemente para garantir que o piso da sua casa fique brilhante.
Essa norma é válida para todos os tipos de piso disponíveis no mercado.
Regra nº 2: escolha a vassoura correta
Vassouras de cerdas macias criam menos atrito durante a limpeza. Por isso, varrer a casa com elas é uma boa escolha para quem deseja tirar partículas de todos os tamanhos do piso sem criar muita fricção entre o objeto e a cerâmica.
Regra nº 3: utilize pano úmido com detergente neutro
Varrer é a primeira parte do processo para reduzir a gordura dos pisos e porcelanatos. Neste caso, a regra nº 3 recomenda que seja passado um rodo com pano úmido com detergente para que todas as partículas possam ser rompidas.
Aqui, deixar pisos e porcelanatos brilhando passa a ter especificidades diferentes, mas existem produtos que atendem a elas igualmente. O limpa porcelanato da marca Bellinzoni, por exemplo, é capaz de ser usado nos dois itens conforme a necessidade diária. Além de cerâmicas, também pode ser aplicado em pedras como mármore, granito e ardósias.
Regra nº 4: limpe a parte que fica ao redor da cerâmica
Se depois de ter seguido os passos anteriores você ainda notar sujeira acumulada ao redor da cerâmica, é hora de destacar a limpeza dos rejuntes. Embora eles sejam pouco citados durante a higienização para deixar pisos e porcelanatos brilhando, podem comprometer a aparência das cerâmicas por aumentarem o risco da sujeira voltar para a superfície com facilidade.
O produto limpa rejuntes da marca Bellinzoni remove sujeiras e encardimentos. Além disso, impede a proliferação de fungos e criação de mofo nas proximidades da cerâmica.
Regra nº 5: faça a secagem correta
Por fim, fazer a secagem das cerâmicas com um pano de microfibra pode agilizar o processo. Assim, evita-se que o chão fique manchado por conta da secagem sem esse material.
Antes de fazer a secagem, inclusive, o renovador de porcelanatos é indicado para realizar a remoção de imperfeições. Os grãos finos dele fazem polimento natural, devolvendo a beleza e capacidade de brilho do material.
Encontre o que você precisa na Chatuba!
Gostou de conhecer as regras de como deixar pisos e porcelanatos brilhando? Na Chatuba você encontra tudo o que precisa para tornar sua casa mais bonita. Sua satisfação é o nosso prazer! Todos os produtos que foram dispostos neste artigo estão incluídos como acabamentos e acessórios em nosso catálogo. Disponibilizamos o melhor preço do mercado!
Aproveite para ler o conteúdo exclusivo que já preparamos para você em nosso blog:
- Como realizar a instalação de porcelanato em grandes formatos?
- Ferramentas para pisos: saiba quais não podem faltar
- Confira 4 ideias de pisos para reforma de banheiro
- Revestimento na decoração: aprenda as formas de utilizá-lo!
- Porcelanato na parede é permitido? Ouse na decoração!