Saiba como planejar as obras de um apartamento na planta

1016 VISUALIZAÇÕES
Faça você mesmo imagem principal blog

Planejar as obras de um apartamento na planta faz parte da vida de grande parte das pessoas que recebem as chaves do novo lar. Isso é consequência, principalmente, da padronização dos apartamentos que são vendidos na planta. Os novos moradores querem, então, dar a sua cara ao lugar em que vão viver e personalizá-lo de acordo com seus gostos. Mas, como planejar a reforma de um lugar que ainda nem está pronto?

Se você já está pagando pelo seu novo endereço, mas não sabe por onde começar a planejar as obras de um apartamento na planta para deixá-lo pronto para morar e com o seu estilo, a Chatuba Materiais de Construção te ajuda, com algumas orientações e dicas para ajudar nessa tarefa.

5 passos para planejar as obras de um apartamento na planta

Por mais que a ansiedade de quem adquire um apartamento seja grande, é preciso muita calma e cautela para planejar as obras de um apartamento na planta, principalmente porque você não tem o apartamento disponível o tempo todo. Isto é, você não pode entrar e começar tudo imediatamente, afinal, o apartamento ainda não está pronto. Mas, com acesso à planta e depois de uma boa conversa com o engenheiro responsável pela obra, é possível dar alguns passos importantes para planejar as obras de um apartamento na planta.

1. Defina as prioridades

Em primeiro lugar, é preciso saber o que deve ser reformado ou não. Como as estruturas básicas já vêm prontas, ao planejar as obras de um apartamento na planta, deve ser levado em conta o que pode ser reaproveitado. Principalmente quando se trata de grandes obras, como reorganização de paredes, pisos e bancadas, é preciso pensar com calma se vale a pena tanto trabalho e tanto dinheiro gasto. O que deve ser prioridade nas obras são as instalações elétricas e hidráulicas, que são o básico de que uma pessoa precisa para morar. No mais, veja se cabe no seu orçamento as demais mudanças estruturais, sem se esquecer de que muito dinheiro será investido em pintura, decoração e mobília.

2. Planeje o orçamento

Esse é um ponto crucial na hora de planejar as obras de um apartamento na planta. Antes de sair comprando tudo o que tiver vontade, saiba exatamente quanto você pode gastar e em que prazo. Os apartamentos na planta costumam levar cerca de 36 meses para ficarem prontos. Aproveite esse tempo ao seu favor! Economize o máximo possível e aproveite promoções. Tendo um orçamento firmado para as compras de primeira importância, as economias extras podem ser usadas para aquele tapete lindo e caro pelo qual você se encantou, ou para a geladeira que custa um pouco mais.

3. Veja o que é realmente necessário

Será mesmo necessário trocar todo o piso do apartamento? Essa parede tem mesmo que ser demolida? É muito importante saber o que realmente precisa ser feito, para que seu dinheiro não seja desperdiçado com obras desnecessárias. É claro que é preciso planejar as obras de um apartamento na planta com o máximo de antecedência possível, mas, depois de receber as chaves, faça uma última visita ao imóvel e reveja as obras programadas. Talvez, vendo tudo bem de perto e pronto, você mude de ideia e decida que aquele revestimento que você tinha odiado não é tão ruim assim, ou abrindo apenas metade da parede já será o suficiente para ampliar visualmente o espaço.

4. Guarde dinheiro para emergências

Não só para as obras em um apartamento na planta, mas para qualquer reforma, por menor que seja, é muito importante ter um dinheiro reservado para emergências. No caso dos apartamentos na planta, as construtoras oferecem um seguro de, em média, 3 anos, que vale para problemas estruturais que venham a aparecer. Mas nunca se sabe se o material vai ser insuficiente, se precisará contratar outro ajudante para o pedreiro ou se algum serviço extra deverá ser feito. Como prevenir é melhor do que remediar esteja um passo à frente e faça uma reserva financeira.

5. Só utilize materiais de qualidade e mão de obra confiável

Grande parte do sucesso na hora de planejar as obras de um apartamento na planta vem dos materiais de construção e mão de obra utilizados. É muito importante estar atento à qualidade dos materiais e confiabilidade da mão de obra. Mesmo que a sua prioridade seja economizar, essa não é a melhor maneira. Investir em produtos de qualidade e mão de obra qualificada pode acabar trazendo essa economia de outras maneiras e te poupar de dores de cabeça futuras. Pesquise bastante a respeito das marcas de materiais que serão utilizados na sua obra e contrate apenas empresas de reforma renomadas ou indicadas por alguém de confiança. Invista um pouco mais para ter a certeza de que não terá problemas durante as obras.

Se você precisa planejar as obras de um apartamento na planta, conte com a Chatuba! Nossas lojas de material de construção oferecem uma variedade de produtos dos mais diversos segmentos para a sua obra, com qualidade garantida. Visite nosso site e conheça nossas lojas!

Outros link úteis :
materiais de construção rj
loja de material de construção

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM