Guia de instalação elétrica: confira as dicas do especialista para escolher o modelo de disjuntor ideal para seu projeto

1998 VISUALIZAÇÕES
Elétrica imagem principal blog

Quando o assunto é instalação elétrica, é comum lembrarmos de situações rotineiras como acender uma lâmpada ou ligar um aparelho na tomada. Mas a verdade é que o tema é muito mais complexo do que imaginamos em um primeiro momento. Por isso, contratar um profissional capacitado é de extrema importância. Afinal, qualquer erro relacionado à eletricidade pode causar perdas patrimoniais e até mesmo graves acidentes pessoais. Ficou assustado? Calma! A Chatuba também se preocupa com a sua segurança. Para te ajudar, convidamos o especialista Douglas Barbosa, proprietário da Eletricista 24 horas, uma empresa especializada no atendimento emergencial.

Segurança em primeiro lugar:

“Primeiramente, todo cuidado é pouco quando se trata de eletricidade. Em muitas situações, é comum que a mão de obra do eletricista seja descartada e isso pode acarretar sérios problemas. Portanto, contratar um profissional capacitado é a garantia de que os produtos utilizados e a forma de realizar o serviço serão adequados para cada situação, evitando possíveis erros e acidentes. O que respalda esse trabalho são as normas e regulamentos técnicos, nesse sentido, ABNT NBR 5410 estabelece tópicos fundamentais para viabilizar o funcionamento adequado e seguro em edificações de baixa tensão”, explica.

Fique atento à lista de compras:

Em seguida, outro ponto que devemos nos atentar é em relação aos materiais que serão utilizados. “Durante uma construção ou reforma, muitas vezes, o cliente fica responsável pela compra desses produtos. Logo, é importante entender quais os modelos mais indicados e adequados para cada circunstância”, revela. Sabendo disso, conheça as dicas para escolher os disjuntores ideais para a sua instalação!

Modelos de disjuntores:

Os disjuntores são dispositivos obrigatórios em qualquer tipo de instalação elétrica. Em síntese, eles servem para proteger os equipamentos de possíveis danos causados por eventos de sobrecarga, curto-circuito, queima de aparelhos e até mesmo incêndios. Antes de mais nada, cada modelo corresponde a uma corrente nominal A – também chamado de amperes –, que pode ser dividido pela classe de sua curva. Confira:

  • Curva B: indicados para chuveiros, aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes;
  • Curva C: utilizados em circuitos de iluminação no geral, ar-condicionado, bombas, sistema de comando e controle;
  • Curva D: mais comum em sistemas industriais como, por exemplo, motores, grandes transformadores e máquinas de solda.

Além disso, os disjuntores são classificados em três tipos: unipolar (monofásico), bipolar (bifásicos) ou tripolar (trifásicos).

Disjuntor TR3KA 1P 50A Curva C Tramontina

Disjuntor DIN Bipolar RX3 3KA C 50A Pial

Disjuntor DIN Tripolar 50A 3KA C Pial

Quadros de distribuição:

Por fim, você vai precisar de um quadro de distribuição onde todos os disjuntores são instalados e conectados aos cabos responsáveis por conduzir energia para os pontos de energia.

Quadro de Distribuição Para Embutir 12/16 Disjuntores Branco/Transparente Tigre

Gostou das dicas?

Os produtos para sua instalação elétrica estão disponíveis em todas as sete lojas da rede, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do nosso Site, Televendas no número (21) 4003-4456, e ainda pelo WhatsApp (21) 97002-6609.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Cuidados com a saúde! Conheça os riscos do amianto e saiba como evitar o uso em sua obra

Dia dos Namorados: veja como repaginar o seu ninho de amor gastando pouco

A festa continua e você não pode ficar de fora! Aproveite o aniversário de 60 anos da Chatuba com ofertas e sorteios especiais

 

Créditos da imagem em destaque:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fiacao’>Fiação foto criado por pvproductions – br.freepik.com</a>

 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM