Cuidados com a saúde! Conheça os riscos do amianto e saiba como evitar o uso em sua obra

3507 VISUALIZAÇÕES
Notícias imagem principal blog

O amianto, também conhecido como asbesto, é uma matéria-prima, normalmente, utilizada na fabricação de telhas e caixas d’água. Em resumo, trata-se de uma fibra natural com larga aplicação comercial e industrial que é considerada extremamente prejudicial à saúde humana. O seu uso é banido em diversos países e, desde 2017, a extração e utilização foram proibidas no Brasil. Entretanto, a substância ainda está presente em diversas construções civis. Quer saber mais sobre os riscos do amianto? Fique conosco!

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o mineral é associado a algumas doenças como o câncer – de pulmão, laringe, no trato digestivo e até mesmo de ovário -, asbestose, mesotelioma, espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios. Ficou assustado? Calma! A Chatuba se preocupa com a sua saúde e, por isso, trouxemos algumas alternativas que são seguras para você e a sua família.

Conheça as novas soluções e tecnologias do mercado para escapar dos riscos amianto:

1.Fibrocimento:

Antes de mais nada, as telhas de fibrocimento são as principais substitutas para os modelos de amianto. Sem dúvida, essa é uma das alternativas com melhor custo-benefício do mercado. Em síntese, elas são mais leves que as demais e, por isso, há uma economia no transporte, na instalação, na mão de obra e na própria estrutura do telhado.

Telha Ondulada S/ Amianto 244x110x06mm Cinza Eternit

2.PVC:

Em seguida, a grande queridinha do momento: as telhas de PVC que trazem o designer dos tradicionais modelos de cerâmica. A cobertura de plástico com base acrílica torna o material bastante resistente, como resultado o seu telhado terá uma durabilidade entre 20 e 25 anos. Outra vantagem desse produto é a facilidade de manutenção e limpeza. Além disso, possuem uma diversidade de cores, ou seja, é possível encontrar a que melhor combina com o seu projeto. Sen-sa-cio-nal!

Telha Plan de PVC Cerâmica 330X88cm Precon

3.Ecológica:

Atualmente, o mercado oferece uma extensa gama de produtos e tecnologias inovadoras. Nesse sentido, as telhas ecológicas oferecem inúmeros benefícios em prol da sua saúde e da preservação ambiental. Os produtos da Onduline têm como matéria-prima fibras vegetais extraídas da reciclagem. Interessante, não é mesmo?

Telha Ecológica Clássica Verde 2,00×0,95m Onduline

4.Polietileno:

Por último, mas não menos importante, hoje em dia o polietileno é o principal material utilizado na indústria para a produção de caixas d’água. Em resumo, ele confere uma textura lisa o que é excelente para realizar a manutenção do seu reservatório. Os produtos da Acqualimp são fabricados em polietileno de alta densidade (PEAD) e garantem 100% de impermeabilidade.

Caixa D’Água 500 Litros Acqualimp Azul

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os riscos do amianto?

As soluções sem amianto estão disponíveis em todas as sete lojas da rede, que podem ser encontradas em Nilópolis, Dutra, Realengo, Nova Iguaçu, Santa Cruz, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. É possível comprar também por meio do nosso Site, Televendas no número (21) 4003-4456, e ainda pelo WhatsApp (21) 97002-6609.

No blog da Chatuba tem muitos outros artigos legais para grandes obras ou pequenas reformas. Estamos com você!

Para ler as últimas novidades, acesse os links:

Quer comprar mais e pagar menos? O Chatuba Mais está de cara nova e com muito mais vantagens para você

Quer saber como escolher a luz correta para a sua casa? Confira as dicas para montar um projeto de iluminação completo, lindo e eficiente

Dicionário da construção civil: conheça expressões curiosas de ferramentas ou peças e não passe aperto nas obras!

 

Créditos da imagem em destaque:

https://br.freepik.com/fotos-premium/embale-folhas-de-ardosia-de-amianto-material-de-construcao-para-telhados_19079718.htm#page=3&query=amianto&position=49&from_view=search

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM