Pisos vinílicos e laminados são sucesso na decoração! Especialista mostra as diferenças e vantagens entre os materiais

3075 VISUALIZAÇÕES
Construção e Reformas imagem principal blog

O piso de madeira é capaz de transformar qualquer ambiente. Versátil e atemporal, essa é uma excelente aposta para criar espaços aconchegantes, trazendo o conforto e a elegância de elementos naturais para qualquer projeto. Escolher o revestimento ideal pode ser um desafio bem grande, já que existem diferentes modelos no mercado. Os queridinhos do momento, tanto para casas, apartamentos e escritórios, são os pisos vinílicos e laminados que, definitivamente, chegaram para ficar. Nesse sentido, os dois são modernos, práticos, fáceis de limpar e de instalação rápida, podendo ser feita em um único dia. Sur-pre-en-den-te, não é mesmo?

Quer saber como escolher seu próximo piso?

Apesar de parecidos esteticamente, os pisos vinílicos e laminados possuem algumas diferenças, desde sua composição até os cuidados básicos do dia a dia. Pensando nisso, a Chatuba convidou a Eucatex – empresa com 70 anos de história, pioneira na reciclagem de madeira e entre os principais fabricantes de laminados do Brasil –, e a embaixadora e consultora de sustentabilidade da marca, a engenheira civil, PhD em Materiais de Construção e Sustentabilidade e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Izabella Valadão, que também é consultora de obras, para te guiar nessa decisão. Confira abaixo a entrevista na íntegra!

Izabella Valadão

Izabella Valadão

Quais são as principais diferenças entre os pisos vinílicos e laminados?

Izabella Valadão: “A principal diferença entre os dois está em sua composição e forma de instalação. Dessa forma, o piso vinílico Eucafloor é feito de cloreto de vinila (PVC) e suas réguas possuem uma espessura mais fina. O processo de aplicação inclui a regularização do contrapiso, com argamassa autonivelante, para que ele não mostre as ondulações do chão ou a textura do revestimento que está por baixo. Além disso, é preciso levar em consideração o tempo de secagem entre toda as etapas. Já o piso laminado é produzido com substrato de madeira e revestimento que se assemelha ao natural. Sobretudo, o material pode ser montado por encaixe ou cola em diversos tipos de superfícies desde que estejam em boas condições. Para isso, é utilizado a manta Eucasoft da Eucafloor, que corrige imperfeições de até 3mm e o ambiente pode ser utilizado no mesmo dia da instalação do piso”.

Quais são as vantagens?

Izabella Valadão: “O piso laminado reúne muitas vantagens para quem quer praticidade na instalação e no dia a dia. Afinal, não precisa de nivelamento, não gera entulho, oferece facilidade de manutenção, bem como, conforto térmico e acústico. Acima de tudo, os produtos da Eucafloor possuem a proteção Bacterban contra fungos e bactérias, nas linhas Evidence, Prime e Prime Click; e Bacterban Shield eficiente também contra vírus (inclusive covid), nas linhas Gran e New Elegance”.

Como funciona o processo de instalação?

Izabella Valadão: “As réguas podem ter paginação longitudinal, transversal ou diagonal e são instaladas por meio de um encaixe, respeitando a distância de 8mm entre o piso e a parede, para a junta de dilatação. Para realizar os recortes, é recomendado que seja feito no verso da peça, assim é possível evitar imperfeições aparentes. Em suma, é sempre indicado contratar mão de obra especializada, pois estes profissionais irão atuar com mais agilidade e qualidade na aplicação do produto, garantido melhor performance e evitando o desperdício de materiais”.

Pisos vinílicos e laminados

Reprodução Eucatex

Quais os cuidados com a manutenção do material?

Izabella Valadão: “Em ambos os casos não é aconselhado aplicação de ceras ou produtos abrasivos para limpeza. Desse modo, evite molhar o piso ou arrastar móveis e materiais que possam ocasionar riscos na superfície do seu revestimento. Para higienizar o espaço é indicado utilizar vassoura de cerdas macias, aspirador de pó ou pano umedecido em solução de água e detergente neutro”.

Por último, é verdade ou mito que o produto não é resistente a água?

Izabella Valadão: “Em síntese, esse tipo de piso é feito à base de madeira, logo, pela característica do material ele não deve ser lavado ou ficar em contato com a água durante muito tempo. Contudo, se alguém derrubar um copo d’água, por exemplo, basta secar imediatamente, que não trará patologias ao acabamento. O laminado só sofre alteração se ficar exposto à umidade constante ou submerso em água por um longo período”.

Gostou da entrevista?

Os produtos da Eucatex estão disponíveis em todas as sete lojas da rede, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do nosso Site, Televendas no número (21) 4003-4456, e ainda pelo WhatsApp (21) 97002-6609.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Guia de instalação elétrica: confira as dicas do especialista para escolher o modelo de disjuntor ideal para seu projeto

Prepare-se para a estação mais fria do ano! Confira a nossa seleção de produtos para deixar a casa bem quentinha durante o inverno

Quer ser mais sustentável sem sair de casa? Veja como evitar o desperdício e garantir a economia de água e energia

 

Créditos da imagem em destaque:

Reprodução Eucatex

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM